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Última atualização: janeiro 2025

ESTADOS UNIDOS

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Os Estados Unidos são um país com 336,48 milhões de habitantes em 2024, estimando-se que, em 2029, possa atingir os 343,75 milhões (3.º lugar no ranking mundial).

Nesse ano, os EUA foram a 1.ª maior economia a nível mundial, segundo dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Os EUA posicionaram-se como o 1.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 125 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 10,0% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata.

Em 2023, as saídas de turistas norte-americanos para o estrangeiro registaram um crescimento considerável (+27,7%) face a 2022 e apresentam um nível ligeiramente inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-1,7%). Cerca de 30,0% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Os principais Estados norte-americanos emissores foram nesse ano, a Flórida com uma quota de 16,8%, seguido da Califórnia (11,8%) e de Nova Iorque (11,4%).

Por sua vez, 55,0% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas norte-americanos foram por via aérea, 44,2% reportaram a viagens por via terrestre e 0,8% através de viagens marítimas, em 2023.

A estada média no estrangeiro foi de 17,8 dias. Os turistas dos EUA viajam, sobretudo, individualmente (55,7%), seguindo-se em casal (21,1%), família (15,6%) e em grupo (7,6%). Nesse ano, a faixa etária dos 50 aos 64 anos foi a mais representativa (quota 31,5%) seguida da faixa dos 35-49 anos (26,3%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 83,4% do total das viagens dos residentes norte americanos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 9,5%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes norte-americanos no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 27,3%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 36,8% e época média com 35,9%.

Portugal posiciona-se no 17.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado (Taxa de crescimento +17,2%; quota de 1,4%; 1 110 529 turistas) no período de 22 de janeiro de 2024 a 19 de janeiro de 2025.

Lisboa posiciona-se no 23.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +15,5%; quota de 1,0%; 816 068 turistas), Porto no 90º lugar (Taxa de crescimento +21,7%; quota 0,3%; 204 352 turistas); Ponta Delgada no 205.º lugar (Taxa de crescimento +12,0%; quota de 0,1%; 39 493 turistas) Faro no 260.º lugar (Taxa de crescimento +29,0%; quota de 0,03%; 21 092 turistas) e Funchal no 298.º lugar (Taxa de crescimento +51,2%; quota de 0,02%; 16 759 turistas.

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas norte americanos para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 28,8%), United Airlines (20,9%), Delta Airlines (15,3%), American Airlines (8,1%), Sata International (4,1%), British Airways (4,1%), Air France (3,3%), Klm Royal Dutch Airlines (3,2%), Lufthansa (3,0%), Air Canada (2,8%) e outras (6,2%).

A principal cidade norte-americana de origem do voo para Portugal foi Nova Iorque (quota de 25,5%), seguida de Boston (10,5%), Washington (7,3%), San Francisco (6,0%), Chicago (5,4%), Miami (4,5%), Los Angeles (4,4%), Atlanta (2,4%), Dallas (2,1%), e outras cidades (31,9%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista norte americano em Portugal (93,3%) e em Negócios (6,7%).

O Turista norte-americano registou uma permanência média de 9,8 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (9,4%), 4-7 noites (49,0%), 2 semanas (29,8%), 3 semanas (6,1%) e mais de 4 semanas (5,9%).

Dimensão do grupo de turistas norte americanos em Portugal: 3,1 visitantes em média | 1 pessoa (25,3%); 2 pessoas (45,1%); 3-5 pessoas (23,6%); 6-9 pessoas (2,9%) e +10 pessoas (3,1%).

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista norte americano na sua viagem para Portugal (93 dias) | <15 dias (5,2%); 15-30 dias (8,3%); 31-60 dias (21,5%); 61-90 dias (19,0%) e +91 dias (46,0%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (63,1%). Indireto (36,9%)

Tipo de agências de viagens Corporate TA (13,0%); Retail TA (62,4%), Online TA (24,6%). 

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem nos EUA registaram um crescimento significativo de 31,7% face ao ano anterior, e regista um nível superior ao observado em 2019 (+12,3%).

Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (27,5%), seguido dos gastos com o Transporte (26,6%), Alojamento (14,7%) e Restauração (10,2%). O gasto médio per capita no exterior foi de 144,5 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Os EUA posicionaram-se, em 2023 como o 3.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota de 11,2%) e o 5.º no indicador de dormidas (quota de 8,6%). 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI indicam que a economia norte americana registou um crescimento de 2,9% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, em particular o conflito na Ucrânia e a Guerra no Golfo Pérsico (Israel), o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se para o ano de 2024 e 2025 um crescimento na ordem de 2,8% e 2,2%, respetivamente.

