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Última atualização: novembro 2024

ITÁLIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Itália tinha, em 2023, 58,82 milhões de habitantes e estima-se que, em 2028, totalize os 58,23 milhões.

Em 2023, a Itália foi a 9.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Itália posicionou-se como o 8.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 34 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 2,6% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da GlobalData.

Em 2023, as saídas de turistas italianos para o estrangeiro registaram um crescimento de 23,1% face ao ano anterior, após um aumento considerável de 114,8%, em 2022, mas ainda abaixo de valores de 2019, pré-pandemia (-2,6%). Cerca de 82,2% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Em 2020, o mercado de Itália ocupou a 10.ª posição, correspondendo a 10 milhões de saídas de turistas italianos para o estrangeiro, uma quebra de 70,0% comparativamente a 2019, em resultado da pandemia. Itália em 2019, ocupou o 9.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 35 milhões de viagens para o exterior (+4,1% face ao ano anterior).

TOP 10 destinos | 2023: França (quota: 21,5%), Espanha (14,3%), Grécia (5,5%), Reino Unido (5,0%), Alemanha (4,4%), Áustria (3,0%), EUA (2,8%), Croácia (2,8%), Portugal (2,4%) e Marrocos (2,2%), de acordo com os dados da Globaldata.

O Norte é a principal área emissora dos turistas italianos que viajam para o estrangeiro, concentrando 62,76% do total de viagens realizado pelos residentes italianos em 2022. O Norte abrange Noroeste (região - Piamonte Vale de Aosta, Lombardia, Ligúria) e o Nordeste (Região – Trentino Alto Ádige, Véneto, Friuli-Veneza Júlia, Emilia Romanha), seguido do Centro com uma quota de 22,1% (região - Toscana, Úmbria, Marcas e Lácio), Sul com uma quota de 9,8% (região – Abruzos, Molise, Campânia, Apúlia e Calábria) e das Ilhas com uma quota de 5,4% (região – Sicília e Sardenha).

Por sua vez, 65,4% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas italianos foram por via aérea, 27,5% reportaram a viagens por via terrestre e 7,1% através de viagens marítimas, em 2023.

A estada média no estrangeiro foi de 7,4 dias. Os turistas italianos viajaram em grupo (27,2%), individualmente (25,2%), em família (24,3%) e em casal (23,3%), sendo a faixa etária dos 35 aos 49 anos a mais representativa (quota: 26,6%) seguida pela faixa dos 50-64 anos (20,7%) e pela dos 25-34 anos (17,8%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 83,0% do total das viagens dos residentes da Bélgica ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 12,4%, outros motivos os restantes 4,6%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes italianos ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 40,0%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 31,2% e a época média com 28,8%.

Portugal posiciona-se no 12.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado italiano (Taxa de crescimento +7,9%; quota de 2,3%;358 577turistas), no período de 30 de outubro de 2023 a 27 de outubro de 2024.

Lisboa posiciona-se no 16.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento -1,8%; quota de 1,1%; 173 652 turistas), Porto no 32º lugar (Taxa de crescimento +28,3%; quota 0,8%; 118 262 turistas); Funchal no 144.º lugar (Taxa de crescimento -3,9%; quota de 0,2%; 25 495 turistas) Faro no 173.º lugar (Taxa de crescimento +2,8%; quota de 0,2%; 23 454 turistas, e Ponta Delgada no 208.º lugar (Taxa de crescimento +39,7%; quota de 0,1%; 11 071 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas italianos para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 38,1%), Ryanair (quota 38,0%), Easyjet (13,1%), Wizz Air Malta (5,2%), Lufthansa (1,5%), Sata International (1,2%) e outras (2,9%).

A principal cidade italiana de origem do voo para Portugal foi Milão (quota de 44,9%), seguido de Roma (23,2%), Veneza (10,6%), Bolonha (7,7%), Pisa (3,0%) Nápoles (3,0%), Florença (2,0%), Turim (1,8%) e outras cidades (3,8%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista italiano em Portugal (98,0%) e em Negócios (2,0%).

O Turista italiano registou uma permanência média de 8,7 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (34,1%), 4-7 noites (39,8%), 2 semanas (14,1%), 3 semanas (4,2%) e mais de 4 semanas (7,8%).

Dimensão do grupo de turistas italianos em Portugal :8,3 visitantes em média | 1 pessoa (18,4%); 2 pessoas (30,6%); 3-5 pessoas (23,2%); 6-9 pessoas (4,8%) e +10 pessoas (22,9%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (73,4%).
Indireto (26,6%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (6,8%); Retail TA (82,6%), Online TA (10,6%).

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas italianos registaram um crescimento de 16,4% face ao ano anterior após um aumento de 101,3% em 2022, mas em 2023 já registam um nível superior ao observado em 2019 (+9,4%). Nesse ano o mercado de Itália ocupou a 7.ª posição mundial e a 4.ª no contexto europeu, concentrando uma quota de 2,4%. 

Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (24,7%), seguido dos gastos com a Restauração (24,5%), Retalho (22,1%), Transporte (18,3%), Animação (7,0%), Intermediação Agências de viagens e operadores (2,3%) e Outros Setores (1,2%) e). O gasto médio diário no exterior foi de 166,3 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, a Itália posicionou-se como o 9.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 3,6%) e ocupou o 7.º lugar para o indicador hóspedes (quota 4,5%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Itália em Portugal registaram um acréscimo de 21,2% e os hóspedes um aumento de 22,5% face ao ano anterior, totalizando 1,957,4 mil dormidas e 824,0 mil hóspedes, resultando numa estada média de 2,4 noites.  

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal 

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 27,5% face ao ano de 2022, que se situaram em 676,5 milhões de euros, posicionando-se no 10.º lugar (quota: 2,7%).

Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores já são  superiores nos principais indicadores: hóspedes (+14,1%), dormidas (+14,8%) e receitas turísticas (+42,3%).

No indicador dormidas, a Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes de Itália que visitam Portugal (44,4%), seguida do Norte (18,5%), Algarve (13,6%), Madeira (7,1%), Oeste e Vale do Tejo (5,2%), Centro (4,0%), Açores (3,6%), Alentejo (2,4%) e Península de Setúbal (1,1%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI referem que a economia da Itália registou um crescimento de 0,9% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra do Médio Oriente (Israel–Hamas) o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento similar, na ordem de 0,7%.

De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas italianos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,8%, para chegar a um total de 48,1 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 92% para o mesmo período.

Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2024, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Itália para os principais destinos europeus: Espanha: 6,7 milhões de lugares (+13,8%), Reino Unido: 5,1 milhões (+6,1%), França: 4,8 milhões (+7,58%), Grécia: 2,1 milhões (+12,1%), Portugal 1,0 milhões (+5,6%), e Turquia: 950 mil (+13,5%).

Os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado italiano para Portugal reportadas ao período de outubro de 2024 a março de 2025, apontam para um acréscimo de 13,2% face ao período homólogo anterior.

2024 a 2028 - estimativas

Notícias de mercado

Páscoa e pontes nas agências de viagens ganham as férias no estrangeiro

Análise de Tendências Turísticas segundo o Cst-Centro Studi Turistiche de Florença / Assoviaggi Confesercenti relativo ao período da Primavera e Páscoa de 2025. - Realização de sondagem com 738 agências de viagens para identificar tendências de turismo durante o período da Páscoa e feriados de primavera; - Constata-se um aumento de 3,4% na procura turística em comparação com 2024, apesar de desafios geopolíticos e da inflação; - Estimativa de 545.000 turistas italianos viajando ao exterior, especialmente dentro da Europa, com destaque para cidades históricas como Londres, Paris, Berlim, Lisboa, Madrid, Atenas e Istambul; - Cerca de 60% dos pacotes vendidos foram para destinos internacionais, enquanto 40% se referem a destinos nacionais, com cidades históricas italianas mantendo alta popularidade; - Por sua vez 38,2% das agências revelam um crescimento na procura, 36,4% indicaram estabilidade e 21,8% observaram quebra nas vendas.

10.04.2025 - www.guidaviaggi.it

easyJet comemora nova base e 30 milhões de passageiros em Fiumicino

No dia da inauguração da sua nova base no aeroporto Leonardo da Vinci, a easyJet anuncia que ultrapassou os 30 milhões de passageiros transportados de e para o aeroporto de Roma-Fiumicino desde o início das operações em 2008. A nova base permitirá à easyJet reforçar a presença da companhia no principal aeroporto italiano, com um total de 16 destinos disponíveis para a temporada de verão, dos quais 5 são novos, e um crescimento de capacidade de 35% em relação ao ano passado.

02.04.2025 - www.travelnostop.com

Primavera de pontes, cerca de 50% dos italianos querem partir para férias com mil euros

O ano de 2025 oferece uma oportunidade excecional para fazer uma pausa graças à longa ponte entre abril e maio. Com apenas 7 dias de férias pode-se desligar por 16 dias. E os italianos estão prontos para aproveitar e recuperar energias e proteger-se do stresse no trabalho. De acordo com uma sondagem do People Insight Lab do ING em colaboração com YouGov Italia, 54% dos italianos estão a pensar viajar. 1 em cada 4 italianos já planeou a viagem, enquanto 28% estão a pensar fazê-lo, mas ainda não a organizaram. Entre os que vão partir para a megaponte, a grande maioria (70%) atribuiu um orçamento máximo de 1.000 euros por pessoa, implementando estratégias de poupança específicas para poder fazer uma pausa. A Itália é o destino mais popular para a superponte, mas 1 em cada 4 viajantes disse querer viajar na Europa, enquanto uma minoria optará por destinos fora do continente europeu, com uma clara preferência por cidades históricas e estâncias balneares. A vontade de visitar determinado destino é o principal motivador de escolha, seguido da facilidade de acesso e do baixo custo.

02.04.2025 - www.travelnostop.com

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Marcelo Rebanda

Marcelo Rebanda

Coordenador da equipa no mercado

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