Home / Mercados / Publicações / Tendências do Mercado Turístico Alemão | 2025
Tendências do Mercado Turístico Alemão | 2025

Portugal está no TOP5 de destinos preferidos dos turistas alemães para férias no próximo ano, revela inquérito divulgado pela plataforma Uriaubsguru.

Pedro Pereira
30 abril 2025

Portugal está entre os cinco destinos preferidos dos alemães para viajar no próximo ano, segundo entrevistas feitas a especialistas e viajantes. As conclusões, divulgadas no portal alemão especializado em viagens Uriaubsguru, têm por base inquéritos realizados a três mil participantes, durante o mês de setembro e mil entrevistas levadas a cabo em julho.

Fazer férias na Alemanha é particularmente popular entre as famílias (22%), ainda assim 16% planeiam férias dentro e fora do próprio país e 23% pretendem viajar para o estrangeiro, dos quais 10% mais do que uma vez. Somente 9% não planeiam férias em família para 2025. 

Tendência 1: Destinos Preferidos

Os cinco destinos mais populares para pacotes de férias em 2025 são Espanha, Turquia, Egito, Grécia e Portugal.

Tendência 2: Planeamento das viagens de férias

Em julho de 2024, 83% de todas as famílias afirmaram que já estavam a planear férias para 2025. Toda esta antecipação está relacionada com a conhecida capacidade de organização e planeamento alemã, mas baseada em fatores antecipadamente conhecidos, como seja o facto de as famílias estarem, geralmente, vinculadas a períodos de férias escolares e poderem desta forma garantir preços favoráveis de reserva antecipada e hotéis e pacotes mais procurados, reservando com antecedência.

Tendência 3: Mais dinheiro para gastar na preparação das viagens

Os alemães não são poupados quando se trata de preparativos para viajar. Na semana anterior à realização das suas viagens: 43% dos inquiridos gastam entre 50 e 100 euros, 28% gastam entre 100 e 200 euros e 13% gastam mais de 200 euros, em produtos e serviços diretamente relacionados. Mais de metade dos inquiridos (56%) gasta a maior parte deste dinheiro em compras na semana anterior às férias, enquanto um quarto gasta a maior parte em produtos de cuidado e cosméticos ou em consultas de cabeleireiro ou de beleza. Cerca de 9% gastam mais dinheiro em dispositivos de viagem de todos os tipos antes da viagem e 8% investem mais em tecnologia.

Tendência 4: Predominância do uso do automóvel para a realização das deslocações

A flexibilidade é uma prioridade para as férias em família. Os meios de transporte a utilizar para as viagens a realizar em 2025, serão múltiplos, mas revelam uma preponderância do automóvel. Cerca de 44% das famílias planeiam viajar de carro, enquanto 30% planeiam fazê-lo com recurso à aviação. Pouco mais de 14% chegarão ao seu destino de férias de comboio, e 8% tencionam viajar de barco.

Tendência 5: hashtags de viagens mostram que a tendência em 2025 será para férias na natureza e aventura

Hashtags como #naturevibes, #adventure e #hiking utilizadas nas redes sociais mostram que cada vez mais viajantes estão a dar prioridade aos valores e paisagens naturais e à adrenalina associada a experiências ativas. A atração pela natureza é realçada pela popularidade de termos como #paisagem e #nascer do sol, que são associadas a paisagens deslumbrantes e momentos inesquecíveis. 

Tendência 6: Férias utilizadas como pausa relativamente às preocupações com a saúde

A tendência generalizada de cuidar da saúde, atualmente omnipresente, parece ter uma pausa durante as férias: 66% dos inquiridos afirmam beber mais álcool nas férias do que em casa. De um modo geral, apenas cerca de 15% atribuem importância a um estilo de vida saudável nas férias, enquanto 85% aproveitam as férias para se presentearem com experiências gastronómicas e consumo de bebidas alcoólicas.

Tendência 7: Férias aproveitadas para cultivar a própria relação

As férias são também um investimento na sua própria relação. Mais de metade dos inquiridos (60%) viaja com o seu parceiro e, para 47% deles, a relação com o seu parceiro é melhor nas férias do que em casa. As viagens com outros familiares (24%), ou com amigos (14%), são opções secundárias. Para a maioria dos casais (58%), o melhor ambiente possível é criado na praia durante o pôr-do-sol.