JAPÃO
Perfil do mercado
População e caracterização sócio-económica
Em 2024, o Japão tinha 123,79 milhões de habitantes, e estima-se que, em 2029, totalize 120,47 milhões.
Em 2024, o Japão foi a 4.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2024:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
Em 2024, o Japão ocupou o 17.º lugar no ranking dos mercados emissores concentrando uma quota de 1,4% e correspondendo a 22,8 milhões de viagens externas, apresentando um nível superior face ao ano de 2019 (+7,0%).
A Ásia Pacífico concentrou 61,2% do total dos turistas japoneses que viajam para o exterior, a Europa por sua vez totalizou uma quota de 14,7%, em 2024.
Tóquio, Kanagawa, Osaka e Aichi são as principais cidades emissoras de partidas dos turistas japoneses para o estrangeiro, e concentram uma quota de 20%, 12% e 8% e 6% do total de saídas, respetivamente.
Cerca de 92,0% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas japoneses foram por via aérea e 8,0% através de viagens marítimas, em 2024. A estada média no estrangeiro foi de 12,1dias. Os turistas japoneses que viajam em casais, famílias, em grupo e individualmente concentraram quotas de 46,8%, 24,9%, 17,3% e 11,0% respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro.
Nesse ano, a faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 21,7%) seguida da faixa dos mais de 65 anos (20,8%), dos 25-34 anos (20,2%) e dos 35-49 anos (20,1%). A motivação Lazer nesse ano concentrou 78,2% do total das viagens dos residentes do Japão ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 20,4% e outros motivações 1,5%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes japoneses ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 27,2%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 41,1% e a época média com 31,7%.
De acordo com os dados da forwardkeys, Portugal posiciona-se no 34.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado, (Taxa de crescimento +51,5%; quota de 0,2%; 26 890 turistas no período de 5 de fevereiro de 2024 a 2 de fevereiro de2025.
Lisboa posiciona-se no 92.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +49,4%; quota de 0,1%; 29 080 turistas) e Porto no 133.º lugar (Taxa de crescimento +30,8%; quota de 0,1%; 11 839 turistas.
A principal cidade japonesa de origem do voo para Portugal foi Tokyo (quota de 73,3%), seguido de Osaka (17,1%) e outras cidades (6,5%), correspondendo a 26 890 turistas que visitaram Portugal por via indireta de outros aeroportos internacionais, no período em referência (Lufthansa (quota 24,1%, Turkish Airlines (19,3%), Emirates Airline (16,9%), Air France (8,4%) e outras companhias (31,3%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista japonês em Portugal (89,0%) e em Negócios (11,0%). O Turista japonês registou uma permanência média de 7,3 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (37,7%), 4-7 noites (47,2%), 2 semanas (9,6%), 3 semanas (2,3%) e mais de 4 semanas (3,1%).
Dimensão do grupo de turistas japoneses em Portugal :6,6 visitantes em média | 1 pessoa (28,0%); 2 pessoas (29,7%); 3-5 pessoas (10,5%); 6-9 pessoas (3,9%) e +10 pessoas (27,9%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista japonês na sua viagem para Portugal (61 dias) | <15 dias (8,2%); 15-30 dias (30,9%); 31-60 dias (36,4%); 61-90 dias (7,1%) e +91 dias (17,4%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (26,2%). Indireto (73,8%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (10,4%); Retail TA (81,2%), Online TA (8,4%).
Em 2024, os gastos turísticos totalizaram 54,9 mil milhões USD, registando um crescimento na ordem de 109,9% observando-se um nível superior comparativamente ao ano de 2019 (+18,1%). O Japão ocupou a 29.ª posição mundial, com quota de 0,8% (15.º em 2019).
Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (30,2%), seguido dos gastos com o Retalho (23,2%), Alojamento (18,3%) e Restauração (11,1%), foram aqueles que superaram os dois dígitos. O gasto médio diário no exterior de viagem foi de 264,6 USD, reportado ao no de 2024.
Dimensão do mercado em Portugal
O Japão posicionou-se em 2023 como o 33.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota de 0,3%) e ocupou o 37.º no indicador de dormidas (quota de 0,2%).
Este foi o panorama da procura para Portugal observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
As projeções mais recentes do FMI referem que a economia japonesa registou um crescimento de 1,7% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia e guerra no a Guerra no Golfo Pérsico (Israel, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento ligeiramente inferior, na ordem de 0,3% e 1,1%, respetivamente.
De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2025e 2028, as partidas internacionais dos turistas japoneses ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 2,2%, para chegar a um total de 24,67milhões de partidas em 2028.
Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 5,9% para o mesmo período. Fatores como a subida dos preços dos bilhetes de avião e das taxas aéreas, o aumento da duração de voo para evitar sobrevoar espaço aéreo russo, a desvalorização da moeda local yen face ao dólar, constrangeram as a recuperação completa das viagens ao estrangeiro principalmente para destinos mais longincos, no entanto as previsões a partir de 2024 apontam para um aumento significativo do turismo emissor.
Notícias de mercado
Turismo internacional cresce 60% no Japão
O país japonês beneficia do alívio das restrições de viagens na China e do veto do Ocidente aos turistas russos. Depois de recuperar da crise pandémica muito mais tarde do que outros destinos, o Japão vive um ano positivo em 2024 no que diz respeito à receção de turistas internacionais. Nos primeiros sete meses do ano, o país recebeu 21 milhões de visitantes estrangeiros, o que representa um aumento de 61,7% face a 2023 e de 7,4% face a 2019, último ano em que os números não foram afetados pela Encerramento da Covid-19. Os principais mercados emissores no período entre janeiro e julho deste ano foram a Coreia do Sul (5,19 milhões), a China (3,84 milhões), Taiwan (3 ,55 milhões), os Estados Unidos Estados Unidos (1,59 milhões) e Hong Kong (1,55 milhões).
Japão registou aumento expressivo de turistas
De acordo com a Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO), as chegadas de turistas estrangeiros em março de 2024 atingiram um recorde de 3.081.600, representando um aumento de 69,5% em relação ao mês anterior. Esta é a primeira vez que o número de visitantes ultrapassa os 3 milhões num único mês, superando o recorde anterior de 2.991.819 estabelecido em julho de 2019. A Coreia do Sul tem o maior número de turistas que visitam o Japão, com 663,1 mil visitantes, seguida por Taiwan, com 484,4 mil visitantes. A China vem em terceiro lugar, com 452.400 pessoas, com o número de turistas provenientes da China a regressar a 65% do nível pré-pandemia. De acordo com dados recentes da JNTO, os visitantes estrangeiros gastaram um valor recorde de 1.750,5 mil milhões de ienes (10,5 mil milhões de euros) entre janeiro e março de 2024.
Japão regista uma recorde de 2,79 milhões de visitantes em fevereiro devido ao impulso do Ano Novo Lunar
O Japão recebeu 2,79 milhões de visitantes em fevereiro, um recorde para o mês e o maior número para qualquer mês desde o início da pandemia da COVID-19, impulsionados pelas viagens durante os feriados do Ano Novo Lunar. O número de visitantes estrangeiros em negócios e lazer aumentou em relação aos 2,69 milhões de janeiro, revelam os dados da Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO). As chegadas em fevereiro foram 7,1% superiores às de 2019. Durante todo o ano de 2019, o Japão recebeu um recorde de 31,9 milhões de visitantes antes da pandemia.