Observatórios Regionais de Sustentabilidade

A Estratégia Turismo 2027 define que o destino Portugal se deve posicionar como um dos mais competitivos e sustentáveis do Mundo. Neste quadro, a sustentabilidade dos destinos turísticos é uma prioridade absoluta da política de turismo em Portugal.

A criação de observatórios de sustentabilidade nas diversas regiões, que permitam um conhecimento aprofundado dos impactos da atividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos é um dos objetivos estratégicos do Turismo de Portugal, pretendendo contribuir para afirmar Portugal como líder internacional em matéria de sustentabilidade.

Neste sentido e dando prossecução aos objetivos definidos, em janeiro de 2018, foi reconhecido dentro da rede internacional da OMT (INSTO), o Observatório do Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO) e em janeiro de 2020, por ocasião da FITUR, foram reconhecidos mais dois observatórios, o Observatório de Turismo dos Açores e o Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO).

Com a adesão e reconhecimento destes observatórios na rede de Observatórios da OMT, Portugal contabiliza três observatórios na rede, que já integra projetos de Espanha, Croácia, Grécia e Itália a nível europeu.

Desde 2004, mais de 40 observatórios aderiram à rede internacional de observatórios da OMT (INSTO), em países como Portugal, Espanha, Itália, EUA, Grécia, Croácia, Brasil, China, México, Indonésia, Panamá, Guatemala, Argentina, Austrália e Canadá.

Mais informação em UNWTO.org

Observatórios em Portugal
Observatório do Turismo dos Açores (OTA)

O OTA tem como missão promover a análise, divulgação e o acompanhamento da evolução da atividade turística, de forma independente e responsável, garantindo a idoneidade da sua produção técnico-científica, de modo a contribuir para o desenvolvimento de um turismo sustentável na Região Autónoma dos Açores e integrado nas estratégias globais de desenvolvimento regional. O Observatório do Turismo dos Açores é uma associação privada, sem fins lucrativos, cujos sócios fundadores são a Região Autónoma dos Açores, a Associação de Turismo dos Açores e a Universidade dos Açores. Funciona sob a tutela da Secretaria do Ambiente, Energia e Turismo do Governo Regional dos Açores.

Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO)

O Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo está sediado na Universidade de Évora, e visa monitorizar a evolução do desenvolvimento sustentável do turismo no Alentejo, assumindo a produção de informação como capital fundamental para a capacitação dos agentes turísticos do destino e para o desenvolvimento do sistema de Investigação & Desenvolvimento da região onde se insere.

Observatório de Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO)

O Observatório de Turismo Sustentável do Algarve tem como missão a melhoria dos processos orientados para a adoção de práticas sustentáveis, no quadro da atividade turística algarvia, nomeadamente, os processos de tomada de decisão conducentes à criação de um destino turístico mais saudável, mais verde, mais resiliente e regenerado, oferecendo uma melhor qualidade de vida, melhores meios de mobilidade, mais segurança e até melhores parâmetros ambientais.

Observatório de Turismo Sustentável do Centro (OTSCP)

O Observatório de Turismo Sustentável do Centro tem como missão monitorizar a atividade turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor, e cumpre uma importante função no apoio às tomadas de decisão de todos os empresários e decisores públicos do Centro de Portugal. Este observatório concretiza um dos objetivos definidos no Plano de Ação Turismo 2020 para a região Centro, que se consubstancia no desenvolvimento de um Observatório do Turismo, orientado pelas diretrizes do European Tourism Indicator System for Sustainable Destinations.

Observatório de Turismo Sustentável da Região Norte

O Observatório de Turismo Sustentável da Região do Porto e Norte de Portugal tem por missão monitorizar a oferta e a procura deste destino e desenvolvê-lo enquanto Destino de Turismo Sustentável, potenciando o papel que o Turismo pode ter no desenvolvimento deste território e na diminuição das assimetrias regionais.

Data da constituição 25/5/2022
Observatório de Turismo Sustentável da Região de Lisboa

O Observatório de Turismo Sustentável de Lisboa tem por missão monitorizar a oferta e a procura da região de forma sustentada e potenciar o papel que o Turismo pode ter no desenvolvimento deste território definido no seu plano estratégico. 

Observatório de Turismo na Região Autónoma da Madeira

O  Observatório de Turismo na Região Autónoma da Madeira tem por competência a dinamização do Local Working Group que irá envolver o trade regional, as administrações públicas e todas as entidades e organizações relevantes para o desenvolvimento do Turismo na Região. Além disso, irá assegurar que os princípios, objetivos e planos de ação do Observatório de Turismo da Universidade da Madeira estão ligados às necessidades da indústria turística e hoteleira da Região.