Mercados
Chéquia
Caracterização do Mercado para Portugal

A Chéquia posiciona-se em 2024 como o 19.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota de 0,8%) e ocupa o 21.º no indicador hóspedes (quota de 0,7%) Em 2024, o mercado da Chéquia registou 130,8 mil hóspedes (var.24/23: +8,6%) que geraram 432,2 mil d mil dormidas (var.24/23: +8,0%). Destaca-se como o 23.º mercado nas receitas turísticas com 144,7 milhões € (quota: 0,5%), mais 15,0% face a 2023.

No que respeita às dormidas, a Madeira foi o principal destino nacional dos turistas provenientes da Polónia que visitam Portugal (48,2%), seguido de Grande Lisboa (17,1%), Norte (10,4%), Algarve (9,4%) e Açores (9,2%). Em tipologia, predominaram as dormidas em hotéis (52,5%), seguindo-se o alojamento local (21,2%) e os hotéis-apartamentos (18,1%).

Portugal posiciona-se no 9.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado. Segundo a ForwardKeys, em 2024, a capacidade área disponível cresceu para 374,2 milhares de lugares (var.24/23: +19,1%); sendo 4 companhias aéreas responsáveis por 99,9% da capacidade total: %), TAP Air Portugal (quota: 35,3%), Smartwings (31,3%), easyJet Europe (29,2%) e Eurowings (4,1%). A maioria das operações têm origem na cidade de Praga (98,0%).

De salientar que o turista polaco regista uma permanência média de 12,5 noites em Portugal (ForwardKeys, 2024); a maioria compra bilhete de avião através de canais diretos (quota: 75,1%); e viaja a três a cinco pessoas (32,3%) seguido de duas pessoas (30,6%).

Através dos dados da SIBS, a Grande Lisboa concentra 27,1% dos 32,0 milhões de euros em compras efetuados por cartões, com origem na Polónia, em 2024. É na Madeira que se regista o maior volume de operações em cartão (quota 28,2%), seguido de Grande Lisboa com quota de (27,1%), do Norte (14,4%) e do Algarve (12,2%).

2024 Posição | Variação Homóloga
Hóspedes 0,1M 21º | 8,6%
Dormidas 0,4M 19º | 8,0%
Receitas do Turismo 144,7M€ 23º | 15,0%
Passageiros Desembarcados 0,2M 23º | 20,5%

Perfil de Mercado
Variação 24/23
10,9 M População
0,2 %
50474,9 USD PIB per Capita
2,3 %
2,1 % Taxa de Inflação
-8,6 pp
27,8 % Taxa de Poupança
-0,1 pp

A Chéquia com 10,9 milhões de habitantes, posiciona-se como a 44.ª maior economia a nível mundial e a 13.ª na União Europeia. Representou 2,4% da população e gerou 1,9% do PIB da UE.

De acordo com a Globaldata, em 2024, Chéquia posicionou-se como o 38.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 9,6 milhões de viagens em 2024, o que representa uma quota de 0,6% do total da procura turística mundial. 

Cerca de 86,4% dos fluxos estão concentrados no continente europeu. Por sua vez, 65,0% das viagens ao estrangeiro em 2024 foram realizadas pelos turistas da Chéquia por via terrestre, 35,0% reportaram a viagens aéreas.

Equipa
Gestora de produto
Petra Sochorcova
Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia da Chéquia registou uma contração de 0,1% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, guerra do Médio Oriente o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento na ordem de 1,1% e 2,3%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas da Chéquia deverão crescer a um CAGR de 4,2% para chegar a um total de 11,4 milhões de partidas em 2028. Já os gastos dos turistas da Chéquia no estrangeiro deverão aumentar a um CAGR de 8,5% reportado ao mesmo período.

As viagens ao estrangeiro aumentarão este ano, os checos vão continuar a manter a sua apetência de viajar para o exterior. O aumento de viagens curtas ao estrangeiro irá deve-se a 3 fatores: aumento de ligações aéreas que operam rotas desde a Chéquia, o incremento de preços no país dos serviços de hotelaria e alojamento que se traduz que as viagens ao estrangeiro são mais económicas que em território nacional e a mudança de tendência das prioridades dos residentes checos em descobrir novos destinos.

Chequia.png