FRANÇA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Em 2024, a França tinha 68,50 milhões de habitantes (22.ª posição do ranking mundial e 5ª. na Europa), e estima-se que, em 2029, possa atingir os 69,48 milhões.
No ano de 2024, França foi a 7.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
França posicionou-se como o 5.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 61,1 milhões de viagens em 2024, o que representa uma quota de 3,8% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata.
Em 2024, as saídas de turistas franceses para o estrangeiro registaram um crescimento relevante (11,3%) face ao ano anterior, após um aumento significativo (+16,6%) em 2023, apresentam em 2024 um nível superior ao observado em 2019 antes da pandemia (+5,6%).
Cerca de 74,8% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.
Por sua vez, 61,4% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas franceses foram por via aérea, 37,1% reportaram a viagens por via terrestre e 1,5% através de viagens marítimas, em 2024.
A permanência média global no estrangeiro foi de 7,4 dias. Os turistas franceses que viajam casais, família, individualmente em grupo, concentraram uma quota de 30,9%, 24,0%, 23,6% e de 21,5%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 20,5%) seguida da faixa dos 50-64 anos (19,5%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 83,7% do total das viagens dos residentes franceses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 12,1%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes de França no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 31,8%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 32,5% e época média com 35,7%.
Portugal posiciona-se no 4º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado francês (Taxa de crescimento +5,1%; quota de 5,4%; 1. 281 872 turistas), no período de 8 de abril de 2024 a 6 de abril de 2025.
Porto posiciona-se no 5º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +7,3%; quota de 2,4%; 572 199 turistas), Lisboa no 8º lugar (Taxa de crescimento +0,2%; quota 1,8%; 436 831 turistas); Faro no 37.º lugar (Taxa de crescimento +3,4%; quota de 0,7%; 170 188 turistas), Funchal no 72.º lugar (Taxa de crescimento +23,1%; quota de 0,3%; 82 783 turistas) e Ponta Delgada no 197.º lugar (Taxa de crescimento +9,8%; quota de 0,1%; 17 960 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas da França para Portugal: Easyjet (quota 23,8%), Ryanair (quota 22,3%), Transavia France (20,2%), Tap Air Portugal (18,3%), Air France (7,9%), Vueling (3,1%), Volotea (3,0%), Sata International (1,0%) e outras Companhias aéreas (0,4%).
A principal cidade francesa com origem do voo para Portugal foi Paris (quota de 54,5%), seguido de Lyon (10,9%), Nantes (6,6%), Marseille (6,1%), Toulouse (5,6%), Bordeaux (5,5%), Nice (3,4%), Lille (1,2%) e outras cidades (6,2%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista francês em Portugal (98,7%) e em Negócios (1,3%).
O Turista francês registou uma permanência média de 11,4 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (29,0%), 4-7 noites (37,8%), 2 semanas (14,6%), 3 semanas (5,6%) e +4 semanas (13,0%).
Dimensão do grupo de turistas francês em Portugal :4,8 visitantes em média | 1 pessoa (24,5%); 2 pessoas (35,3%); 3-5 pessoas (27,5%); 6-9 pessoas (4,1%) e +10 pessoas (8,7%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista francês na sua viagem para Portugal (53 dias) | <15 dias (33,8%); 15-30 dias (17,9%); 31-60 dias (20,4%); 61-90 dias (14,2%) e +91 dias (13,7%)
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (85,8%).
Indireto (14,2%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (9,9%); Retail TA (40,1%), Online TA (50,0%).
Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas franceses registaram um crescimento de 17,3%% face ao ano anterior, e nesse ano registam um nível superior ao observado em 2019 (+8,1%). Nesse ano, o mercado francês ocupou a 5.º posição mundial, concentrando uma quota de 3,3%
Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (23,2%), seguido dos gastos com o Alojamento (20,8%), Retalho (19,6%), Intermediação TO e AV (19,0%), Restauração (12,4%), Animação (4,7%) e Outros Setores (0,3%). O gasto médio per capita no exterior foi de 268,2 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2024, França posicionou-se como o 5.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido quer pelo indicador dormidas (quota 8,0%) quer para o indicador hóspedes (quota 8,5%).
As receitas turísticas posicionaram-se no 2.º lugar com uma quota de 11,7%.
Este foi o panorama verificado no final do ano de 2024:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI revelam que a economia de França registou um crescimento de 1,1% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra no Médio Oriente (Israel-Hamas), o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento similar na ordem de 1,1%.
