TravelBI
Home / Sustentabilidade / Observatório de Turismo Sustentável de Lisboa: o desenvolvimento do turismo é feito de colaboração

Publicação

outubro 29, 2024
Manuela Carvalho
Turismo de Portugal

Observatório de Turismo Sustentável de Lisboa: o desenvolvimento do turismo é feito de colaboração

observatórios de sustentabilidade Destination Watch observatórios regionais

O Observatório Regional para o Turismo Sustentável de Lisboa atua como impulsionador do desenvolvimento turístico na região NUTII Lisboa, reunindo num Working Group o trade regional e todas as entidades e organizações relevantes. Os objetivos e planos de ação do Observatório estão diretamente alinhados com as necessidades da indústria turística e hoteleira de Lisboa, promovendo um crescimento que equilibre o desenvolvimento económico com a salvaguarda do tecido social e cultural da região.

Em dezembro de 2023, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a Associação Turismo de Lisboa e o Turismo de Portugal formalizaram um importante compromisso para o reconhecimento do Observatório Regional de Turismo Sustentável de Lisboa, junto da UN Tourism (International Network of Sustainable Tourism Observatories – INSTO), reforçando o compromisso de Lisboa com o reforço do turismo sustentável e responsável.

No âmbito nacional, o Observatório Regional de Lisboa é membro da rede Destination Watch, que reúne todos os observatórios regionais dedicados ao turismo sustentável, fortalecendo a colaboração e partilha de boas práticas para o desenvolvimento do setor de forma equilibrada e ambientalmente consciente e que foi criada a 2 de julho de 2024.

Inquérito aos residentes: como o turismo revela a beleza escondida da capital

Recentemente, o Observatório de Turismo de Lisboa publicou o resultado de um inquérito aos lisboetas sobre a sua perceção relativamente ao turismo. Os entrevistados atribuem um grau de importância elevado ao turismo em Lisboa. Na generalidade, consideram inegável o contributo positivo que tem para a cidade e existe a perceção de que direta ou indiretamente, todos acabam por beneficiar. É considerado um dos principais motores da economia da cidade e como tal, é globalmente valorizado, sendo importante uma boa gestão e adaptação da cidade, para que este não se torne contraproducente.

O inquérito revela que, em certa medida, o turismo devolveu a autoestima aos lisboetas. A maioria dos inquiridos (83%) concorda que o turismo contribui para a afirmação de Lisboa na Europa e no mundo; e, nos últimos anos, o crescente interesse dos turistas por Lisboa tem despertado nos próprios lisboetas uma nova apreciação pela sua cidade. O fluxo internacional de visitantes parece ter revelado aos moradores o valor e a beleza que sempre estiveram ao seu redor, mas que muitas vezes passavam despercebidos. Lugares históricos outrora “abandonados” pelos habitantes locais, como o Rossio, o Terreiro do Paço, Alfama, Cais do Sodré e a Ribeira das Naus, transformaram-se em símbolos de orgulho nacional e verdadeiros ícones turísticos, diz-nos o relatório.

Curiosamente, essa redescoberta da cidade pelos lisboetas veio acompanhada de uma mudança na perceção da forma como Portugal e a sua capital são vistos no cenário global. Hoje, Portugal e Lisboa conquistaram uma posição de destaque no turismo mundial, sendo reconhecidos como destinos de excelência.

Através da monitorização contínua de dados e indicadores, numa lógica de partilha de boas práticas, o observatório aporta valiosos contributos para avaliar o impacto do turismo na região, identificar desafios e oportunidades, e implementar estratégias que garantam um crescimento equilibrado, tanto para os visitantes quanto para os residentes. Este acompanhamento rigoroso fortalece a capacidade de Lisboa em adotar políticas inovadoras, para que o turismo contribua positivamente para a economia local sem comprometer os seus recursos naturais e culturais.