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Última atualização: novembro 2024

SUÉCIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Em 2023, a Suécia tinha 10,58 milhões de habitantes (2,3% em relação à população da União Europeia) e estima-se que, em 2028, a população baixe para 10,52 milhões. 

A Suécia foi a 24.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2023:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2019, a Suécia foi o 20.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 18,0 milhões de viagens (var.19/18: -4,5%), 1,2% da quota mundial. Em 2020, registou-se uma quebra de 76,5% em resultado da pandemia, e inverte-se esta tendência no ano seguinte, com um acréscimo de 36,5%, consolidado em 2022 onde se registou um crescimento expressivo (+164,8%) face ao ano anterior. 

Em 2023, as saídas de turistas suecos para o estrangeiro registaram um aumento ligeiro (+3,0%) correspondendo a 15,7 milhões de viagens, mas ainda assim apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-12,7%).

TOP10 destinos | 2023 (Globaldata): Dinamarca (quota: 13,5%), Espanha (8,1%), Alemanha (5,2%), França (4,6%), Reino Unido (4,6%), Noruega (3,8%), Itália (29%), Turquia (2,3%), Grécia (2,3%) e EUA (1,8%). Ainda segundo dados da Globaldata, Portugal ocupa o 16.º lugar (quota: 1,0%).

Em 2023, a Suécia foi o 19.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 1,2% do total da procura turística mundial. Cerca de 87,8% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu; 64,3% das viagens ao exterior foram por via aérea, 30,1% reportaram a viagens terrestres e 5,6% por via marítima.

A permanência média no estrangeiro foi de 7,2 dias. Destaque para os turistas suecos que viajam em casais (36,8%) e em família (28,4%), e para as faixas etárias dos 35 aos 49 anos (quota: 30,7%) e dos 50 aos 64 anos (30,6%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 73,1% do total das viagens dos residentes suecos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives). Os negócios concentram uma quota de 19,1%.

Portugal posiciona-se no 13.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado sueco (Taxa de crescimento +1,3%; quota de 2,1%; 97 1017 turistas), no período de 6 de novembro de 2023 a 3 de novembro de 2024.

Lisboa posiciona-se no 25.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +9,7%; quota de 0,9%; 43 958 turistas), Faro no 47º lugar (Taxa de crescimento -6,9%; quota 0,6%; 28 248 turistas); Porto no 59.º lugar (Taxa de crescimento +52,6%; quota de 0,4%; 18 208 turistas) Funchal no 135.º lugar (Taxa de crescimento -53,8%; quota de 0,1%; 5 850 turistas, e Ponta Delgada no 371.º lugar (Taxa de crescimento -18,4%; quota de 0,03%; 589 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas suecos para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 28,4%), Sas (21,5%), Norwegian Air International (9,9%), Lufthansa (9,2%), Ryanair (9,0%), Klm Royal Dutch Airlines (8,8%), Brussels Airlines (3,8%), Swiss (2,5%), Transavia (1,9%), Air France (1,5%) e outras (3,5%).

A principal cidade sueca de origem do voo para Portugal foi Stockholm (quota de 75,3%), seguido de Gothenburg (21,2%) e outros (3,5%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista sueco em Portugal (82,7%) e em Negócios (17,3%).

O Turista sueco registou uma permanência média de 11,6 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (11,0%), 4-7 noites (52,0%), 2 semanas (19,5%), 3 semanas (6,1%) e mais de 4 semanas (11,4%).

Dimensão do grupo de turistas suecos em Portugal: 5,8 visitantes em média | 1 pessoa (21,5%); 2 pessoas (32,9%); 3-5 pessoas (27,1%); 6-9 pessoas (5,2%) e +10 pessoas (13,3%). 

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista sueco na sua viagem para Portugal (66 dias) | <15 dias (17,9%); 15-30 dias (18,4%); 31-60 dias (18,9%); 61-90 dias (15,5%) e +91 dias (29,3%)

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (60,9%).
Indireto (39,1%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (8,8%); Retail TA (64,3%), Online TA (26,9%).

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Suécia registaram um decréscimo ligeiro (1,2%) face ao ano anterior e registam um nível inferior ao observado em 2019 (-3,5%), em contraste com o crescimento significativo na ordem de 153,4%, ocorrido em 2022.

Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Suécia ocupou a 27.º posição mundial, com uma quota de 0,9%. Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (24,7%, seguido dos gastos com o Alojamento (23,8%).

