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Última atualização: março 2025

REINO UNIDO

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

O Reino Unido é um país situado no noroeste da Europa e formado pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Em 2024, o Reino Unido foi a 6.ª maior economia a nível mundial segundo os dados económicos da GlobalData Macroeconomic:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2024, Reino Unido foi o 4.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial (atrás da China, EUA e Alemanha), concentrando uma quota de 6,3% do total da procura turística mundial, segundo a Globaldata.

As saídas de britânicos para o estrangeiro registaram um crescimento de 11,3%), que corresponde a 99,8 milhões de viagens, apresentando um nível superior ao registado em 2019 antes da pandemia (+5,2%). Cerca de 75,9% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Em 2024, cerca de 85,2% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas britânicos foram por via aérea, 8,2% reportaram a viagens marítimas e 6,6% por meio terrestre (utilização do Eurotúnel).

A duração da permanência média global no estrangeiro foi de 9,6 dias. Destaque para os turistas britânicos que viajam em família e para os casais que concentram uma quota de 41,4% e de 33,6%, respetivamente, do total das viagens realizadas para o exterior.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos britânicos distribuem-se da seguinte forma: época alta (julho a setembro) concentra uma quota de 33,8%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com quota de 33,6% e época média com quota de 32,6%.

A faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 29,5%), seguida da faixa dos 50-64 anos (22,9%) e da faixa dos 25-34 anos (22,8%).

Nesse ano, a motivação Lazer concentrou 88,8% do total das viagens dos residentes britânicos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives). Os Negócios concentram uma quota de 8,3% e outros (3,0%).

Os dados da Forwardkeys indicam que no período reportado de 18 de março de 2024 a 16 de março de 2025, Portugal posicionou-se como 5.º destino de turistas de outbound do mercado britânico (taxa de crescimento -5,8%; quota de 4,5%; 2 744 811 turistas). 

Faro posiciona-se no 5.º lugar em termos de ranking de cidades totais (Taxa de crescimento -10,7%; quota de 2,6%; 1 592 043 turistas), Lisboa no 22.º lugar (Taxa de crescimento +2,2%; quota de 1,0%; 625 319 turistas); Porto no 59.º lugar (Taxa de crescimento +5,8%; quota de 0,4%; 264 880 turistas), Funchal no 62.º lugar (Taxa de crescimento +4,0%; quota de 0,4%; 249 247 turistas), Ponta Delgada no 344.º lugar (Taxa de crescimento +28,2%; quota de 0,02%; 10 329 turistas) e Porto Santo no 522.º lugar (Taxa de crescimento -37,6%; quota de 0,01%;2 344 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas britânicos para Portugal foram: EasyJet (quota 31,2%), Ryanair (quota 28,3%), Jet2.Com (15,9%), British Airways (12,0%), TAP Air Portugal (quota 7,3%), Wizz Air (2,3%), Tui Airways (1,9%) e outros (1,1%).

A principal cidade britânica de origem do voo para Portugal foi Londres (quota de 51,5%), seguido de Manchester (11,4%), Bristol (7,2%), Birmingham (5,3%), Belfast (3,8%), Liverpool (3,7%), Nottingham (3,2%), Edinburgh (3,1%), Leeds (2,6%), Glasgow (2,5%), Newcastle (2,0%) e outras cidades (3,7%).
Motivação de viagem de Lazer do turista britânico em Portugal (99,1%) e em negócio (0,9%).

O Turista britânico registou uma permanência média de 10,9 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (21,2%), 4-7 noites (49,5%), 2 semanas (14,5%), 3 semanas (3,8%) e mais de 4 semanas (11,0%).

Dimensão do grupo em Portugal: 4,0 visitantes em média: 1 pessoa (24,3%); 2 pessoas (37,0%); 3-5 pessoas (29,0%); 6-9 pessoas (4,8%) e +10 pessoas (4,9%).

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista britânico na sua viagem para Portugal (71 dias) | <15 dias (33,1%); 15-30 dias (17,4%); 31-60 dias (16,8%); 61-90 dias (11,5%) e +91 dias (21,2%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião: Direto (94,3%).
Indireto (5,7%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (14,6%); Retail TA (41,1%), Online TA (44,3%).

Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas britânicos registaram um crescimento de 15,3 % face ao ano anterior, os valores registados em 2024 são superiores aos observados em 2019 (+17,9%). Nesse ano, o mercado britânico ocupou a 4.ª posição mundial e a 2.ª no contexto europeu (quota: 6,6%).

