Nos primeiros 7 meses de 2025, as dormidas dos turistas provenientes do Brasil em alojamento turístico em Portugal registaram um decréscimo de 6,4% e os hóspedes terão diminuído 4,6%. Por sua vez, os números de passageiros desembarcados registaram uma subida de 6,9% e as compras efetuadas por número de operações em cartões bancários com origem no mercado brasileiro na rede multibanco em Portugal, tiveram um acréscimo de 4,7% face ao período homólogo de 2024.
As receitas turísticas registaram uma subida de 0,4%, mas estas reportadas ao período acumulado de janeiro a junho de 2025, dados mais recentes.
O mercado brasileiro posicionou-se no 6.º lugar para o indicador hóspedes e no 8.º lugar nas dormidas, concentrando quotas de 5,5% e 4,2%, respetivamente. No número de passageiros desembarcados, Brasil ocupa o 7º lugar, concentrando uma quota de mercado de 5,0% e no número de operações em cartões bancários o país posicionou-se no 8º lugar, com uma quota de 4,2%.
Relativo ao 1.º semestre de 2025, no indicador das receitas turísticas, o Brasil posicionou-se no 6º lugar com uma quota de 4,5%.