Home / Mercados / Suécia / Taxa de juro de referência em vigor na Suécia a partir de 12 de novembro, mantém-se nos 1,75%
Taxa de juro de referência em vigor na Suécia a partir de 12 de novembro, mantém-se nos 1,75%

António Mello
14 novembro 2025

A inflação elevada começou a diminuir, paralelamente á atual recuperação económica. As perspectivas para a inflação e a economia mantêm-se, em linhas gerais, inalteradas, e confirma-se a manutenção da taxa de juro de referência em 1,75%, a qual se espera manter neste nível durante algum tempo.

Embora a inflação continue acima da meta, esta reduziu-se em linha com a previsão de setembro, o que reforça a avaliação de que o aumento da inflação é temporário. Novas informações também corroboram a previsão do Banco Central (Riksbank) de que a economia está em vias de recuperação. O crescimento foi um pouco mais forte do que o esperado no terceiro trimestre, de acordo com estatísticas preliminares, todavia o mercado de trabalho continua a apresentar um desempenho fraco, embora agora haja alguns sinais de que está prestes a mudar. Em termos gerais, as perspectivas para a inflação e a conjuntura económica permanecem praticamente inalteradas.