Os gastos no exterior com o Comércio a retalho registaram uma quota de 38,2%, seguido dos de Transporte (30,4%), Alojamento (11,8%), Restauração (8,4%), Entretenimento (7,8%), Viagens internas (3,0%) e os Outros (0,5%). O gasto médio per capita no exterior foi de 160,5 USD, em 2024.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2024, o Reino Unido posicionou-se como o 1.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal nos indicadores de dormidas (quota 18,1%), hóspedes (12,7%) e receitas turísticas (14,9%). 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Este foi o panorama observado no final do ano de 2024:

Perspetivas

A economia global está novamente em um momento altamente incerto, segundo os dados mais recentes do FMI, que cita que os riscos acumulados da pandemia, a guerra na Ucrânia e do Golfo Pérsico (Israel), o aumento dos juros e as restrições de gastos levaram a que a economia britânica registou um crescimento em 2023 na ordem de 0,3%, para 2024 está previsto um crescimento de 1,1% e para 2025, o crescimento será superior, na ordem de 1,5%.

De 2025 a 2028, as partidas internacionais do Reino Unido devem crescer a um CAGR de 2,9% para chegar a um total de 112,0 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).

Os gastos dos turistas britânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CRGR de 6,0% reportado ao período de 2025 a 2028 (previsões da GlobalData).
Os dados da Forwardkeys revelam que as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado britânico para Portugal, reportadas ao período de março a agosto de 2025, apontam para um acréscimo de 2,3% face ao período homólogo anterior.

De acordo com os dados da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face à de 2023 para o mercado britânico (entre 1 de abril e 30 de setembro), estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 15,1 milhões de lugares (+8,5%), Itália: 5,0 milhões (+6,4%), Grécia: 4,9 milhões (+7,4%), Turquia: 4,8 milhões (+19,1%), França: 4,7 milhões (+3,8%) e Portugal: 3,8 milhões de (-0,3%).

Nesse ano, os fluxos de outbound do Reino Unido para os seus principais top 10 destinos foram os seguintes: Espanha ocupa a 1º posição concentrando uma quota de 19,8%, seguem-se a França (11,9%), Itália (6,6%), Irlanda (5,1%), EUA (4,9%), EUA (5,0%), Turquia (4,4%), Alemanha (3,4%), Países Baixos (2,7%) e Portugal (2,6%).

Notícias de mercado

Jet2 lança city breaks para uma bela joia escondida, Braga apelidada de Roma de Portugal

A Jet2 anunciou que está lançando novas escapadinhas urbanas para uma das joias escondidas mais bonitas de Portugal. A empresa oferecerá escapadinhas para Braga a partir de Birmingham e Manchester no verão de 2025. As férias em Braga também estarão disponíveis no Aeroporto de Newcastle no verão de 2026. A Jet2CityBreaks levará os turistas para o Aeroporto do Porto, que fica a cerca de 40 minutos de carro de Braga. Os turistas poderão escolher entre uma variedade de hotéis de quatro e cinco estrelas para alojamento. Com muitos locais religiosos oferecendo uma bela arquitetura e uma população universitária jovem e vibrante, Braga definitivamente vale a pena visitar.

02.05.2025 - www.msn.com/en-gb

Aeroporto de Heathrow espera ter uma terceira pista em funcionamento até 2035

Heathrow espera ter a sua 3.º pista em funcionamento até 2035, após o apoio do governo para expansão no início deste ano. Além de impulsionar o crescimento económico e a escolha do cliente, Heathrow disse que os seus planos iriam reforçar a resiliência operacional, que passou a ser analisada depois de o aeroporto ter suspendido todas as operações no dia 21 de março devido a uma falha de energia significativa. Apesar dos problemas recentes, o aeroporto teve um forte arranque em 2025, nos três meses até 31de março, o aeroporto registou um aumento de 2,5% nos lucros ajustados antes de juros, impostos, enquanto a receita aumentou 2,1% para um total de 825 milhões.

29.04.2025 - www.ttgmedia.com

Os melhores locais de férias para 2025 em termos de custos

Relatório de destinos de férias 2025 para os turistas britânicos em termos de custos. Para o 19º Relatório Anual de Dinheiro de Viagem dos Correios, pesquisamos 47 destinos. O Algarve é o melhor local de valor novamente depois de nove anos. Mas pontos de longa distância como Cidade do Cabo, Tóquio e Bali oferecem alguns dos preços mais baixos para os turistas do Reino Unido, ocupando cinco dos seis primeiros lugares. O Algarve, em Portugal, é o destino de férias mais barato este ano, graças às refeições e bebidas de baixo custo. Uma refeição de três pratos para dois com vinho custa apenas £ 40,33 A Cidade do Cabo, na África do Sul, mantém o segundo lugar, apesar de um aumento de 11% nos preços em relação ao ano passado Tóquio, no Japão, sobe para o terceiro lugar, embora os preços tenham aumentado 7,4% em relação ao ano anterior Bali sobe para o quarto lugar, com um custo total de férias de £ 68,88, um aumento de 5% em relação ao ano passado. Nova York é a cidade mais cara da pesquisa, com custos subindo 15,6%, para £ 167,85.

18.03.2025 - www.postoffice.co.uk

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Celina Tavares

Celina Tavares

Coordenadora da equipa no mercado

Info.UK@turismodeportugal.pt