TravelBI
Home / Turismo Internacional / European Tourism Trends & Prospects - Q2/2023

Publicação

julho 11, 2023
Patrícia Ramos
European Travel Comission

European Tourism Trends & Prospects - Q2/2023

turismo internacional
A European Travel Comission (ETC) divulgou o relatório trimestral sobre o Turismo na Europa no 2.º trimestre de 2023, que fornece uma análise abrangente dos últimos desenvolvimentos turísticos e macroeconómicos da região. A presente edição do relatório European Tourism Trends & Prospects continua a acompanhar a recuperação do setor das viagens e turismo num cenário pós-covid-19, marcado pela inflação persistente e pelo aumento dos custos das viagens, ainda assim com uma elevada procura por parte dos consumidores.
A recuperação do turismo na Europa está a manter a sua dinâmica apesar dos ventos contrários da economia, com as chegadas de turistas internacionais a atingirem cerca de 95% dos níveis registados em 2019.
Embora a inflação e o aumento dos custos de viagem estejam a apertar a carteira dos consumidores, as despesas de viagem continuam a ter prioridade em relação a outros gastos. Os últimos dados disponíveis mostram que um quarto dos destinos europeus inquiridos ultrapassou os níveis pré-pandémicos de chegadas de estrangeiros. Os destinos que oferecem uma melhor relação qualidade/preço são por isso os que registam melhor desempenho e lideram a recuperação: Sérvia (+27%), Bulgária (+21%), Montenegro (+12%) e Turquia (+9%).
Os EUA são, neste momento, o mercado de origem de voos de longo curso mais forte para a Europa, sobretudo os destinos do sul do Mediterrâneo como Portugal (+79%), Turquia (+78%) e Montenegro (+43%).
Já o tráfego aéreo europeu reflete positivamente o impacto do início da época alta, com os volumes a aproximarem-se dos níveis pré-pandémicos em meados de junho. Destinos como Portugal, Croácia e Sérvia continuam a registar valores superiores a igual período de 2019.
Voos europeus | 2.º trimestre 2023

   - Os voos programados estão a regressar aos máximos de 2019, com uma capacidade de lugares prevista de 96% dos níveis pré-pandémicos deste verão;
   - Destinos turísticos tradicionais como Portugal, França, Itália e Espanha têm procura robusta nesta época alta, segundo dados das reservas;
   - Tanto as viagens transatlânticas, como o regresso das viagens da região Ásia-Pacífico, nomeadamente da China, são uma lufada de ar fresco para o mercado das viagens de longo curso;
   - A escassez de pessoal pode ainda afetar a procura, embora as companhias aéreas tenham tido mais tempo para se adaptarem aos picos de procura, que representaram sérios desafios no último verão.

Relatório completo: European Tourism Trends & Prospects - Q2/2023