Home / Mercados / Estados Unidos / A intenção de viajar durante as férias em 2025 está no ponto mais alto dos últimos anos, mas um número crescente de americanos com rendimentos elevados planeia fazer cortes, algo que poderá afetar diversos setores da indústria de viagens
A intenção de viajar durante as férias em 2025 está no ponto mais alto dos últimos anos, mas um número crescente de americanos com rendimentos elevados planeia fazer cortes, algo que poderá afetar diversos setores da indústria de viagens

António Mello
25 novembro 2025

Apesar de os americanos continuarem a valorizar viagens nas festas de fim de ano, o Inquérito de Viagens de Férias 2025 da Deloitte revela uma temporada mais fraca devido a maiores preocupações financeiras. Pela primeira vez em cinco anos, mais de metade dos americanos planeia viajar entre o Dia de Ação de Graças e o início de janeiro, porém, grande parte ficará hospedada com familiares e amigos, e não em alojamentos pagos. Os indicadores apontam para uma época mais fracas, menos viagens, estadas mais curtas, orçamentos mais baixos (queda de 18%) e maior procura por meios mais baratos, como viajar de carro. Isso poderá afetar companhias aéreas, hotéis e operadores turísticos.

Cerca de 31% dos entrevistados dizem estar financeiramente pior do que há um ano, tendência particularmente forte entre famílias de maior rendimento, que tradicionalmente gastam mais em viagens. Estes viajantes estão a reduzir voos, duração das viagens e nível de luxo, o que poderá ter impacto significativo no setor.

Ao mesmo tempo, há uma mudança geracional: Geração Z e millennials representarão metade dos viajantes, sendo que os millennials continuam a ser os que mais gastam. Estas gerações também impulsionam novas formas de pesquisa de viagens, com forte uso de vídeos curtos e crescimento de IA generativa no planeamento (aumentou 1,5x desde 2024). Apesar da tendência geral de contenção, 25% dos viajantes enquadram-se no segmento de luxo, dispostos a pagar por experiências premium, como voos em primeira classe e hotéis de alta categoria. Para as marcas de turismo, oferecer serviço de excelência e programas de fidelização continua essencial para captar este público de maior valor.