SUÍÇA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Em 2024, a Suíça tinha 8,92 milhões de habitantes e estima-se que, em 2029, totalize 9,14 milhões.
Em 2024, a Suíça foi a 20.ª maior economia a nível mundial, segundo dados da GlobalData Macroeconomic.
Ano 2024:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
Em 2024, a Suíça ocupou o 13.º lugar no ranking dos mercados emissores concentrando uma quota de 1,7%. Nesse ano, as saídas de turistas suíços para o estrangeiro apresentam um nível superior ao registado em 2019 antes da pandemia (+12,1%). Cerca de 92,9% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu. Por sua vez, 45,9% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas suíços foram por via aérea, 53,2% reportaram a viagens por via terrestre e 0,9% através de viagens marítimas, em 2024.
A permanência média global no estrangeiro foi de 8,6 dias.
Os turistas suíços que viajam em casais, família, individualmente e em grupo, concentraram uma quota de 30,5%, 24,9%, 23,5% e 21,1% respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35-49 anos é a mais representativa (quota 19,9%) seguida da faixa dos 50 aos 64 anos (19,7%) e da dos 25-34 anos (18,9%). A motivação Lazer nesse ano concentrou 86,1% do total das viagens dos residentes da Bélgica ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 8,0%, outros motivos os restantes 5,9%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes suíços ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 32,4%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 33,1% e a época média com 34,6%.
Portugal posiciona-se no 3.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado da Suíça, (Taxa de crescimento +3,5%; quota de 7,1%; 829 642 turistas no período de 19 de fevereiro de 2024 a 16 de fevereiro de 2025. Porto posiciona-se no 3.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento -1,0%; quota de 3,6%; 417 292 turistas), Lisboa no 5.º lugar (Taxa de crescimento +8,9%; quota de 2,4%; 275 075 turistas), Faro no 41.º lugar (Taxa de crescimento -2,7%; quota de 0,6%; 74 455 turistas), Funchal no 60.º lugar (Taxa de crescimento +31,1%; quota de 0,4%; 48 704 turistas) e Ponta Delgada no 169.º lugar (Taxa de crescimento +8,3%; quota de 0,1%; 11 282 turistas).
As companhias aéreas que transportaram turistas suíços para Portugal foram: EasyJet (quota 54,1% do total dos voos), Swiss (quota 23,9%), TAP Air Portugal (quota 15,9%) e outros (6,1%).
As principais cidades da Suíça com origem do voo para Portugal foram Genebra (quota de 44,5% do total dos voos), Zurique (38,3%), Basileia (17,1%) e outras (0,1%). Quota na motivação de viagem de Lazer do turista suíço em Portugal (99,0%) e em Negócios (1,0%).
O Turista suíço registou uma permanência média de 10,2 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (23,2%), 4-7 noites (39,7%), 2 semanas (21,7%), 3 semanas (6,9%) e mais de 4 semanas (8,5%).
Dimensão do grupo de turistas suíços em Portugal: 3,4 visitantes em média | 1 pessoa (25,7%); 2 pessoas (37,5%); 3-5 pessoas (29,7%); 6-9 pessoas (3,1%) e +10 pessoas (4,0%). Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista suíço na sua viagem para Portugal (56 dias) | <15 dias (34,2%); 15-30 dias (19,0%); 31-60 dias (25,7%); 61-90 dias (13,1%) e +91 dias (8,0%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (82,8%). Indireto (17,8%)
Tipo de agências de viagens Corporate TA (5,3%); Retail TA (40,8%), Online TA (53,9%).
Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Suíça registaram um crescimento de 17,8% face ao ano anterior após um aumento de 19,0% e de 60,4% em 2022 e 2023 e registam um nível superior ao observado em 2019 (+35,6%). Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (26,2%), seguido dos gastos com a Intermediação Agências de viagens e operadores (16,5%), Transporte (15,7%), Restauração (15,4%), Outros setores (12,7%) e Retalho (7,4%). O gasto médio diário no exterior foi de 217,03USD. O mercado suíço ocupou a 19.º posição mundial e a 9.º no contexto europeu com uma quota de 1,5%.
Dimensão do mercado em Portugal
A Suíça posiciona-se em 2024 como o 12.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota: 2,0%) e o 13.º no indicador de dormidas (1,9%).
