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Última atualização: janeiro 2025

MÉXICO

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Em 2023, o México tinha 130,265 milhões de habitantes (10.ª posição no ranking mundial), estimando-se que, em 2028, atinja os 136,44 milhões.

Em 2023, o México foi a 16.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

O México posicionou-se como o 16.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 18,3 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 1,4% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata.

Em 2023, as saídas de turistas mexicanos para o estrangeiro registaram um crescimento relevante (18,8%) face ao ano anterior, após um aumento significativo (+34,4%) em 2022, apresentam em 2023 um valor com um nível inferior ao observado em 2019 antes da pandemia (-17,7%). Cerca de 7,3% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu (2,2 milhões).
Em 2020, o México posicionou-se na 14.º posição, registando 7,6 milhões de saídas, uma quebra na ordem de 65,8% face a 2019, em resultado da pandemia. O país foi o 17.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 22,2 milhões de viagens em 2019 (+0,4% face ao ano anterior).

Em 2023, o TOP 10 dos destinos dos turistas mexicanos quando viajam para o estrangeiro: EUA quota (78,0%), França (4,1%), Espanha (4,0%), Canadá (2,9%), Colômbia (1,8%), Alemanha (1,5%), Reino Unido (0,9%), Turquia (0,9%), Itália (0,8%) e Perú (0,4%), de acordo com os dados da Globaldata (Portugal não está detalhado o seu valor, o seu valor está abrangido no total de outros países europeus).

Por sua vez, 29,9% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas mexicanos foram por via aérea e 70,1% reportaram a viagens por via terrestre, em 2023.
A permanência média global no estrangeiro foi de 12,0 dias. Os turistas mexicanos que viajam individualmente, casais, família e em grupo, concentraram uma quota de 32,7%, 27,7%, 25,2% e de 14,5%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 25 aos 34 anos é a mais representativa (quota 30,4%) seguida da faixa dos 15-24 anos (27,7%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 81,7% do total das viagens dos residentes franceses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 10,3%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes do México no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 25,5%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 41,2% e época média com 33,3%.

Portugal posiciona-se no 25.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado mexicano (Taxa de crescimento +19,9%; quota de 0,4%; 18 603 turistas), no período de 4 de dezembro de 2023 a 1 de dezembro de 2024.
Lisboa posiciona-se no 52º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +24,4%; quota de 0,4%; 15 903 turistas), Porto no 139º lugar (Taxa de crescimento -0,7%; quota 0,1%; 2 602 turistas); Faro no 607.º lugar (Taxa de crescimento +10,0%; 55 turistas), Funchal no 684º lugar (Taxa de crescimento -11,1%; 32 turistas) e Ponta Delgada no 838.º lugar (Taxa de crescimento -47,6,%; 11 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas do México para Portugal: Iberia (quota 36,8%), World2Fly Portugal (quota 21,4%), Air Europa Lineas Aereas (13,1%), Tap Air Portugal (8,5%), Air France (5,3%), Aeromexico (2,9%), VKlm Royal Dutch Airlines (2,3%), British Airways (1,1%), Lufthansa (1,3%), American Airlines (1,3%) e outras Companhias aéreas (4,5%).

A principal cidade mexicana com origem do voo para Portugal foi Mexico City (quota de 60,0%), seguido de Cancun (29,9%), Monterrey (3,0%), Guadalajara (2,4%) e outras cidades (4,7%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista mexicano em Portugal (78,0%) e em Negócios 22,0%).

O Turista mexicano registou uma permanência média de 13,9 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (10,8%), 4-7 noites (37,0%), 2 semanas (30,8%), 3 semanas (8,2%) e +4 semanas (13,2%).

Dimensão do grupo de turistas mexicano em Portugal :5,0 visitantes em média | 1 pessoa (41,7%); 2 pessoas (27,3%); 3-5 pessoas (18,3%); 6-9 pessoas (2,9%) e +10 pessoas (9,8%). 

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista mexicano na sua viagem para Portugal (69 dias) | <15 dias (11,1%); 15-30 dias (16,6%); 31-60 dias (26,3%); 61-90 dias (18,8%) e +91 dias (27,2%)

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (54,6%).
Indireto (45,4%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (58,1%); Retail TA (27,5%), Online TA (14,4%).

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas franceses registaram um crescimento considerável de 30,8% face ao ano anterior, mas nesse ano registam um nível inferior ao observado em 2019 (-7,8%). Em 2023, o mercado francês ocupou a 5.º posição mundial, concentrando uma quota de 3,3% (em 2019 ocupou a 5.º posição mundial, com quota de 3,4%). 

Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (23,3%), seguido dos gastos com o Alojamento (20,7%), Retalho (19,6%), Intermediação TO e AV (19,1%), Restauração (12,4%), Animação (4,7%) e Outros Setores (0,3%). O gasto médio per capita no exterior foi de 257,9 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, México posicionou-se como o 31.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 0,3%) e ocupou o 27.º no indicador hóspedes (quota 0,5%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes do México em Portugal registaram um acréscimo de 39,0% e os hóspedes um aumento de 49,1% face ao ano anterior, totalizando 176,2 mil dormidas e 82,2 mil hóspedes, respetivamente.

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 49,6% face ao ano de 2022, que se situaram em 75 milhões de euros, posicionando-se no 28.º lugar com uma quota de 0,3%. 

Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores registados estão num nível acima ao registado nos indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas, que totalizam um aumento de 76,1%, 72,8% e 127,3%, respetivamente.

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

No indicador dormidas, Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes do México que visitam Portugal (55,9%), seguido do Norte (27,8%), do Oeste e Vale do Tejo (4,9%), Algarve (4,3%), Centro (3,3%), Alentejo (1,1%), Madeira (1,0%), Península de Setúbal (0,9%) e Açores (0,6%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI revelam que a economia do México registou um crescimento de 3,2% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra no Médio Oriente (Israel-Hamas), o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento menor na ordem de 1,5% e 1,3%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028 as partidas internacionais dos turistas mexicanos para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,9%, para chegar a um total de 30,5 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas mexicanos no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,8% para o mesmo período.

Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023, foi avaliado o seguinte número de lugares aéreos disponíveis no México para os principais destinos europeus reportado ao período de 1 de abril a 30 de setembro de 2024: Espanha: 550 mil lugares (+9,8%), Reino Unido: 255 mil (-6,0%), França: 245 mil (+15,8%), Alemanha: 170 mil (+7,9%), Turquia: 90 mil (+11,0%) e Itália: 70 mil (+19,3%).

Analisando o volume de capacidade programada desde o México para este inverno 2024-2025 (de 1 de outubro de 2024 a 31 de março de 2025) estima-se um aumento ligeiro de 0,4% face á temporada do inverno 2023-2024. Avaliando o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 600 mil lugares (+7,1%), Reino Unido 245 mil (-7,9%), França: 220 mil (+10,1%), Alemanha: 175 mil (+4,8%), Turquia: 60 mil (+7,1%) e Itália: 45 mil (+16,7%).

A quota de pesquisas de alojamento da Google Destination Insights revela que a Espanha lidera os países europeus com uma quota de 19,6%, seguido da Itália (11,2%), Reino Unido (5,6%), Portugal (4,4%), Grécia (3,5%) e Turquia 3,1%), no período de janeiro a agosto de 2024.

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