Home / Tendências / Accor: Tendências de Viagens para 2026

Accor: Tendências de Viagens para 2026

O social wellness, a sincronização com a Terra e até a nostalgia dos "portais para o passado", são algumas das tendências que vão moldar o turismo este ano.

Pedro Pereira
ACCOR, Globetrender
22 janeiro 2026

Este relatório, intitulado Experiential Travel Trends 2026, elaborado pela ALL Accor em parceria com a Globetrender, apresenta uma visão detalhada do futuro das viagens, focada na "Economia da Experiência" e no impacto emocional que estas geram nos viajantes. Com base num inquérito global realizado em 2025, o relatório identifica que 97% dos viajantes referem que viajar ajuda a recarregar emocionalmente. De seguida, apresenta-se um resumo estruturado com as 8 tendências fundamentais que definirão o panorama turístico em 2026:

1. The Endorphin Economy (economia das endorfinas)
Vibe: Awe (deslumbramento/temor reverencial).
Conceito: Foca-se em experiências que ativam a química cerebral do bem-estar, impulsionadas pela energia partilhada e pelos picos emocionais de estar numa multidão. Os principais tipos de eventos que motivarão a realização de viagens são: concertos, eventos desportivos e festivais de música.
Aplicação: As marcas de hospitalidade estão a transformar hotéis em plataformas de "euforia orquestrada", oferecendo acesso privilegiado a lounges VIP e quartos temáticos, como as "Legendary Rooms" inspiradas em lendas do futebol.

2. Hyper Playgrounds (megaparques de diversões)
Vibe: Joy (alegria).
Conceito: Espaços imersivos multissensoriais como galerias de arte digital, jantares teatrais e hotéis com designs vibrantes, que permitem a quem desfruta a fuga da rotina estruturada. São exemplos: Hotéis com design arrojado e não convencionais, restaurantes conceptuais com elementos performativos, museus interativos ou centros de ciências, teatro experimental ou ambientes de storytelling, ou exposições de arte digital imersiva.
Aplicação: Experiências como a exposição "Van Gogh: The Immersive Experience" e workshops de pintura neon exemplificam esta tendência de transformar a arte e a cultura num momento de lazer participativo.

3. Portable Lifestyles (estilos de vida transportáveis)
Vibe: Freedom (liberdade).
Conceito: Em 2026, viajar não significa deixar a vida para trás, mas sim levá-la consigo. Com o aumento do trabalho remoto, os viajantes procuram manter as suas rotinas, dietas e até viajar com os seus animais de estimação sem complicações. São exemplos: disponibilização de dietas e horários de refeições compatíveis com práticas habituais, rotina e duração do sono, atividade física, ingestão de vitaminas e suplementos, rituais de beleza e cuidados pessoais.
Aplicação: Espaços de coworking flexíveis integrados em hotéis e a aceitação generalizada de cães com serviços personalizados (como menus de "room service" canino) respondem a esta necessidade de autonomia e familiaridade.

4. Social Wellness (bem-estar social)
Vibe: Connection (conectividade).
Conceito: O bem-estar deixa de ser uma busca solitária para se tornar uma experiência coletiva. Os viajantes trocam retiros silenciosos por rituais partilhados, como saunas em grupo, meditações ao nascer do sol e acampamentos de verão para adultos. São exemplos: Corrida em grupo, frequência de SPA’s, Aulas de yoga, saunas ou salas de banho, meditação.
Aplicação: Destinos como SPA´s e as sessões de caminhada nórdica em grupo promovem a cura através da interação e do sentido de pertença.

5. Memory Lanes (caminhos da memória)
Vibe: nostalgia.
Conceito: Um desejo coletivo por tempos mais simples e menos digitais. Os viajantes procuram "portais para o passado" através de arquitetura histórica, hotéis clássicos e experiências que recordam épocas pré-digitais. São exemplos: colecionar memórias físicas, como postais, recibos e mapas, utilização de câmaras analógicas ou descartáveis, escrever (escrita/diário), gravações áudio (sons/notas de voz), desenho/pintura.
Aplicação: O uso de câmaras descartáveis, a escrita de diários e a estadia em hotéis emblemáticos são formas de os viajantes se desconectarem do digital e se reconectarem com o real.

6. Earth Syncing (sincronização com a Terra)
Vibe: Serenity (serenidade).
Conceito: À medida que o clima se torna mais imprevisível, os viajantes sentem necessidade de abrandar e alinhar-se com os ritmos naturais do planeta (estações do ano, ciclos solares, marés) para restaurar o equilíbrio. São exemplos: visita a destinos onde possam testemunhar com segurança eventos naturais sazonais, maior urgência em visitar locais conhecidos por fenómenos sazonais antes que sejam interrompidos ou desapareçam, procura por comida sazonal ou local, vontade de estar rodeado por diferentes formas de vida (plantas, animais, ciclos naturais).
Aplicação: O "turismo sazonal" ganha força, com pessoas a marcarem viagens especificamente para ver auroras boreais ou a floração das cerejeiras, ou procurando experiências como a observação de estrelas.

7. Unfiltered Journeys (jornadas sem filtros)
Vibe: Surprise (surpresa).
Conceito: Rebelião contra as viagens excessivamente planeadas e os algoritmos das redes sociais. Valoriza-se a espontaneidade, o acaso e as descobertas feitas pessoalmente, fora do roteiro digital. São exemplos: evitar intencionalmente destinos ou atividades demasiado procuradas ou demasiado recomendadas, pedir recomendações aos locais já no destino. Esta tendência foca-se no prazer do inesperado e no deleite de encontros fortuitos durante a viagem.

8. Points Maxxing (maximização de pontos)
Vibe: Prestige (prestígio).
Conceito: Os programas de fidelização evoluiram de meros sistemas de descontos para "passaportes de prestígio". Os viajantes utilizam os seus pontos para aceder a momentos extraordinários e exclusivos que o dinheiro não pode comprar diretamente. São exemplos: valorização de acesso exclusivo a experiências únicas e inesquecíveis, uma parte dos viajantes procura maximizar a acumulação de pontos trocando-as por recompensas premium ou aspiracionais.
Aplicação: A recompensa máxima é o sentimento de realização e o acesso a círculos restritos através de experiências de luxo altamente personalizadas e exclusivas.