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Destaca-se como o 9º. mercado em termos de receitas turísticas com uma quota de 3,3%. Este foi o panorama verificado no final do ano de 2024:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI referem que a economia da Suíça registou um crescimento de 0,7% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia e no Médio Oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios.
Para 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento idêntico na ordem de 1,3%. De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas suíços ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 3,7%, para chegar a um total de 31,3 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 7,7% para o mesmo período.
Segundo as projeções de dados da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2024, foi o seguinte o número de lugares aéreos disponíveis da Suíça para os principais destinos europeus da Bacia do mediterrâneo: Espanha: 2,4 milhões de lugares (+6,3%), Itália:1,5 milhões (+6,3%), Grécia: 1,1 milhões (+10,4%), Portugal: 1,0 milhões (+1,3%), Turquia: 750 mil (+12,29%) e Croácia: 260 mil (+8,3%).
De acordo com as pesquisas de voos da Google Destination Insights reportadas a abril a setembro de 2024 em termos do número de pesquisas a Espanha concentra uma quota de 10,4%%, Alemanha (8,8%), Itália (8,2%), França (8,0%) e Turquia (3,6%), são os países europeus com maior número de procura.
Em 2024, nos fluxos de outbound da Suíça para os seus principais destinos, o TOP 10 dos destinos dos turistas suíços quando viajam para o estrangeiro: França (quota: 33,4%), Itália (12,8%), Alemanha (12,7%), Espanha (7,4%), Áustria (5,7%), Reino Unido (3,5%), Grécia (2,1%), EUA (1,9%), Turquia (1,5%) e Portugal (1,4%), de acordo com os dados da Globaldata.
Notícias de mercado
Swiss com queda significativa nos lucros
A Swiss aumentou ligeiramente as suas receitas em cerca de 2% para um total de1,2 mil milhões de francos suíços no tradicionalmente fraco 1º.trimestre de 2025. O número de passageiros manteve-se estável, cerca de 3,7 milhões de passageiros voaram com a companhia aérea entre janeiro e março, exatamente o mesmo número que no mesmo período do ano passado. Em contrapartida, o lucro operacional diminuiu significativamente, em vez de 31 milhões de francos suíços no primeiro trimestre de 2024, a Swiss gerou um lucro de apenas 3 milhões de francos suíços. A companhia aérea atribui o declínio, em primeiro lugar, ao calendário tardio das férias da Páscoa, que caíram em abril deste ano. Por outro lado, o aumento dos custos, nomeadamente das despesas de pessoal, pesou no resultado. No entanto, espera-se uma melhoria significativa dos resultados para o 2.º trimestre, não obstante o aumento da incerteza devido à situação política nos EUA.
Como viajam os suíços
A Booking.com realizou um inquérito para investigar o comportamento de viagem dos suíços : Mais de metade dos inquiridos viajou entre 10 e 24 dias em 2024. As viagens a solo estão a tornar-se cada vez mais populares, especialmente entre as gerações mais jovens, como a Geração Z. As razões para viajar a solo prendem-se com o facto de as pessoas quererem ser independentes ou precisarem de tempo para si próprias. Em termos de destinos, as férias na praia e as viagens de férias na cidade são muito populares. A maioria viaja para descobrir novos lugares, enquanto as gerações mais velhas querem relaxar ou desfrutar da natureza. A segurança, o bom tempo, a gastronomia local e a relação qualidade/preço são fatores importantes na escolha de um destino de férias. Muitos suíços estão preocupados com doenças ou mau tempo durante as férias. Em geral, os suíços gostam de viajar, seja para perto ou para longe, acompanhados ou sozinhos.
Estes são os destinos preferidos dos suíços para viajar na Páscoa
O especialista suíço em casas de férias E-Domizil analisou o comportamento de viagem para a data de chegada de 12 de abril a 17 de maio de 2025, com base em mais de 330.000 pesquisas entre 1 de dezembro de 2024 e 13 de março de 2025, e identificou os 7 principais destinos para as férias da Páscoa e da primavera (com duração média de estadia e período de antecedência de reserva): 1º Ticino (6,6 dias, 75,6 dias) 2º Maiorca (8,9 dias, 91 dias) 3º Sardenha (12 dias, 91,6 dias) 4º Toscana (10,6 dias, 86,8 dias) 5º Sul de França (8,7 dias, 80,2 dias) 6º Lago de Garda (6,4 dias, 75,2 dias) 7º Sicília (7,5 dias, 86,6 dias)