POLÓNIA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Em 2023, a Polónia tinha 40,6 milhões de habitantes (8,6% em relação à população da União Europeia).
Em 2023, a Polónia foi a 21.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
A Polónia posicionou-se como o 22.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 17,5 milhões de viagens em 2019, antes da pandemia (+6,3% face ao ano precedente), a quota alcançada foi de 1,2% relativamente ao mundo. Em 2020, registou uma quebra de 57,9% em resultado da pandemia, invertendo-se esta tendência nos anos seguintes, observando-se um crescimento de 23,5%, em 2021, consolidado em 2022 com um aumento de 53,5%. Em 2023, mantém-se a tendência de crescimento (+20,8% face ao ano anterior), correspondendo a 18,2 milhões de viagens, e apresentam um nível superior ao registado em 2019 antes da pandemia (3,6%).
Em 2023, a Polónia posicionou-se no 17.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 2,1% do total da procura turística mundial. Cerca de 92,8% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.
TOP 10 | destinos dos turistas polacos em 2023: Itália (quota: 12,5%), Reino Unido (9,8%), Alemanha (7,6%), Turquia (7,1%), Espanha (6,0%), Croácia (5,7%), Hungria (4,4%), Chéquia (4,2%), França (3,8%) e Suécia (3,4%), de acordo com os dados da Globaldata. Portugal posiciona-se no 15.º lugar concentrando uma quota de 1,8%.
Varsóvia constitui a principais áreas emissora com uma quota de 43,8% seguida de Cracóvia (23,5%) e Katowice (10,5%). Cerca de 55,6% das viagens dos turistas polacos em 2023 foram realizadas por via aérea, 42,6% reportaram à via terrestre e 1,8% por via marítima. A permanência média no estrangeiro foi de 9,9 dias. Os casais nas suas viagens ao exterior registam uma quota de 31,4%, as famílias (24,3%), individuais (23,6%) e em Grupo (20,7%). A época alta correspondente aos meses de julho, agosto e setembro concentrou 39,5% do total das viagens ao estrangeiro por parte dos turistas da Polónia. A faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 26,4%), seguida da faixa dos 35-49 anos (23,1%) e da 25-34 anos (20,5%).
Em 2023, a motivação Lazer nesse ano concentrou 56,7% do total das viagens dos residentes polacos ao estrangeiro, viagens de negócios 8,9%, VFR 30,1% e outros motivos 4,3%.
Portugal posiciona-se no 12.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado polaco (Taxa de crescimento +20,7%; quota de 2,1%; 195 073 turistas), no período de 23 de outubro de 2023 a 20 de outubro de 2024.
Lisboa posiciona-se no 21.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +34,5%; quota de 1,1%; 102 260 turistas), Porto no 63º lugar (Taxa de crescimento -1,0%; quota 0,5%; 43 405 turistas); Funchal no 73.º lugar (Taxa de crescimento +25,7%; quota de 0,4%; 34 909 turistas) Faro no 144.º lugar (Taxa de crescimento -5,9%; quota de 0,1%; 10 373 turistas, e Ponta Delgada no 213.º lugar (Taxa de crescimento +57,4%; quota de 0,01%; 3 774 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas polacos para Portugal foram: Ryanair (quota 31,8%), Wizz Air (quota 26,5%), Tap Air Portugal (15,8%), Lufthansa (13,1%), Klm Royal Dutch Airlines (3,4%), Lot Polish Airlines (2,5%), Smartwings Polska (2,0%, Swiss (1,6%)) e outros (0,4%).
A principal cidade polaca de origem do voo para Portugal foi Warsaw (quota de 45,9%), seguido de Krakow (16,0%), Modlin (10,5%), Wroclaw (9,4%), Katowice (9,3%) Poznan (5,4%), Gdansk (3,1%) e outras cidades (3,4%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista polaco em Portugal (98,8%) e em Negócios (1,2%).
O Turista polaco registou uma permanência média de 8,2 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (15,6%), 4-7 noites (52,7%), 2 semanas (24,0 %), 3 semanas (4,4%) e mais de 4 semanas (3,3%).
Dimensão do grupo de turistas polacos em Portugal :12,5 visitantes em média | 1 pessoa (19,2%); 2 pessoas (24,1%); 3-5 pessoas (25,3%); 6-9 pessoas (4,9%) e +10 pessoas (26,4%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (82,0%); Indireto (18,0%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (6,6%); Retail TA (66,0%), Online TA (27,74%).
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas polacos registaram um crescimento de 22,0% face ao ano anterior, e registam valores superiores aos observados em 2019 (+1,8%). Nesse ano o mercado polaco ocupou a 31.º posição, concentrando uma quota de 0,7%.
