Mercados
Índia
Caracterização do Mercado para Portugal

A Índia posicionou-se, em 2024, como o 27.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,4%) e ocupa o 25.º para os hóspedes (0,5%). Em 2024, o mercado da Índia registou cerca de 99,3 mil hóspedes (var.24/23: +14,3%) que geraram 223,5 mil dormidas (var.24/23: +10,1%). Destaca-se como o 35.º mercado nas receitas turísticas com 57,3 milhões € (quota: 0,2%) mais 13,2% face a 2023.

No que respeita às dormidas, a Grande Lisboa foi o principal destino dos turistas indianos que visitaram Portugal (56,1%), seguido do Norte (17,4%) e do Algarve (13,0%). Em tipologia, predominaram as dormidas em hotéis (68,0%), seguindo-se o alojamento local (20,1%) e os hotéis-apartamentos (5,6%).

Portugal posiciona-se no 54.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado; Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas indianos para Portugal foram: Emirates Airline (quota: 30,0%), Etihad Airways (23,3%), Lufthansa (19,1%), Swiss (7,5%), Turkish Airlines (5,3%) e TAP (3,6%),. A maioria das operações têm origem nas cidades de Mumbai (quota: 36,9%), seguido de Delhi (35,8%), Mumbai (32,3%), Bengaluru (16,5%), Chennai (5,5%).

De salientar que o turista indiano regista uma permanência média de 15,2 noites em Portugal (ForwardKeys); a maioria compra bilhete de avião através de canais indiretos (quota: 80,0%); e viaja sozinho (29,1%).

Através dos dados da SIBS, a Grande Lisboa concentra 64,7% dos 7,7 milhões de euros em compras efetuados por cartões, com origem na Índia, em 2024. O Norte surge em 2.º lugar (quota: 16,6%), seguido do Algarve (8,9%).

2024 Posição | Variação Homóloga
Hóspedes 0,1M 25º | 14,1%
Dormidas 0,2M 27º | 9,8%
Receitas do Turismo 57,3M€ 35º | 13,2%

Perfil de Mercado
Variação 24/23
1450,9 M População
0,9 %
10123,0 USD PIB per Capita
8,4 %
4,6 % Taxa de Inflação
-0,8 pp
30,0 % Taxa de Poupança
0,0 pp

Índia é um país asiático com 1.450,94 milhões de habitantes em 2024 e foi a 5.ª maior economia a nível mundial.

De acordo com a Globaldata, em 2024, a Índia foi o 11.º mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 2,0% do total da procura turística mundial.  As 4 principais regiões emissoras de turistas indianos para o estrangeiro foram: Nova Deli (quota: 27%), Bombaim (17%), Cochim (11%) e Calecut (8%).

Por sua vez, 98,1% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas indianos, em 2024, foram por via aérea, 1,6% reportaram a viagens por via terrestre e 0,3% por transporte marítimo.

Equipa
Coordenadora da equipa no mercado
Cláudia Matias
Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI referem que a economia da Índia registou um crescimento de 8,2% em 2023, apesar da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios.

Para os anos de 2024 e 2025, perspetiva-se um crescimento de 7,0% e 6,5%, respetivamente. De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas indianos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,6%, para chegar a um total de 39,0 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,2% para o mesmo período.

Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de Verão de 2024 comparativamente a 2023 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2024, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da índia para os principais destinos europeus: Reino Unido: 890 mil lugares (+3,7%); Alemanha: 500 mil (+25,3%); França: 245 mil (+0,7%), Turquia 220 mil (+5,8%) e Itália: 95 mil (+49,8%).

Portugal e Espanha não têm ligações diretas com a Índia, todos os voos para estes países têm pelo menos uma escala na Europa: Turquia e Médio Oriente. De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado indiano para Portugal via outros aeroportos de origem reportadas ao período de março a agosto de 2025, apontam para um decréscimo de 5,9% face ao período homólogo anterior.

TOP10 Destinos | 2024: Emirados Árabes Unidos ocupa a 1.ª posição concentrando uma quota de 13,2%, seguem-se Arábia Saudita (12,0%), Tailândia (8,3%), EUA (7,4%), Kuwait (6,9%), Singapura (5,5%), China (5,2%), Malásia (3,6%), Reino Unido (3,0%) e Indonésia (2,6%). Portugal posicionava-se no 39.º lugar a nível mundial (quota: 0,3%) e no 10.º lugar no contexto europeu (2,2%).

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