Home / Mercados / Reino Unido / Turistas do Reino Unido registam um número crescente de pessoas a partir para férias quer domésticas quer para o estrangeiro
Turistas do Reino Unido registam um número crescente de pessoas a partir para férias quer domésticas quer para o estrangeiro

António Mello
20 outubro 2025

O novo relatório Hábitos de Férias 2025-26 da ABTA1 revela que mais pessoas no Reino Unido tiraram férias no último ano, à medida que as pessoas continuam a dar prioridade aos gastos com férias.

O inquérito indica que 87% das pessoas viajaram nos últimos 12 meses, acima dos 84% ​​do ano anterior, e quase ao mesmo nível do pico da década de 2019, quando 88% das pessoas viajaram. O aumento reflete-se também nas férias no estrangeiro, com 59% a ir para o estrangeiro no ano passado, acima dos 53%. O forte desejo de viajar também se reflete na forma como as pessoas priorizam os seus gastos, sendo as férias o último destino reservado onde as pessoas estão dispostas a poupar. As pessoas não só estão dispostas a cortar nas despesas noutras áreas para proteger as suas férias, como um número crescente espera gastar mais em viagens no próximo ano do que no ano passado (34%).

O compromisso com as viagens é reforçado por 65% das pessoas que afirmam que as suas férias são a época mais importante do ano, especialmente para as que têm filhos com menos de cinco anos (81%) e as pessoas dos 25 aos 34 anos (83%). Além disso, 80% afirma que é importante para a saúde mental, um aumento para 90% entre as pessoas dos 25 aos 34 anos.

A Espanha manteve a sua posição de liderança como o destino mais visitado pelos turistas do Reino Unido, com 32% das pessoas a viajar para lá no ano passado, e os EUA mantiveram a sua posição como o quarto destino de férias mais popular, com 14% das pessoas a fazerem a viagem para o outro lado do oceano.

As férias na praia continuam a ser o tipo de viagem favorito, com 48% a ir para a praia este ano.