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Última atualização: setembro 2024

IRLANDA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Irlanda tinha, em 2023, 5,28 milhões de habitantes e estima-se que, em 2028, atinja os 5,51 milhões.

Em 2023, a Irlanda foi a 28.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Irlanda posicionou-se como o 32.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 9,4 milhões de viagens em 2019, antes da pandemia (+8,2% face a 2018), com uma quota de 0,6% relativamente ao mundo.

Em 2020, registou uma quebra de 74,7% em resultado da pandemia, invertendo-se esta tendência nos anos seguintes, com um crescimento de 3,6% em 2021, consolidando-se em 2022 com um aumento de 263,4% e registando, em 2023, um crescimento de 11,4% face ao ano anterior. 

Em 2023, a Irlanda ocupou o 32.º lugar no ranking dos mercados emissores, concentrando uma quota de 1,2%. Nesse ano, as saídas de turistas irlandeses para o estrangeiro apresentam um nível superior ao registado em 2019 antes da pandemia (+6,1%).

TOP10 | principais destinos estrangeiros da Irlanda, em 2023: Reino Unido (quota: 25,9%), Espanha (24,6%), França (6,6%), Portugal (5,2%), EUA (4,6%), Itália (4,5%), Países Baixos (2,3%), Alemanha (2,3%), Polónia (2,0%) e Grécia (1,7%), segundo dados da Globaldata. Cerca de 89,8% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu. Por sua vez, 86,8% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas irlandeses foram por via aérea, 13,2% reportaram a viagens por via terrestre (eurotúnel) e 3,9% através de viagens marítimas, em 2023.

A estada média no estrangeiro foi de 7,0 dias. Os turistas irlandeses que viajam em família, casais, em grupo e individualmente, concentraram uma quota de 39,5%, 33,9%, 18,2% e 8,4%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 28,8%) seguida da faixa dos 50-64 anos (24,0%) e da dos 25-34 anos (20,2%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 80,3% do total das viagens dos residentes da Irlanda ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 10,9%, outros motivos 8,7%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes irlandeses ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 30,7%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 34,2% e a época média com 35,1%.

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Irlanda registaram um crescimento relevante de 18,1% face ao ano anterior, após um aumento expressivo em 2022 (249,8%), e registam em 2023 um nível superior ao observado em 2019 (+37,7%).

Os gastos de Transporte registaram a quota de mercado mais elevada no exterior (24,0%), seguido dos gastos com o Retalho (23,1%), Alojamento (19,0%) e Restauração (14,3%). O gasto médio diário no exterior foi de 183,8 USD.

Portugal posiciona-se no 5.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado, (Taxa de crescimento +13,6%; quota de 5,6%; 489 009 turistas no período de 28 de agosto de 2023 a 25 de agosto de 2024.

Faro posiciona-se no 3.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +18,6%; quota de 3,8%; 330 008 turistas), Lisboa no 16º lugar (Taxa de crescimento +5,8%; quota 1,4%; 120 001 turistas); Porto no 57.º lugar (Taxa de crescimento +12,6%; quota de 0,4%; 33 2391 turistas e Funchal no 181.º lugar (Taxa de crescimento -40,6%; quota de 0,1%; 5 370 turistas.

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas irlandeses para Portugal foram: Ryanair (quota60,9%), Aer Lingus (quota 35,3%), TAP Air Portugal (3,4%) e outros (0,4%).

A principal cidade irlandesa de origem do voo para Portugal foi Dublin (quota de 79,5%), seguido de Cork (11,7%), Shannon (5,7%), Knock (2,1%) e Kerry Country (1,1%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista irlandês em Portugal (99,8%) e em Negócios (0,2%).

O Turista irlandês registou uma permanência média de 7,4noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (16,4%), 4-7 noites (54,7%), 2 semanas (24,3%), 3 semanas (3,1%) e mais de 4 semanas (1,5%).
Dimensão do grupo de turistas brasileiros em Portugal :4,9 visitantes em média | 1 pessoa (12,3%); 2 pessoas (32,4%); 3-5 pessoas (41,0%); 6-9 pessoas (9,3%) e +10 pessoas (5,0%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (98,8%).
Indireto (1,2%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (13,5%); Retail TA (41,8%), Online TA (44,7%).

