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O estabelecimento de afinidade cultural baseada na visualização de filmes e séries

A OMT e a Netflix estabeleceram uma parceria que resultou na publicação de um relatório que analisa o papel dos filmes e das séries como elementos fortemente motivadores do turismo e da afinidade cultural. O Relatório “Cultural Affinity and Screen Tourism – The Case of Internet Entertainment Services” explora a crescente afeição que espetadores desenvolvem por um determinado país ou cultura exibida nos écrans.

Pedro Pereira
Organização Mundial do Turismo
05 abril 2022

Como implementar políticas que tornem os destinos atrativos para os produtores de conteúdos audiovisuais.

A OMT e a Netflix estabeleceram uma parceria que resultou na publicação de um relatório que analisa o papel dos filmes e das séries como elementos fortemente motivadores do turismo e da afinidade cultural. O Relatório “Cultural Affinity and Screen Tourism – The Case of Internet Entertainment Services” explora a crescente afeição que espetadores desenvolvem por um determinado país ou cultura exibida nos écrans.

O objetivo final do relatório é o de apoiar os formuladores de políticas e as principais partes interessadas no setor do turismo a implementar políticas que tornem os seus destinos atrativos para os produtores audiovisuais. Paralelamente, pretende contribuir para a construção de estratégias direcionadas para a promoção do turismo e do conhecimento da cultura local, investindo na qualificação e formação, para desenvolver os sectores cinematográficos e criativos locais, procurando garantir um elevado nível de talento, infraestruturação e capacidade produtiva.

A este propósito, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou: “Tanto o turismo como o setor audiovisual celebram e promovem a cultura, apoiam empregos e oferecem oportunidades em diversos locais. O trabalho conjunto da OMT e da Netflix ajudará os destinos a perceber os benefícios potenciais da presença do turismo nos écrans”. Já, Dean Garfield, vice-presidente de políticas públicas da Netflix afirmou: “Conforme destacado neste estudo, fomos capazes de demonstrar de forma conclusiva o que instintivamente já acreditávamos, que juntamente com o desejo de viajar e visitar destinos, a exposição ao conteúdo visualizado também leva a um maior interesse pelo património, cultura, idioma e desenvolvimento de relações interpessoais. Isso realmente demonstra que as indústrias criativas, o intercâmbio cultural, a narração de histórias e o turismo estão todos interligados e podem transformar a forma como as comunidades se percebem e se interligam”.