SUÉCIA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Em 2023, a Suécia tinha 10,58 milhões de habitantes (2,3% em relação à população da União Europeia) e estima-se que, em 2028, a população baixe para 10,52 milhões.
A Suécia foi a 24.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2023:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
Em 2019, a Suécia foi o 20.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 18,0 milhões de viagens (var.19/18: -4,5%), 1,2% da quota mundial. Em 2020, registou-se uma quebra de 76,5% em resultado da pandemia, e inverte-se esta tendência no ano seguinte, com um acréscimo de 36,5%, consolidado em 2022 onde se registou um crescimento expressivo (+164,8%) face ao ano anterior.
Em 2023, as saídas de turistas suecos para o estrangeiro registaram um aumento ligeiro (+3,0%) correspondendo a 15,7 milhões de viagens, mas ainda assim apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-12,7%).
TOP10 destinos | 2023 (Globaldata): Dinamarca (quota: 13,5%), Espanha (8,1%), Alemanha (5,2%), França (4,6%), Reino Unido (4,6%), Noruega (3,8%), Itália (29%), Turquia (2,3%), Grécia (2,3%) e EUA (1,8%). Ainda segundo dados da Globaldata, Portugal ocupa o 16.º lugar (quota: 1,0%).
Em 2023, a Suécia foi o 19.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 1,2% do total da procura turística mundial. Cerca de 87,8% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu; 64,3% das viagens ao exterior foram por via aérea, 30,1% reportaram a viagens terrestres e 5,6% por via marítima.
A permanência média no estrangeiro foi de 7,2 dias. Destaque para os turistas suecos que viajam em casais (36,8%) e em família (28,4%), e para as faixas etárias dos 35 aos 49 anos (quota: 30,7%) e dos 50 aos 64 anos (30,6%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 73,1% do total das viagens dos residentes suecos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives). Os negócios concentram uma quota de 19,1%.
Portugal posiciona-se no 13.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado sueco (Taxa de crescimento +1,3%; quota de 2,1%; 97 1017 turistas), no período de 6 de novembro de 2023 a 3 de novembro de 2024.
Lisboa posiciona-se no 25.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +9,7%; quota de 0,9%; 43 958 turistas), Faro no 47º lugar (Taxa de crescimento -6,9%; quota 0,6%; 28 248 turistas); Porto no 59.º lugar (Taxa de crescimento +52,6%; quota de 0,4%; 18 208 turistas) Funchal no 135.º lugar (Taxa de crescimento -53,8%; quota de 0,1%; 5 850 turistas, e Ponta Delgada no 371.º lugar (Taxa de crescimento -18,4%; quota de 0,03%; 589 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas suecos para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 28,4%), Sas (21,5%), Norwegian Air International (9,9%), Lufthansa (9,2%), Ryanair (9,0%), Klm Royal Dutch Airlines (8,8%), Brussels Airlines (3,8%), Swiss (2,5%), Transavia (1,9%), Air France (1,5%) e outras (3,5%).
A principal cidade sueca de origem do voo para Portugal foi Stockholm (quota de 75,3%), seguido de Gothenburg (21,2%) e outros (3,5%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista sueco em Portugal (82,7%) e em Negócios (17,3%).
O Turista sueco registou uma permanência média de 11,6 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (11,0%), 4-7 noites (52,0%), 2 semanas (19,5%), 3 semanas (6,1%) e mais de 4 semanas (11,4%).
Dimensão do grupo de turistas suecos em Portugal: 5,8 visitantes em média | 1 pessoa (21,5%); 2 pessoas (32,9%); 3-5 pessoas (27,1%); 6-9 pessoas (5,2%) e +10 pessoas (13,3%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista sueco na sua viagem para Portugal (66 dias) | <15 dias (17,9%); 15-30 dias (18,4%); 31-60 dias (18,9%); 61-90 dias (15,5%) e +91 dias (29,3%)
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (60,9%).
Indireto (39,1%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (8,8%); Retail TA (64,3%), Online TA (26,9%).
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Suécia registaram um decréscimo ligeiro (1,2%) face ao ano anterior e registam um nível inferior ao observado em 2019 (-3,5%), em contraste com o crescimento significativo na ordem de 153,4%, ocorrido em 2022.
Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Suécia ocupou a 27.º posição mundial, com uma quota de 0,9%. Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (24,7%, seguido dos gastos com o Alojamento (23,8%).
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, a Suécia posicionou-se como o 15.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 1,1%) e ocupou o 20.º lugar para o indicador hóspedes (0,9%).
Nesse ano, Portugal recebeu 158,5 mil hóspedes da Suécia (var.23/22: +6,6%) e registou 584,5 mil dormidas (+3,3%). Observou-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas na ordem dos 6,7% face a 2022, que se situaram em 224 milhões de euros, posicionando-se no 17.º lugar concentrando uma quota de 0,9%.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes (+13,7%), dormidas (-19,9%) e receitas turísticas (0,0%).
No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Suécia que visitam Portugal (37,0%), seguido de Grande Lisboa (26,8%), Madeira (19,4%), Norte (7,5%), Oeste e Vale do Tejo (2,6%), Açores (2,0%), Península de Setúbal (1,6%) e Centro (1,2%).
Este foi o panorama observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI indicaram que a economia sueca entrou em recessão em 2023 em resultado da conjuntura internacional (guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, altas taxas juro do banco central e do aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios), com uma quebra prevista do PIB de 0,2%, em sentido contrário no ano de 2024, e 2025 está previsto um crescimento de 0,2% e 2,2%, respetivamente.
De 2024 a 2028, as partidas internacionais dos turistas suecos para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,2% para chegar a um total de 23,4 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas suecos no exterior deverão aumentar a um CRGR de 9,5% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).
De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face á de 2023 para o mercado da Suécia, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis:
Espanha: 900 mil lugares (+6,2%), Turquia: 395 mil (-3,1%), Itália: 380 mil (+17,5%), Grécia: 300 mil (-15,3%), Croácia: 180 mil (-0,8%) e Portugal: 85 mil (+17,5%).
Segundo as pesquisas de alojamento da Google Destination Insights reportadas a março de 2024, em termos do número de pesquisas, Espanha concentra uma quota de 16,8%, Itália (5,1%), Turquia (5,1%), França (5,0%), Grécia (4,6%) e Portugal (1,4%).
Notícias de mercado
Economia sueca em recuperação incentiva mais viagens ao estrangeiro
Uma melhoria na economia sueca e o aumento do poder de compra levam novamente mais suecos a viajar para o estrangeiro. Há muito tempo que se espera por uma recuperação económica na Suécia, e agora vemos que taxas de juro mais baixas e uma perspetiva económica mais positiva começam a fazer a diferença. Isto vai fortalecer o poder de compra dos consumidores e o desejo de viajar, informa a grande empresa sueca Stena Linev que revela que as suas reservas aumentaram.
Panorama transporte aéreo
Os 39 aeroportos comerciais suecos registaram mais 130 000 passageiros aéreos no terceiro trimestre do ano, em comparação com o ano passado. Trata-se de um aumento global de 1,5%. Tendo o tráfego internacional aumentado 3%, enquanto o doméstico continuou a registar um declínio de 10%. Os destinos Arlanda-Talinn e Arlanda-Riga registaram o maior aumento do número de passageiros aéreos e a SAS continua a ser o operador dominante nos aeroportos suecos. A nível nacional, a SAS detém pouco menos de 60% da quota de mercado, seguida da BRA com pouco mais de 20% e da Norwegian com 15% do mercado doméstico sueco. A SAS também domina o mercado internacional com cerca de 24%, seguida da Norwegian e da Ryanair, ambas com 15% de quota de mercado.
Ryanair expande-se na Suécia com um investimento de 200 milhões de dólares e 10 novas rotas após a abolição da taxa de aviação
A companhia aérea Ryanair anunciou uma expansão significativa na Suécia, no seguimento da decisão do Governo sueco de abolir a Taxa de Aviação a partir de julho de 2025. A companhia aérea vai investir 200 milhões de dólares para adicionar dois novos aviões Boeing 737 às suas bases suecas, uma em Arlanda e outra em Gotemburgo, medida que criará 60 postos de trabalho e introduzirá 10 novas rotas para os cidadãos e turistas suecos. Este crescimento irá aumentar a frota sueca da Ryanair em 33%, com 81 rotas planeadas para o verão de 2025, marcando um nível de expansão sem precedentes na Suécia pós-covid.