REINO UNIDO
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
O Reino Unido é um país situado no noroeste da Europa e formado pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
Em 2023, o Reino Unido foi a 7.ª maior economia a nível mundial segundo os dados económicos da GlobalData Macroeconomic:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
O Reino Unido é o 3.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 10,5% do total da procura turística mundial, segundo dados da Globaldata.
Em 2020, as viagens de outbound caíram para um mínimo de apenas 22 milhões, registando uma quebra na ordem de 73,2% face ao ano anterior (COVID-19), mantendo-se esta tendência no ano seguinte (-3,1%), observando-se um acréscimo expressivo de 207,8% em 2022.
Em 2023, as saídas de britânicos para o estrangeiro registaram um crescimento (+18,4%) que correspondeu a 89,7 milhões de viagens, mas inferior ao nível registado em 2019, antes da pandemia (-5,5%). Cerca de 78,7% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.
Top 10 destinos | Reino Unido: Espanha ocupa a 1.ª posição com uma quota de 19,1%, seguem-se a França (15,7%), Itália (6,0%), Irlanda (5,0%), Grécia (4,9%), EUA (4,3%), Turquia (3,8%), Portugal (2,6%), Alemanha (2,4%) e Emirados Árabes Unidos (2,0%).
Em 2023, cerca de 85,2% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas britânicos foram por via aérea, 8,2% reportaram a viagens marítimas e 6,6% por meio terrestre (utilização do Eurotúnel).
A duração da permanência média no estrangeiro foi de 9,7 dias. Destaque para os turistas britânicos que viajam em família e para os casais que concentram uma quota de 41,5% e de 34,3%, respetivamente, do total das viagens realizadas para o exterior.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos britânicos distribuem-se da seguinte forma: época alta (julho a setembro) concentra uma quota de 34,1%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com quota de 33,5% e época média com quota de 32,4%.
A faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 29,5%), seguida da faixa dos 50-64 anos (22,9%) e da faixa dos 25-34 anos (22,8%).
Nesse ano, a motivação Lazer concentrou 89,2% do total das viagens dos residentes britânicos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives). Os Negócios concentram uma quota de 8,4% e outros (2,5%).
Os dados da Forwardkeys indicam que no período reportado de 9 de outubro de 2023 a 6 de outubro de 2024, Portugal posicionou-se como 5.º destino de turistas de outbound do mercado britânico (taxa de crescimento +2,8%; quota de 4,2%; 2 527 953 turistas).
Faro posiciona-se no 9.º lugar em termos de ranking de cidades totais (Taxa de crescimento +3,3%; quota de 2,1%; 1 272 1412 turistas), Lisboa no 13.º lugar (Taxa de crescimento +13,5%; quota de 1,3%; 793 925 turistas); Porto no 57.º lugar (Taxa de crescimento -14,3%; quota de 0,5%; 2873 518 turistas), Funchal no 84.º lugar (Taxa de crescimento -10,4%; quota de 0,3%;174 743turistas), Ponta Delgada no 358.º lugar (Taxa de crescimento -+29,8%; quota de 0,02%;10 471 turistas) e Porto Santo no 613.º lugar (Taxa de crescimento -61,2%; quota de 0,01%;1 555 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas britânicos para Portugal foram: EasyJet (quota 31,5%), Ryanair (quota 25,9%) British Airways (13,9%), Jet2.Com (13,3%), TAP Air Portugal (quota 8,9%), Wizz Air (3,1%), Tui Airways (1,6%) e outros (1,8%).
A principal cidade britânica de origem do voo para Portugal foi Londres (quota de 57,3%), seguido de Bristol (8,0%), Manchester (7,9%), Birmingham (4,9%), Belfast (3,2%), Glasgow (3,2%), Liverpool (2,9%), Edinburgh (2,9%), Nottingham (2,9%), Leeds (2,6%), Newcastle (1,1%) e outras cidades (3,1%).
Motivação de viagem de Lazer do turista britânico em Portugal (99,0%) e em negócio (1,0%). O Turista britânico registou uma permanência média de 7,2 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (26,8%), 4-7 noites (47,8%), 2 semanas (18,2%), 3 semanas (4,2%) e mais de 4 semanas (3,0%),
Dimensão do grupo em Portugal: 3,8 visitantes em média: 1 pessoa (24,2%); 2 pessoas (37,2%); 3-5 pessoas (29,1%); 6-9 pessoas (4,9%) e +10 pessoas (4,6%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (94,3%).
Indireto (5,7%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (14,6%); Retail TA (41,1%), Online TA (44,3%).
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas britânicos registaram um crescimento de 10,1 % face ao ano anterior após um aumento de 183,0% em 2022, os valores registados em 2023 já são superiores aos observados em 2019 (+2,2%).
