Em 2025, a economia da Finlândia cresceu mais lentamente do que o previsto anteriormente e as perspectivas para o mercado de trabalho enfraqueceram ainda mais, tendo a inflação abrandado significativamente durante a primavera e o verão, e para o ano de 2025 prevê-se um aumento de 0,4 % nos preços ao consumidor.
Os principais fatores de contenção da inflação neste ano foram a redução das taxas de juros do crédito á habitação e ao consumidor, bem como uma descida dos preços da energia, ou seja, eletricidade e combustível, em comparação com o ano passado. Estima-se que a inflação aumente para 1,3% em 2026 e atinja um aumento anual de 2% no final do período de previsão. Dado que a inflação tem sido lenta e que o nível de rendimentos em 2025 deverá aumentar moderadamente 2,9%, a variação estimada dos índices de pensões para 2026 é inferior à estimada na primavera.
O desemprego continuou a seguir uma tendência ascendente durante a primavera e o verão. Tanto que, na primeira parte do ano, o número de pessoas empregadas foi inferior ao do ano passado. O aumento real da massa salarial no ano em curso também foi mais lento do que o estimado,