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, a Suécia posicionou-se como o 15.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 1,1%) e ocupou o 20.º lugar para o indicador hóspedes (0,9%).

Nesse ano, Portugal recebeu 158,5 mil hóspedes da Suécia (var.23/22: +6,6%) e registou 584,5 mil dormidas (+3,3%). Observou-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas na ordem dos 6,7% face a 2022, que se situaram em 224 milhões de euros, posicionando-se no 17.º lugar concentrando uma quota de 0,9%.

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes (+13,7%), dormidas (-19,9%) e receitas turísticas (0,0%).

No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Suécia que visitam Portugal (37,0%), seguido de Grande Lisboa (26,8%), Madeira (19,4%), Norte (7,5%), Oeste e Vale do Tejo (2,6%), Açores (2,0%), Península de Setúbal (1,6%) e Centro (1,2%).

Este foi o panorama observado no final do ano de 2023:

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI indicaram que a economia sueca entrou em recessão em 2023 em resultado da conjuntura internacional (guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, altas taxas juro do banco central e do aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios), com uma quebra prevista do PIB de 0,2%, em sentido contrário no ano de 2024, e 2025 está previsto um crescimento de 0,2% e 2,2%, respetivamente.

De 2024 a 2028, as partidas internacionais dos turistas suecos para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,2% para chegar a um total de 23,4 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas suecos no exterior deverão aumentar a um CRGR de 9,5% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face á de 2023 para o mercado da Suécia, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: 
Espanha: 900 mil lugares (+6,2%), Turquia: 395 mil (-3,1%), Itália: 380 mil (+17,5%), Grécia: 300 mil (-15,3%), Croácia: 180 mil (-0,8%) e Portugal: 85 mil (+17,5%).

Segundo as pesquisas de alojamento da Google Destination Insights reportadas a março de 2024, em termos do número de pesquisas, Espanha concentra uma quota de 16,8%, Itália (5,1%), Turquia (5,1%), França (5,0%), Grécia (4,6%) e Portugal (1,4%).

Notícias de mercado

Economia sueca em recuperação incentiva mais viagens ao estrangeiro

Uma melhoria na economia sueca e o aumento do poder de compra levam novamente mais suecos a viajar para o estrangeiro. Há muito tempo que se espera por uma recuperação económica na Suécia, e agora vemos que taxas de juro mais baixas e uma perspetiva económica mais positiva começam a fazer a diferença. Isto vai fortalecer o poder de compra dos consumidores e o desejo de viajar, informa a grande empresa sueca Stena Linev que revela que as suas reservas aumentaram.

30.10.2024 - www.standby.dk

Panorama transporte aéreo

Os 39 aeroportos comerciais suecos registaram mais 130 000 passageiros aéreos no terceiro trimestre do ano, em comparação com o ano passado. Trata-se de um aumento global de 1,5%. Tendo o tráfego internacional aumentado 3%, enquanto o doméstico continuou a registar um declínio de 10%. Os destinos Arlanda-Talinn e Arlanda-Riga registaram o maior aumento do número de passageiros aéreos e a SAS continua a ser o operador dominante nos aeroportos suecos. A nível nacional, a SAS detém pouco menos de 60% da quota de mercado, seguida da BRA com pouco mais de 20% e da Norwegian com 15% do mercado doméstico sueco. A SAS também domina o mercado internacional com cerca de 24%, seguida da Norwegian e da Ryanair, ambas com 15% de quota de mercado.

18.10.2024 - www.flygtorget.se

Ryanair expande-se na Suécia com um investimento de 200 milhões de dólares e 10 novas rotas após a abolição da taxa de aviação

A companhia aérea Ryanair anunciou uma expansão significativa na Suécia, no seguimento da decisão do Governo sueco de abolir a Taxa de Aviação a partir de julho de 2025. A companhia aérea vai investir 200 milhões de dólares para adicionar dois novos aviões Boeing 737 às suas bases suecas, uma em Arlanda e outra em Gotemburgo, medida que criará 60 postos de trabalho e introduzirá 10 novas rotas para os cidadãos e turistas suecos. Este crescimento irá aumentar a frota sueca da Ryanair em 33%, com 81 rotas planeadas para o verão de 2025, marcando um nível de expansão sem precedentes na Suécia pós-covid.

30.09.2024 - www.aviation24be

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Stig Kaspersen

Stig Kaspersen

Coordenador da equipa no mercado

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