Os gastos no exterior com o Comércio a retalho registaram uma quota de 38,4%, seguido dos de Transporte (30,3%), Alojamento (11,7%), Restauração (8,4%), Entretenimento (7,8%), Viagens internas (3,0%) e os Outros (0,5%). O gasto médio per capita no exterior foi de 110,3 USD, em 2023.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, o Reino Unido posicionou-se como o 1.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 18,4%) e ocupou o 2.º lugar para o indicador hóspedes (12,9%).
Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes do Reino Unido em Portugal registaram um acréscimo de 9,7% e os hóspedes um aumento de 11,6% face ao ano anterior, totalizando 9,9 milhões de dormidas e 2,4 milhões de hóspedes, respetivamente.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 14,8% face ao ano de 2022, que se situaram em 3 806,4 milhões de euros, posicionando-se no 1.º lugar concentrando uma quota de 15,0%.
Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores são superiores nos principais indicadores turísticos: hóspedes (+9,9%), dormidas (+6,0%) e receitas (+16,1%).
No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes do Reino Unido que visitam Portugal (58,5%), seguido da Madeira (19,4%), da Área Metropolitana de Lisboa (12,3%) e do Norte (5,9%).
Este foi o panorama observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
A economia global está novamente em um momento altamente incerto, segundo os dados mais recentes do FMI, que cita que os riscos acumulados da pandemia, a guerra na Ucrânia e do Golfo Pérsico (Israel), o aumento dos juros e as restrições de gastos levaram a que a economia britânica registe um crescimento moderado em 2023, na ordem de 0,1%, para 2024 está previsto um crescimento de 0,5% e para 2025, o crescimento será superior, na ordem de 1,5%.
De 2024 a 2028, as partidas internacionais do Reino Unido devem crescer a um CAGR de 5,8% para chegar a um total de 127,8milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).
Os gastos dos turistas britânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CRGR de 9,1% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).
Os dados da Forwardkeys revelam que as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado britânico para Portugal, reportadas ao período de outubro de 2024 a março de 2025, apontam para um acréscimo de 15,9% face ao período homólogo anterior.
De acordo com os dados da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face á de 2023 para o mercado britânico (entre 1 de abril e 30 de setembro), estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis:
Espanha: 15,1 milhões de lugares (+8,5%), Itália: 5,0 milhões (+6,4%), Grécia: 4,9 milhões (+7,4%), Turquia: 4,8 milhões (+19,1%), França: 4,7 milhões (+3,8%) e Portugal: 3,8 milhões (-0,3%).
Os dados da Google Destination Insights, as quotas de pesquisas de voos por parte dos turistas britânicos no continente europeu são por ordem de grandeza, em 1.º lugar a Espanha com 10,9%, seguido da Itália (7,2%), França (4,1%), Alemanha (3,4%) e Turquia (2,3%).
Notícias de mercado
A economia do Reino Unido teve um arranque forte em 2024, com um crescimento maior do PIB
A economia do Reino Unido registou um forte início em 2024, com uma previsão de crescimento do PIB de 1,1% para o ano, um aumento em relação à previsão anterior de 0,7p.p.. Perspetiva-se que o crescimento anual do PIB atinja 2% em 2025 e 2026. A inflação deve diminuir para 2,5% em 2024 e 2,2% em 2025, e favorecer o poder de compra das famílias. A redução da taxa de juros para 4,75% está prevista para o final de 2024.
A economia do Reino Unido teve um um bom impulso em 2024, com um crescimento maior do PIB
A previsão de verão do EY ITEM Club estima que a economia do Reino Unido cresça 1,1% em 2024, acima do crescimento de 0,7% projetado na previsão da primavera de abril. Prevê-se que o crescimento anual do PIB atinja os 2% em 2025 e 2026 A inflação deverá atingir uma média de 2,5% este ano, desacelerando para 2,2% em 2025. A taxa bancária deverá ser reduzida para 4,75% até ao final de 2024, estando o primeiro corte previsto para setembro
Cerca de 87% dos consumidores do Reino Unido planeiam viajar este ano, com preferência por férias dentro do país e férias de curta distância
Inquérito da BDO revela que cerca 87% consumidores do Reino Unido planeiam viajar para o estrangeiro ou para o Reino Unido este ano. Por outro lado, as férias de curta distância são preferidas por metade dos consumidores. Cerca de 63% planeiam viajar dentro do Reino Unido e um número semelhante (61%) planeiam viajar para o estrangeiro, enquanto 36% dos consumidores pretendem desfrutar de férias nacionais e internacionais. As férias de curta distância são preferidas por metade (47%) dos consumidores e quase um quarto (24%) dos entrevistados escolhem viagens de longo curso. Para os turistas internacionais, a Espanha é o destino mais popular (43%), seguida pela Grécia e Itália (ambas com 30%) e França (29%). 21% das pessoas que viajam para o exterior pretende viajar longa distância para os EUA.