De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028 as partidas internacionais dos turistas franceses para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de2,5%, para chegar a um total de 67,6 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas franceses no exterior deverão aumentar a um CAGR de 8,2% para o mesmo período.
De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023 (registará um aumento global de 4,6%), foi avaliado o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus reportado ao período de 1 de abril a 30 de setembro de 2024: Espanha: 5,3 milhões de lugares (+5,2%), Itália: 4,8 milhões (+7,5%), Portugal: 2,8 milhões (-6,3%), Grécia: 1,7 milhões (+11,5%) e Turquia: 1,1 milhões (+10,2%).
Analisando o volume de capacidade programada desde a França para este inverno 2024-2025 (de 1 de outubro de 2024 a 31 de março de 2025) estima-se um aumento ligeiro de 0,4% face á temporada do inverno 2023-2024. Avaliando o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 3,9 milhões de lugares (-3,8%), Itália: 3,7 milhões (+70,1%), Reino Unido: 3,2 milhões (+0,5%), Portugal: 2,1 milhões (+9,2%), Turquia: 950 mil (-7,6%) e Grécia: 250 mil (-9,1%).
De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado francês para Portugal reportadas ao período de abril a setembro de de 2025, apontam para um decréscimo de 9,0% face ao período homólogo anterior.
Em 2024, o TOP 10 dos destinos dos turistas franceses quando viajam para o estrangeiro: Espanha (quota 19,8%), Itália (14,0%), Reino Unido (5,0%), Alemanha (3,2%), Grécia (3,1%), EUA (3,0%), Portugal (2,9%), Bélgica (2,4%), Marrocos (2,3%) e Turquia (1,8%) de acordo com os dados da Globaldata.
Notícias de mercado
As regiões vinícolas francesas receberam 10 milhões de turistas em 2024
Enoturismo na França vive um grande momento. A cada ano, cerca de 10 milhões de visitantes, sendo 4,2 milhões provenientes do exterior, que exploram as regiões vinícolas francesas. A experiência vai além da simples degustação de vinhos, com o Barômetro Opodo 2025 apontando que 43% dos franceses realizaram viagens curtas de lazer em 2024, destacando o desejo de explorar e vivenciar experiências práticas. Aproximadamente metade dos turistas (48%) escolheu explorar as regiões vinícolas em casal, acrescentando um toque romântico. As atividades incluem passeios pelos vinhedos e degustações, e muitos acabam gastando significativamente: um em cada três visitantes gasta entre 50€ e 100€, e outro terço desembolsa de 100€ a 500€. Dentre as regiões vinícolas, a Nouvelle-Aquitaine segue sendo a mais visitada, com 6 milhões de turistas em 2024. Regiões como Médoc e Saint-Émilion continuam atraindo turistas com suas renomadas rotas de degustação. A região do Champagne também se destaca, recebendo cerca de 3,5 milhões de visitantes.
O ano de 2024 do turismo francês teve bastantes contrastes
O turismo francês, caracterizado por contrastes significativos em termos de categorias de produtos, estações do ano e regiões. No entanto, o sector tem demonstrado, em geral, uma boa resiliência e resultados ligeiramente melhores do que em 2023. Os aumentos de preços que se seguiram à pandemia de Covid, que impulsionaram as receitas, começam agora a diminuir. Em 2024, o setor do alojamento em França registou um aumento de 1,6% no volume de negócios, com os hotéis a crescerem 1,5% e as residências turísticas e as vivendas de férias 1,8%. O aumento de 3,2% dos preços ajudou a compensar uma queda de um ponto na taxa de ocupação. Os preços dos hotéis em França aumentaram 30% em comparação com 2019. Em 2024, o volume de negócios franceses relacionados com reservas de férias turísticas aumentou 3,4%. Este crescimento foi impulsionado pelo aumento do gasto médio por viagem, que atingiu 1.795€, refletindo um aumento de 3,7%. Este aumento ajudou a compensar uma ligeira queda nas reservas, que caíram 0,1%.
Transavia inaugura rota entre Faro e Bordéus no verão de 2025
A Transavia France vai lançar uma nova rota entre Faro e Bordéus a 7 de julho de 2025. Os bilhetes para os voos entre Faro e Bordéus estarão à venda a partir de 22 de novembro. A companhia anunciou ainda que a ligação entre Porto e Bordéus, com inauguração prevista para 13 de dezembro deste ano, passa a ser oferecida ao longo de todo o ano. Os voos entre Porto e Bordéus serão também operados duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras.
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