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Publicação

abril 29, 2022
Pedro Pereira
World Travel & Tourism Council

Destination 2030 – Global Cities’ Readiness for Sustainable Tourism Growth

turismo internacional

Nos últimos seis meses, o World Travel and Tourism Council (WTTC) em parceria com a JLL, trabalharam em conjunto para atualizar e aperfeiçoar o seu próprio índice de prontidão para o turismo que se destina a abordar os novos problemas globais de competitividade e sustentabilidade para cidades turísticas. O relatório inclui novas considerações e recomendações para cidades que procuram sustentar e expandir a indústria de viagens e turismo num período pós-pandemia.

Entre 2010 e 2019, o setor de viagens e turismo cresceu em todos os anos e de forma mais rápida que a economia global, gerando riqueza para as comunidades e destinos locais, a um ritmo mais rápido do que muitos outros setores. Como um dos maiores setores económicos do mundo, representou 10,3% do PIB global e 1 em cada 10 empregos no planeta em 2019 e das 1,5 mil milhões de chegadas de turistas internacionais registadas em 2019, 44% tiveram como destino as cidades. À medida que o processo mundial de urbanização continuar, com 55% da população mundial atualmente a viver em cidades, espera-se que as cidades continuem a ser lugares atraentes para viver, fazer negócios e descobrir como destinos. Embora a Covid-19 tenha sido devastadora para o setor, com perdas no PIB de US$ 4,9 biliões e quase 62 milhões de empregos perdidos em 2020, o desejo das pessoas de viajar e descobrir o mundo permaneceu inabalável. Na verdade, os viajantes procuram cada vez mais destinos secundários e terciários, mostrando a importância contínua de dar prioridade à prontidão do destino.

O Índice analisou 63 cidades em todo o mundo em oito pilares diferentes, incluindo escala, concentração, segurança e proteção, prontidão ambiental, lazer, negócios, prontidão urbana e priorização de políticas, de forma a determinar os principais fatores para a prontidão do turismo. Dos resultados indexados emergiram cinco tipologias de cidades:

  • Dawning Developers;
  • Emerging Performers;
  • Balance Dynamics;
  • Mature Performers;
  • Managing Momentum.

O extenso número de indicadores evidencia a complexidade de alcançar a prontidão para o turismo, exigindo que as cidades abordem proativamente todos os pontos analisados. Com efeito, marketing e posicionamento são apenas um aspeto a considerar, com as cidades tendo que definir e implementar políticas e estratégias que abordem questões desde os fluxos de visitantes e segurança dos mesmos até à diversificação de segmentos e ofertas, para gerir com sucesso e crescer de forma sustentável enquanto destinos turísticos.

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