A Estratégia Turismo 2027 define que o destino Portugal se deve posicionar como um dos mais competitivos e sustentáveis do Mundo. Neste quadro, a sustentabilidade dos destinos turísticos é uma prioridade absoluta da política de turismo em Portugal.
A criação de observatórios de sustentabilidade nas diversas regiões, que permitam um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos é um dos objetivos estratégicos do Turismo de Portugal, pretendendo contribuir para afirmar Portugal como líder internacional em matéria de sustentabilidade.
Neste sentido e dando prossecução aos objetivos definidos, em janeiro de 2018, foi reconhecido dentro da rede da UN Tourism, International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO), o Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO). Em janeiro de 2020, por ocasião da FITUR, foram reconhecidos mais dois observatórios: o Observatório de Turismo Sustentável dos Açores (OTSA) e o Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO). Já o Observatório de Turismo Sustentável do Centro (OTSCP) tornou-se membro da rede internacional em novembro de 2023.
Com a adesão e reconhecimento destes observatórios na rede de Observatórios da OMT, Portugal contabiliza quatro observatórios na rede, que já integra projetos de Espanha, Croácia, Grécia e Itália a nível europeu.
Em julho de 2024, o Turismo de Portugal criou uma rede com os sete observatórios regionais de sustentabilidade, a Destination Watch, que reforça a colaboração das regiões na monitorização da sustentabilidade e no desenvolvimento de boas práticas de gestão no setor do turismo.
Mais informação em UNTourism