CHINA
Perfil do mercado
População e caracterização sócio-económica
Em 2024, a China tinha 1 408,3 milhões de habitantes. Estima-se que a sua população totalize 1 397,8 milhões em 2029.
Em 2024, a China foi a 2.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
Em 2024, a China ocupou o 1º lugar no ranking mundial dos mercados emissores concentrando uma quota de 10,2%, totalizando 162,2 milhões de viagens, observando-se um nível superior face ao registado em 2019 (+5,1%).
Portugal posiciona-se no 29º lugar com uma quota de 0,2% e no continente europeu ocupa o 12º lugar. Cerca de 83,6% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente asiático, o continente europeu abrange 11,5%.
As principais áreas emissoras de turistas internacionais coincidem com as chamadas cidades urbanas com maiores níveis de rendimento per capita e industrialização do país, como Cantão, Xangai, Pequim, Jiangsu, Zhejiang e Fujian se converteram nas principais emissoras de turistas, só Cantão concentra 67,5% do turismo emissor.
TOP10 destinos: Hong Kong ocupa a 1º posição concentrando uma quota de 10,4%, seguem-se Macau (8,6%), Tailândia (7,1%), Japão (6,1%), Coreia do Sul (3,9%), Malásia (2,0%), EUA (1,7%), Indonésia (1,2%), Alemanha (1,0%) e Emirados Árabes Unidos (0,9%). Portugal posiciona-se no 29º lugar com uma quota de 0,2% e no continente europeu ocupa o 12º lugar.
Por sua vez, 20,1% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas chineses foram por via aérea, 73,1% reportaram a viagens por via terrestre e 6,8% através de viagens marítimas, em 2023.
A estada média no estrangeiro foi de 7,4 dias. Os turistas chineses que viajam em famílias, grupo, casais e individualmente, concentraram uma quota de 53,0%, 24,7%, 14,0% e 8,3% respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 15 aos 24 anos é a mais representativa (quota 27,1%) seguida da faixa dos 25-34 anos (24,5%) e da dos 35-49 anos (18,1%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 75,9% do total das viagens dos residentes da China ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 20,1% e outros motivos os restantes 4,0%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes chineses ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 26,0%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 41,9% e a época média com 32,1%.
Em 2024, os Gastos Turísticos totalizaram 131,5 mil milhões USD, observou-se um aumento expressivo na ordem de 150,7% face ao ano anterior, e registam um nível superior ao observado em 2019 (+13,7%). Nesse ano, o mercado chinês ocupou a 1.º posição, concentrando uma quota de 14,4%.
Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (29,5%), seguido dos gastos com o Transporte (16,1%), a Intermediação Agências de viagens e operadores (14,7%), da Restauração (11,4%) e do Alojamento (9,5%), em 2024. O gasto médio diário no exterior de viagem foi de 286,6 USD.
Portugal posiciona-se no 58.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado, (Taxa de crescimento +19,4%; quota de 0,1%; 12 754 turistas no período de 17 de junho de 2024 a 15 de junho de 2025.
Lisboa posiciona-se no 96.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +17,7%; quota de 0,1%; 11 464 turistas) e Porto no 246.º lugar (Taxa de crescimento +31,8%; quota de 0,02%; 1 155 turistas.
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas chineses para Portugal foram: Beijing Capital Arlines (quota 47,3%), Emirates Airline (quota 18,3%), Lufthansa (quota 12,1%), Turkish Airlines (4,6%), Klm Royal Dutch Airlines (4,1%), Air France (3,9%) e outras (9,7%).
A principal cidade chinesa de origem do voo para Portugal foi Hangzhou (quota de 45,4%), seguido de Shanghai (22,7%), Beijing (20,4%), Guangzhou (6,6%) e outras cidades (4,9%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista chinês em Portugal (90,8%) e em Negócios (9,2%).
O Turista chinês registou uma permanência média de 18,8 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (9,1%), 4-7 noites (32,2%), 2 semanas (27,6%), 3 semanas (10,5%) e mais de 4 semanas (20,6%).