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, a Irlanda posicionou-se como o 8.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal com 2,2 milhões de dormidas (quota 4,1%; var.23/22: +12,3%) e ocupou o 10.º lugar para no indicador hóspedes com 524,5 mil turistas (quota 2,9%; var.23/22: +14,7%). 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 20,9% face ao ano de 2022, que se situaram em 1 098,0 milhões de euros, posicionando-se no 6.º lugar com uma quota de 4,4%. 

Comparando 2023 com 2019 antes da pandemia, os valores estão acima nos principais indicadores: hóspedes (+26,8%), dormidas (+21,6%) e receitas (+57,4%). No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Irlanda que visitam Portugal (74,0%), seguido da Grande Lisboa (13,96%), Norte (5,1%) e Madeira (3,7%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

As projeções mais recentes da Comissão Europeia indicam que a economia irlandesa registará um decréscimo de 3,2%, em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, nomeadamente com os conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, bem como o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, mas sobretudo devido ao decréscimo das exportações farmacêuticas e na atividade de produção contratual por parte de empresas multinacionais. Para 2024, perspetiva-se um crescimento de 1,5% e para o seguinte deverá ser superior: +2,5%.

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas dos irlandeses para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,5%, para chegar a um total de 13,4 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,6% para o mesmo período.

Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2024, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Irlanda para os principais destinos europeus: Espanha 2,0 milhões de lugares (-8,1%), Itália: 700 mil (-7,8%), Portugal: 550 mil (-2,5%), Grécia 260 mil (-8,5%), Turquia: 250 mil (-15,8%) e Croácia: 220 mil (-19,2%).

Analisando os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado irlandês para Portugal reportadas ao período de agosto de 2024 a janeiro de 2025, apontam para um crescimento de 8,1% face ao período homólogo anterior.

De acordo com os dados da Google Destination Insights, a quota de pesquisas de voos realizada por turistas irlandeses nas suas viagens para o exterior reportada ao 1 semestre de 2024, posiciona a Espanha na 1º. posição (2024 30,3%; 2023 28,7%), seguida de Portugal (2024 7,7%; 2023 7,7%), França (2024 4,5%; 2023 5,2%), Itália (2024 4,5%; 2023 5,4%) e Grécia (2024 1,7%; 2023 1,7%).

2024 a 2028 - estimativas

Notícias de mercado

Aeroporto de Dublin deve receber cerca de 30 milhões de passageiros para a temporada de verão 2025

O Aeroporto de Dublin poderá receber até 29,5 milhões de passageiros durante a período de verão de 2025, um aumento de quatro milhões em relação ao previsto antes da suspensão do limite de passageiros pelo Tribunal Superior. Um novo relatório confirma novas rotas da Aer Lingus para Nashville e Indianápolis, e da Delta Airlines para Detroit. O período IATA de verão de 2025 no Aeroporto de Dublin decorrerá de 30 de março a 25 de outubro. Este aumento de passageiros reflete a crescente procura e a expansão das rotas aéreas.

19.11.2024 - www.independent.ie

Ryanair reduz meta de crescimento após últimos atrasos da Boeing

A Ryanair reduziu a sua meta de crescimento para 2026, de 215 milhões para 210 milhões de passageiros, devido a atrasos na entrega de novos aviões Boeing. A companhia aérea enfrenta dificuldades com a capacidade de passageiros no Aeroporto de Dublin, o que pode resultar em tarifas elevadas durante o Natal. Além disso, a Ryanair espera que as tarifas na Europa sejam ligeiramente mais baixas no resto do ano, devido à pressão sobre a procura.

07.11.2024 - www.independent.ie

Rotas aéreas da Ryanair para a programação de inverno 2024 com origem no aeroporto de Shannon

A companhia aérea Ryanair lançou oficialmente o seu horário de inverno 2024 a partir do Aeroporto de Shannon, cobrindo 17 rotas, incluindo destinos como Budapeste, Edimburgo, Cracóvia, Liverpool, Londres e Manchester, além de destinos de sol de inverno como Alicante, Lanzarote, Málaga e Tenerife. A Ryanair também adicionou voos extras para cinco das suas rotas mais populares de e para Shannon. Portugal não têm qualquer rota durante o período de inverno, tendo perdido a ligação directa para Faro.

27.09.2024 - www.ittn.ie

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Carlos Pinto de Oliveira

Carlos Pinto de Oliveira

Coordenador de equipa no mercado

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