Home / Mercados / Reino Unido / Super Setembro, long haul e mini-cruzeiros, as novas tendências dos viajantes britânicos para 2026
Super Setembro, long haul e mini-cruzeiros, as novas tendências dos viajantes britânicos para 2026

António Mello
27 novembro 2025

O mercado britânico prepara-se para um 2026 marcado por mudanças claras nos hábitos de viagem, segundo o relatório Travel Trends 2026 da ABTA, a maior associação de viagens do Reino Unido. O estudo, baseado no inquérito anual Holiday Habits, revela que os britânicos estão a viajar mais, a diversificar destinos e a adotar novas preferências que poderão influenciar as decisões das empresas portuguesas no setor do turismo.

Uma das tendências mais fortes é o chamado Super September,  setembro tornou-se o mês favorito para viajar para o estrangeiro. Em 2025, 24% dos britânicos planeia férias nesse mês, uma subida de sete pontos percentuais em apenas três anos. O crescimento é transversal a todas as idades, com destaque para os viajantes entre os 65 anos ou mais, que passaram de 22% para 35% de intenção de viajar em setembro, bem como para os jovens entre os 18 e os 24 anos, que registam o maior salto, passando de 11% para 17%.

Outro grupo que se destaca no relatório é o dos Travel Trendsetters, viajantes entre os 25 e os 34 anos que mais moldam o mercado. Para 83% deles, as férias são a altura mais importante do ano, e 90% valorizam-nas pelo impacto na saúde mental e bem-estar. São também os que mais viajam para o estrangeiro — em média, duas vezes por ano — e quase metade (49%) pretende gastar mais nas férias nos próximos 12 meses. Além disso, 44% reservou com um agente de viagens, confirmando a sua relevância para o setor.

A procura por viagens longas, o chamado Longest Haul também está a crescer, impulsionada pela vontade de visitar destinos inéditos e pela percepção de que é possível equilibrar o custo mais elevado da deslocação com preços mais acessíveis no destino. A região com maior subida de procura foi a Austrália, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico, aumentando de 7% para 10% entre os viajantes britânicos que fizeram férias no último ano. O interesse é especialmente forte entre os 25–34 e os 35–44 anos.

Outra mudança relevante é o aumento da popularidade das viagens de comboio entre os mais jovens. O número de britânicos entre os 18 e os 24 anos que fez férias de interrail ou viagens ferroviárias duplicou em três anos, passando de 5% para 12%. O mesmo grupo também tem vindo a aderir mais às viagens de autocarro, cuja participação passou de 5% para 9%. No setor dos cruzeiros, o relatório revela um crescimento simultâneo de dois extremos: mini-cruzeiros de até cinco dias e itinerários longos de mais de 21 dias. Os cruzeiros curtos estão a atrair em força os viajantes entre os 18 e os 34 anos — 57% mostram interesse — enquanto os itinerários muito longos continuam a crescer sobretudo entre os maiores de 65 anos, dos quais 22% preferem viagens superiores a três semanas.