Home / Mercados / Itália / Férias em setembro, 10 milhões de partidas e gastos em alta
Férias em setembro, 10 milhões de partidas e gastos em alta

António Mello
24 setembro 2025

De acordo com a Confcommercio, mais de 10 milhões de italianos escolhem setembro como destino de férias, gastando em média € 600 por pessoa, num aumento de 3% em relação ao ano anterior. 35% dos viajantes preferem setembro como época ideal devido aos destinos menos lotados e aos preços mais acessíveis, enquanto outros 18% o preferem devido ao rico calendário de eventos locais, de festivais a eventos culturais. A maioria, aproximadamente 6,4 milhões, opta por estadias curtas de até duas noites; 1,8 milhão escolhe estadias de até cinco noites, enquanto 2,2 milhões optam por viagens mais longas, com duração de pelo menos uma semana.

Este último tipo de estadia é especialmente popular entre aqueles que consideram setembro o ponto alto do verão. Os hotéis são a opção de alojamento para 23% dos turistas durante este período, seguidos por 19% que preferem B&Bs. Seguem-se as segundas residências e a hospitalidade de amigos e parentes, que totalizam 17%.

A Itália é o destino escolhido em 78% dos casos (2% a mais que no ano passado) – com 6 em cada 10 a viajar para fora de sua própria região, uma faixa decididamente ampla – enquanto, dos 22% restantes, dois terços permanecem na Europa. O litoral permanece em primeiro lugar, com 21% das preferências, mas as cidades históricas, com 13%, e as grandes cidades, com 12%, juntas, representam mais um quarto das opções de viagem