Mercados
Polónia
Caracterização do Mercado para Portugal

A Polónia posicionou-se, em 2024, como o 11.º mercado turístico para o destino Portugal nos indicadores de dormidas (quota 2,5%) e de hóspedes (quota 2,1%). Em 2024, este mercado registou 409,4 mil hóspedes (var.24/23: +23,7%) que geraram 1 394,7 mil dormidas (var.24/23: +19,8%). Destaca-se como o 14.º mercado nas receitas turísticas com 419,2 milhões € (quota: 1,5%), +29,8% face a 2023.

No que respeita às dormidas, a Madeira foi o principal destino nacional dos turistas provenientes da Polónia que visitam Portugal (41,6%), seguido de Grande Lisboa com (16,8%), Algarve (14,8%), Norte (10,7%) e Oeste e Vale do Tejo (9,3%). Em tipologia, predominaram as dormidas em hotéis (60,5%), seguindo-se o alojamento local (17,0%) e os hotéis-apartamentos (14,6%).

Portugal posiciona-se no 12.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado. Segundo a ForwardKeys, em 2024, a capacidade aérea disponível cresceu para 844,9 milhares de lugares (var.24/23: +19,3%); sendo 6 companhias aéreas responsáveis por 95,5% da capacidade total: Ryanair (quota: 34,4%), Wizz Air Hungary (30,1%), TAP (15,6%), Enter Air (8,1%), LOT (4,0%) e AMC Aviation (3,3%). A maioria das operações têm origem na cidade de Varsóvia (53,5%).

De salientar que o turista polaco regista uma permanência média de 8,2 noites em Portugal; a maioria compra bilhete de avião através de canais diretos (quota: 82,0%); e viaja em grupo de 3-5 pessoas (25,3%).

A Grande Lisboa concentra 33,2% dos 87,0 milhões de euros em compras efetuados por cartões, com origem na Polónia, em 2024. A Madeira surge em 2.º lugar (quota: 24,5%), seguido do Norte (14,1%). (SIBS)

2024 Posição | Variação Homóloga
Hóspedes 0,4M 11º | 23,7%
Dormidas 1,4M 11º | 19,8%
Receitas do Turismo 420,2M€ 14º | 29,9%
Passageiros Desembarcados 0,4M 14º | 19,7%

Perfil de Mercado
Variação 24/23
36,6 M População
-0,4 %
49060,3 USD PIB per Capita
5,7 %
5 % Taxa de Inflação
-6,4 pp
17,9 % Taxa de Poupança
-0,1 pp

A Polónia com 36,7 milhões de habitantes, posiciona-se como a 21.ª maior economia a nível mundial e a 5.ª na União Europeia.

De acordo com a Globaldata, em 2023, a Polónia foi o 17.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 18,7 milhões de viagens em 2024, o que representa uma quota de 1,2% do total da procura turística mundial. Cerca de 92,7% dos fluxos estão concentrados no continente europeu. Os dados da CET Varsovia indicam que do total de viagens que realizaram os turistas polacos ao estrangeiro, cerca de 43,8% têm origem na região de Varsóvia, área emissora que mais viagens regista, seguida de Cracóvia (23,5%) e Katowice (10,5%).

Por sua vez, 42,5% das viagens ao estrangeiro em 2024 realizadas pelos turistas polacos foram por via terrestre, 55,7% reportaram a viagens aéreas e 1,8% por transporte marítimo.

Equipa
Gestora de produto
Ewa Waligórska
Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia polaca registou um crescimento de 0,2% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, guerra do Médio Oriente o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento superior na ordem de 3,0% e 3,5%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais da Polónia deverão crescer a um CAGR de 6,7% para chegar a um total de 24,0 milhões de partidas em 2028. Já os gastos dos turistas polacos no estrangeiro deverão aumentar a um CAGR de 10,7% reportado ao mesmo período.

Segundo estimativas da OAG Scheludes Analyser, reportadas à temporada de verão de 2025 face à de 2024 (1 de abril a 30 de setembro), o número de lugares aéreos programados disponíveis é liderado pela Itália (2,5 milhões de lugares +30,9%), seguido da Espanha (1,6 milhões de lugares +10,9%), Grécia (650 mil lugares -9,3%), Turquia (490 mil lugares +13,1%), Croácia (470 mil lugares +29,4%), Portugal (280 mil lugares +29,8%) e Egito (110 mil lugares -10,8%).

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