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Guia de Boas Práticas para uma Restauração Circular e Sustentável

​​O Turismo de Portugal acaba de lançar um conjunto de guias de boas práticas, dirigidos às empresas do setor, desenvolvidos no âmbito do projeto "Turismo Sustentável: um melhor futuro para [com] todos", integrado no Plano Turismo + Sustentável 20-23.

Pedro Pereira
Turismo de Portugal
15 março 2022

Este guia “Boas Práticas para uma restauração circular e sustentável” tem como objetivo ser uma ferramenta útil para os empresários do setor da restauração e similares, potenciando uma mudança de atitudes e a adoção de práticas sustentáveis, e demonstrando através de exemplos práticos, como é possível tornar o negócio mais sustentável, com maior benefício económico e ambiental.  Para se alcançar tal objetivo, foram reunidos neste documento um conjunto de boas práticas e exemplos que visam alertar os estabelecimentos de restauração e similares para o compromisso urgente de preservação do planeta e dos seus recursos.

O Guia foi organizado em 8 capítulos, que disponibilizam os princípios orientadores de um negócio mais circular e mais sustentável, bem como um conjunto de boas práticas e casos inspiradores, que são apenas alguns exemplos entre muitos que o setor da restauração e similares tem vindo a implementar.

A adoção de estratégias e práticas conducentes à sustentabilidade económica, social e ambiental é um passo seguro para reforçar a competitividade do negócio das empresas turísticas e contribuir, de forma decisiva, para tornar Portugal um destino cada vez mais sustentável, capaz de  assegurar  às  gerações  seguintes  o  usufruto dos ativos que hoje nos distinguem.

Estrutura do guia:

- Alimentação e bebidas;
- Energia;
- Água;
- Embalagens;
- Gestão de infraestruturas;
- Consumíveis;
- Transporte e fornecedores;
- Gestão de resíduos.

Para cada um destes capítulos foram elencados conjuntos de boas práticas circulares, bem como exemplos inspiradores.

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