Home / Mercados / Estados Unidos / Inquérito da YouGov revela a preocupação dos americanos com o turismo excessivo
Inquérito da YouGov revela a preocupação dos americanos com o turismo excessivo

António Mello
19 agosto 2025

Uma sondagem da YouGov mostra que 41% dos americanos estão preocupados com o turismo excessivo, com os adultos mais jovens e as mulheres a manifestarem maior preocupação. Entre os americanos que viajam, os principais problemas são a poluição, o aumento do custo de vida dos residentes locais, a sobrelotação e a degradação ambiental. Cerca de 37% dos viajantes preocupados evitam destinos com turismo excessivo; no entanto, o custo continua a ser o factor dominante na escolha do local de viagem.

O que impulsiona a preocupação com o turismo excessivo? Entre os americanos que manifestam preocupação, os principais problemas são a poluição e os resíduos (60%) e o aumento do custo de vida dos residentes locais (59%). Os locais turísticos sobrelotados (52%), a degradação ambiental (50%) e a pressão sobre as infraestruturas locais (47%) também aparecem com destaque. Embora a perda cultural seja referida com menos frequência, continua a ser uma preocupação relevante para quase um terço dos inquiridos (31%).

O custo continua a ser a principal consideração ao escolher para onde viajar, mesmo entre aqueles que se preocupam com o turismo excessivo. Três quartos (76%) referem o custo como fator principal, seguido pelo clima e tempo (66%) e pela segurança (62%). Embora quase metade (48%) considere os aglomerados e os congestionamentos, muito menos consideram o impacto ambiental (16%) ou os efeitos nas comunidades locais (14%).