Dimensão do grupo de turistas chineses em Portugal : 11,1 visitantes em média | 1 pessoa (21,5%); 2 pessoas (19,5%); 3-5 pessoas (17,8%); 6-9 pessoas (5,1%) e +10 pessoas (36,0%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista chinês na sua viagem para Portugal (40 dias) | <15 dias (22,3%); 15-30 dias (21,0%); 31-60 dias (33,9%); 61-90 dias (15,2%) e +91 dias (7,7%)
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (43,6%).
Indireto (56,4%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (10,1%); Retail TA (44,6%), Online TA (45,3%).
Dimensão do mercado em Portugal
A China posiciona-se, em 2024, como o 14.º mercado turístico para o destino Portugal aferido no indicador hóspedes (quota: 1,5%) e o 17.º no indicador de dormidas (quota: 0,9%).
Nesse ano, em termos de receitas turísticas, o mercado da China ocupa o 22.º lugar (quota de 0,6%).
Este foi o panorama da procura para Portugal observado no final do ano de 2024:
Perspetivas
As projeções mais recentes do FMI referem que a economia da China regista um crescimento de 5,2% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia e no Médio Oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento relevante permanecendo sólido, na ordem de 4,8% e 4,5% respetivamente.
De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas chineses ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 2,8%, para chegar a um total de 183,4 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 3,3% para o mesmo período.
Segundo os dados da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2025 comparativamente a 2024 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2025 foi o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da China para os principais destinos europeus: Itália: 595 mil lugares (+12,9%); Turquia: 420 mil lugares (-+14,4%); Espanha: 330 mil lugares (+35,9%); Grécia: 60 mil lugares (-4,6%) e Portugal: 20 mil lugares (-50,1%).
Os dados da Forwardkeys relacionados com as reservas indiciam que as previsões de passageiros com origem no mercado da China para Portugal reportadas ao período de junho a novembro de 2025, deverão registar um acréscimo (+12,5%) face ao período homólogo anterior.
2024 a 2028 - estimativas
Notícias de mercado
China simplifica regras de entrada para impulsionar turismo e comércio
A partir de 30 de novembro do corrente ano, viajantes da Bulgária, Romênia, Malta, Croácia, Montenegro, Macedônia do Norte, Estônia, Letônia e Japão terão permissão para entrar na China sem visto, com estadias de até 30 dias. Com a adição desses nove países, o número total de nações contempladas pela política de isenção de vistos aumentará para 38 (Portugal está incluído). Antes da pandemia de Covid-19, apenas três países possuíam esse privilégio. No entanto, as restrições impostas durante a crise sanitária resultaram na suspensão da medida, que agora está sendo gradualmente restaurada e ampliada.
China isenta cidadãos portugueses do visto em estadias até 15 dias
A China vai alargar a política de isenção de vistos a cidadãos portugueses em estadias até 15 dias. Portugal passa agora a integrar a lista que abrange outros 16 países europeus. A medida entra em vigor de 15 de outubro até 31 de dezembro de 2025. A integração de Portugal na lista de países que poderão permanecer na China para turismo, negócios ou trânsito durante 15 dias, estando isentos de visto, foi confirmada em comunicado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros chinês. No primeiro semestre de 2024, a China mais do que duplicou o número de turistas estrangeiros, atingindo 14,64 milhões de visitantes internacionais, o que representa um aumento de 152,7% face aos primeiros seis meses de 2023.
China espera que viagens aéreas batam recorde em 2024
No primeiro semestre de 2024, o total de viagens de passageiros no mercado chinês aumentou 9% em relação ao mesmo período de 2019, informou o Conselho de Estado da China. A China espera que as viagens aéreas de passageiros atinjam um recorde em 2024, ultrapassando os níveis anteriores à pandemia. Os voos de passageiros podem atingir os 700 milhões este ano. A projeção para 2024 é superior às 619,6 milhões de viagens aéreas de passageiros registadas no ano passado.