Os gastos no exterior com o Retalho registaram uma quota de 48,8%, seguido dos de Alojamento (13,8%), Transporte (11,3%) e da Restauração (9,7%). O gasto médio diário por viagem ao estrangeiro foi de 69,4 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, a Polónia posicionou-se como o 11.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 2,2%) e ocupou o 13.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 1,8%).
Nesse ano, Portugal recebeu 330,9 mil hóspedes da Polónia (var.23/22: +20,1%) que deram origem a 1 164,0 mil dormidas (+16,6%). Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas, na ordem dos 31,8% face a 2022, que se situaram em 323,0 milhões de euros, posicionando-se no 14.º lugar com uma quota de 1,3%.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores registados já são superiores nos principais indicadores turísticos: hóspedes (+19,2%), dormidas (+21,3%) e receitas (66,4%).
No indicador dormidas, a Madeira é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Polónia que visitam Portugal (42,5%), seguido do Algarve e Grande Lisboa com (16,4%), Norte (10,8%), Oeste e Vale do Tejo (7,2%), Açores (2,0%), Centro (1,9%), Península de Setúbal (1,5%) e Alentejo (1,2%).
Este foi o panorama observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
De acordo com os dados recentes do Fundo Monetário Internacional, o crescimento económico para a Polónia foi de 0,2% em 2023, em resultado dos efeitos prolongados da guerra na Ucrânia e do Médio Oriente bem como dos altos níveis de inflação, acompanhados de políticas monetárias mais restritivas que se irão refletir sobre o consumo privado e das famílias, bem como nos investimentos. Para os anos de 2024 e 2025, perspetiva-se um crescimento superior, na ordem de 3,1% e 3,5%, respetivamente.
De 2024 a 2028, as partidas internacionais dos turistas polacos para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 7,0% para chegar a um total de 26,0 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).
Os gastos dos turistas polacos no exterior deverão aumentar a um CRGR de 11,3% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).
Segundo os dados da OAG Scheludes Analyser relativas à capacidade aérea para o período de 1 de abril a 30 de outubro do ano corrente reportada à temporada de verão de 2024 face á de 2023 para o mercado da Polónia, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Itália - 1,8 milhões de lugares (+30,7%), Espanha - 1,4 milhões (+40,8%), Grécia 720 mil (+14,7%), França 650 mil (+21,8%), Turquia 420 mil (+37,2%), Croácia 320 mil (+21,6%) e Portugal 190 mil (+12,8%).
Notícias de mercado
Comparação dos preços de pacotes de viagens Verão 23 v.s. Verão 22
Segundo a Traveldata, Instituto de Análise do Setor de Turismo, os preços de pacotes de viagens este Verão aumentaram em média 362 zl, cerca de 82 euros, em comparação ao Verão 22. Os destinos que aumentaram mais são: Marrocos, em média 2.278 zl, isto é cerca de 517 euros, Portugal, em média 1.105 zl, isto é cerca de 251 euros, e Corfu, em média 894 zl, isto é cerca de 203 euros. Os destinos, cujos preços diminuíram são o Egipto e aTunísia.
Número de viagens aéreas nos aeroportos polacos no 1.º trimestre 2023 já estão ao nível de 2019
Conforme os dados da ULC, Entidade da Aviação Civil Polaca, no 1.º trimestre de 2023, os aeroportos polacos registaram 9,4 milhões de passageiros, uma quebra de somente 0,6% face ao período equivalente de 2019, ano de recorde na aviação civil na Polónia. O aeroporto de Varsóvia, Fryderyk Chopin, registou o maior número de passageiros, totalizando 3,5 milhões, seguido do aeroporto de Cracóvia Balice com 1,9 milhões e pelo aeroporto de Gdansk, que atingiu 1 milhão. As companhias aéreas com o maior número de passageiros foram: a Ryanair com 3,2 milhões, LOT com 2,3 milhões e a Wizz Air com 2 milhões de passageiros.
O número de viagens dos polacos subiu, apesar de aumento de preços de pacotes de viagens este ano,
De acordo com os dados da Travelplanet.pl, portal de busca e venda de pacotes turísticos, este Verão os preços de pacotes de viagens disponíveis no Travelplanet aumentaram em média 600 zl (cerca de 136 euros) comparando com o Verão 22. Apesar do aumento, o número de vendas subiu. Cerca de 70% dos clientes da Travelplanet adquiriram pacotes com estadia de 7-8 dias. Em julho, a Turquia registou o maior número de vendas (35,4% do total dos pacotes vendidos), seguida pela Grécia (20,3%) e pelo Egipto (9,3%).