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Última atualização: outubro 2023

HUNGRIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Hungria é um país com 9,71 milhões de habitantes em 2022, estimando-se que, em 2025, totalize os 9,70 milhões.

Nesse ano, a Hungria foi a 88.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2019, a Hungria tinha registado 9,7 milhões de viagens, posicionando-se como o 31.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com uma quota de 0,7% do total da procura turística. O ano de 2020 caracterizou-se por uma acentuada crise mundial no Turismo, decorrente da pandemia causada pela Covid-19, o país registou 4,1 milhões de viagens internacionais, uma quebra de 58,3% face a 2019.

Observou-se um acréscimo na ordem de 11,5% em 2021, mantendo-se esta tendência positiva em 2022, com um aumento significativo de 56,3%, mas ainda a um nível muito inferior face ao ano de 2019, na ordem de 27,3%. Em 2022, a Hungria ocupou o 27º lugar no ranking dos mercados emissores concentrando uma quota de 0,8%.

Em 2022, nos fluxos de outbound da Hungria para os seus principais top 10 destinos, a Croácia ocupa a 1º posição concentrando uma quota de 8,1%. Seguem-se Áustria (6,9%), Itália (6,4%), Roménia (5,4%), Reino Unido (3,2%), Alemanha (2,8%), Grécia (2,7%), Espanha (2,6%), Turquia (2,4%) e França (2,3%). Os dados da GlobalData posicionam Portugal no 22.º lugar, com uma quota de 0,5%.

O continente europeu abrangeu 96,8% do total dos turistas provenientes da Hungria que viajam para o estrangeiro. Em 2022, cerca de 30,5% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas húngaros foram realizadas por transporte aéreo e 69,5% por transporte terrestre.

A estada média no estrangeiro foi de 6,0 dias e o tipo de viagem era sobretudo em famílias (quota: 38,7%), em grupo (26,3%), casais (19,6%) e individualmente (15,4%). Ao nível da faixa etária, a mais representativa é a dos 35 aos 49 anos (quota 30,1%), seguida dos 25-34 anos (20,3%) e dos 50-64 anos (18,5%).

Em 2022, a motivação Lazer concentrou 72,7% do total das viagens dos residentes da Hungria ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 24,4% e outros motivos os restantes 3,4%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes da Hungria ao estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com quota de 31,7%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 35,6% e a época média com 32,7%.

Os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas da Hungria no estrangeiro diminuíram consideravelmente em 2020 devido à pandemia, observando-se uma quebra anual de 64,9% face a 2019. Registou-se, no ano seguinte, um acréscimo na ordem de 38,0%, mantendo-se esta tendência em 2022, onde se observou um crescimento relevante de 77,8%, mas ainda aquém ao ano de 2019 (-13,9%).

Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (31,5%), seguido dos gastos com o Transporte (18,4%), Alojamento (15,9%) e Restauração (15,5%). O gasto médio diário no exterior de viagem foi de 57,2 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2022, a Hungria posicionou-se como o 26.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 0,4%) e ocupou o 30.º lugar para o indicador hóspedes (quota 0,4%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas húngaros em Portugal registaram um acréscimo de 114,1% e os hóspedes um aumento de 120,0% face ao ano anterior, totalizando 165,5 mil dormidas e 54,2 mil hóspedes, respetivamente. 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2022, na ordem dos 126,1% face ao ano de 2021, que se situaram em 45,0 milhões de euros, posicionando-se no 32.º lugar com uma quota de 0,2%.

Comparando 2022 com 2019, os valores já são superiores, registando aumentos nos indicadores hóspedes (+3,3%), dormidas (+4,8%) e receitas turísticas (+32,4%).

No indicador dormidas, Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Hungria que visitam Portugal (36,9%), seguido da Madeira (21,2%), Norte (17,9%) e Algarve (9,4%).

Este foi o panorama da procura para Portugal observado no final do ano de 2022:

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI referenciam que a economia húngara registará um crescimento moderado de 0,5% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, com o conflito na Ucrânia, para além do aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 perspetiva-se um aumento superior, na ordem de 3,2%.

De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2023 e 2027, as partidas internacionais dos turistas húngaros ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 6,7%, para chegar a um total de 12,3 milhões de partidas em 2027.

Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,6% para o mesmo período.

Em termos de evolução para os próximos anos do turismo internacional na Hungria, as previsões oficiais deste país apontam um aumento apreciável do número de noites bem como um incremento mais ligeiro na duração das viagens realizada pelos residentes húngaros no exterior.

Notícias de mercado

Boom do turismo esperado na Hungria para setembro e outubro de 2022

O número de reservas em alojamentos hoteleiros na Hungria para setembro e outubro está bem acima do número no mesmo período do ano anterior e sugere que as noites do 4º. trimestre podem exceder os níveis de 2019, antes da pandemia, refere o site de reservas Szallas.hu em uma análise, observando que a receita por quarto disponível em suas reservas aumentou 57% no 2º. trimestre em relação ao mesmo período de 2019. Durante esse período, o número de reservas aumentou 15%, enquanto o número de hóspedes cresceu 13%. No 3º. trimestre, os fins de semana prolongados estão dando um impulso ao setor, mas a falta de hóspedes russos, o mercado de trabalho com restrições e o mau tempo pesaram.

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