No 1º. semestre de 2024, a Europa foi responsável por 19,7% das viagens internacionais realizadas por residentes nos EUA, consolidando assim a sua posição como o principal destino internacional de longo curso para os americanos, com um aumento de 8 ,7% face a 2023 (não obstante as viagens internacionais nos EUA são limitadas pela forte concorrência do mercado doméstico e de países vizinhos, como o México e o Canadá). A população viajante dos EUA atingiu um recorde histórico de 178 milhões de pessoas, representando 73% da população adulta (Phocuswright).

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas dos EUA para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 6,0%, para chegar a um total de 177,0 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas dos EUA no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,5% para o mesmo período. 

De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado norte americano para Portugal reportadas ao período de janeiro a junho de 2025, apontam para um acréscimo de 4,3% face ao período homólogo anterior.

As estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 (1 de abril a 30 de setembro de 2024) face á de 2023 para o mercado norte americano, revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis em voos diretos desde os EUA: Reino Unido: 7,3milhões de lugares (+1,4%), Alemanha: 3,8 milhões (+8,7%), França: 3,1 milhões (+9,2%), Itália: 2,1 milhões (+22,7%) e Espanha: 1,8 milhões (+17,8%).

De acordo com as pesquisas de voos da Google Destination Insights reportadas ao 1.º quadrimestre de 2024, em termos do número de pesquisas nos principais mercados europeus, Reino Unido concentra uma quota de 7,7%, Itália (4,0%), França (4,0%), Espanha (2,9%) e Alemanha (1,7%), a Europa concentra um total de 20,3% de quota.

Notícias de mercado

EUA a perder turistas internacionais, segundo o relatório do WTTC

Os Estados Unidos da América (EUA) poderão ver a indústria hoteleira perder até 12,5 mil milhões de dólares (cerca de 11,2 mil milhões de euros) este ano em receitas provenientes do turismo internacional, com o total a descer para 169 mil milhões de dólares (valor a rondar os 151 mil milhões de euros) em 2025, face aos 181 mil milhões de dólares (cerca de 162 mil milhões de euros) registados em 2024, segundo dados avançados pelo World Travel & Tourism Council (WTTC). Estes números representam uma queda de 22,5% em relação ao pico de gastos internacionais nos EUA, que foi de 217,4 mil milhões de dólares (mais de 191 mil milhões de euros) em 2019, de acordo com o mais recente relatório de Impacto Económico da do WTTC. Os dados mostram que, em março, os EUA foram visitados por 2,4 milhões de turistas internacionais, com todas as regiões do país a registarem quebras, com a Europa a cair 17,2%, a América Central registou uma queda de 23,9%, enquanto México e América do Sul desceram 23,2% e 10,4%, respetivamente.

14.05.2025 - www.publituris.pt

Tendência das viagens dos turistas norte americanos para a Europa 2025

Principais destinos e tendências por parte dos turistas norte americanos para 2025: Destinos mais visitados: Londres, Paris, Roma e Dublin devem manter suas posições como os destinos mais populares entre os turistas dos EUA em 2025. Crescimento de cidades menores: Cidades como Berlim, Porto, Bilbao e Faro devem experimentar aumentos no número de turistas, com algumas subindo posições no ranking. Declínio em destinos tradicionais: Londres deve registrar uma quebra ligeira de 2% no número de turistas dos EUA, enquanto Reykjavik pode sofrer um decréscimo mais acentuado na ordem de 12%. Mudanças nas preferências dos turistas: As nações nórdicas estão ganhando mais turistas dos EUA, com Helsinque e Copenhague apresentando aumentos no número de visitantes. Helsinque, por exemplo, deve ter um aumento de 16%, devido a uma maior oferta de voos diretos e mudanças nos padrões de viagem.

31.03.2025 - www.tourism-review.com

AAA Travel prevê que 19 milhões de norte-americanos embarquem num cruzeiro este ano

A agência de viagens AAA Travel prevê que 19 milhões de norte-americanos façam um cruzeiro este ano, um aumento de 4,5% face a 2024, ano em que 18,2 milhões de norte-americanos embarcaram num cruzeiro. A AAA Travel refere que 72% dos passageiros tem como destino as Caraíbas, enquanto 5% embarca com destino ao Mediterrâneo. O destino Caraíbas sofreu algumas quedas em 2022 e 2023, à medida que os cruzeiros para o Alasca e o Mediterrâneo aumentaram. Este ano, 6% dos norte-americanos planeia rumar ao Alasca. A agência revelou ainda que os cruzeiros mais curtos nas Caraíbas estão a ganhar popularidade. Embora a maioria dos itinerários de cruzeiros seja de 6 a 8 dias, 18% dos itinerários de cruzeiros este ano varia de 2 a 5 dias.

28.01.2025 - www.tnews.pt

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