CHÉQUIA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Em 2023, a Chéquia tinha 10,95 milhões de habitantes e estima-se que mantenha o mesmo valor em 2025.
Em 2023, a Chéquia foi a 48.ª maior economia a nível mundial, segundo dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2023:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
Em 2019, a Chéquia tinha registado 8,5 milhões de viagens, posicionando-se como o 50.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial (quota: 0,6%). O ano de 2020 caracterizou-se por uma acentuada crise mundial no Turismo, decorrente da pandemia, tendo a Chéquia registado 3,6 milhões de viagens internacionais (-57,2% face a 2019).
Observou-se um acréscimo de 19,4% em 2021, mantendo-se esta tendência positiva em 2022, com um aumento significativo de 77,0%, registando uma subida de 15,2% em 2023, mas apresenta já um nível superior face a 2019 (+4,2%). Em 2023, este país ocupou o 38.º lugar no ranking dos mercados emissores concentrando uma quota de 0,7%.
Top 10 Destinos | 2023: Itália ocupa a 1.ª posição (quota: 15,4%), seguem-se Áustria (13,3%), Croácia (8,8%), Polónia 8,3%), Hungria (6,3%), Eslováquia (7,3%), Alemanha (7,3%), Grécia (4,3%), Turquia (4,1%) e Reino Unido (3,3%). Os dados da GlobalData não detalham Portugal, no entanto, utilizando os dados da OMT nos fluxos de Outbound da Chéquia para os seus principais destinos, Portugal posicionava-se na 17.ª posição com uma quota de 0,6% (44,6 mil turistas), em 2019.
O continente europeu abrangeu 90,1% do total dos turistas provenientes da Chéquia que viajam para o estrangeiro.
Cerca de 35,1% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas da Chéquia foram por rota aérea, 64,9% por via terrestre, em 2023.
A permanência média global no estrangeiro foi de 6,5 dias. Os turistas da Chéquia que viajam em famílias, em grupo, casais, e individualmente, concentraram quotas de 30,3%, 26,8%, 26,3% e 16,6% respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro.
Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 27,5%) seguida da faixa dos 50-64 anos (23,1%) e dos mais de 65 anos (16,7%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 89,3% do total das viagens dos residentes da Chéquia ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 7,8% e outros motivos os restantes 2,8%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes da Chéquia ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com quota de 37,7%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 27,7% e a época média com 34,6%.
Portugal posiciona-se no 9.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado da Chéquia (Taxa de crescimento +17,4%; quota de 3,5%;73 047 turistas), no período de 20 de novembro de 2023 a 17de novembro de 2024.
Lisboa ocupava a 15.ª posição em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +53,7%; quota de 1,4%; 30 134 turistas), Funchal no 24º lugar (Taxa de crescimento -20,7%; quota 0,9%; 19 213 turistas); Porto no 42.º lugar (Taxa de crescimento +8,5%; quota de 0,6%; 12 237 turistas) Ponta Delgada no 80.º lugar (Taxa de crescimento +103,5%; quota de 0,3%; 7 174 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas da Chéquia para Portugal: Tap Air Portugal (quota 33,6%), Smartwings (quota 25,4%), Easyjet (21,8%), Eurowings (6,1%), Lufthansa (3,8%), Swiss (2,8%), Brussels Airlines (2,2%), Klm Royal Dutch Airlines (1,5%) e outras Companhias aéreas (2,8%).
A principal cidade da Chéquia de origem do voo para Portugal foi Praga (quota de 97,5%), seguido de Brno (2,5%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista da Chéquia em Portugal (98,8%) e em Negócios (1,2%).
O Turista da Chéquia registou uma permanência média de 12,5 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (16,4%), 4-7 noites (42,2%), 2 semanas (21,9%), 3 semanas (6,2%) e +4 semanas (13,3%).
Dimensão do grupo de turistas da Chéquia em Portugal :6,4 visitantes em média | 1 pessoa (15,4%); 2 pessoas (30,6%); 3-5 pessoas (32,3%); 6-9 pessoas (6,7%) e +10 pessoas (15,0%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista da Chéquia na sua viagem para Portugal (49 dias) | <15 dias (24,9%); 15-30 dias (15,1%); 31-60 dias (20,4%); 61-90 dias (16,9%) e +91 dias (19,6%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (75,1%).
Indireto (24,9%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (4,9%); Retail TA (55,0%), Online TA (40,1%).
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Chéquia registaram um crescimento de 18,9% face ao ano anterior, e observa-se um nível superior ao observado em 2019 (+18,7%).
Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (35,0%), seguido dos gastos com a Restauração (23,5%), Transporte (19,1%) e Retalho (10,3%). O gasto médio diário no exterior de viagem foi de 94,7 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, a Chéquia posicionou-se como o 19.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 0,7%) e ocupou o 21.º em hóspedes (quota 0,7%).
Em 2023, o mercado da Chéquia registou 120,4 mil hóspedes que geraram 400,0 mil dormidas. Estes valores conduziram a acréscimos de 24,1% e 25,1%, respetivamente, face ao ano anterior.
Destaca-se como o 23º. mercado em termos de receitas turísticas com um valor de 127,4 milhões € (quota de 0,5%), registando um aumento de 36,2% comparativamente ao ano de 2022.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores são superiores nos indicadores dos hóspedes, dormidas e nas receitas turísticas, onde se observou um acréscimo de 89,3%, 93,4% e 130,9%, respetivamente.
No indicador dormidas, a Madeira é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Chéquia que visitam Portugal (51,4%), seguido de Grande Lisboa (15,8%), Norte (11,4%), Algarve (10,0%), Açores (6,1%), Oeste e Vale do Tejo (2,1%), Centro (1,6%), Alentejo (1,0%) e Península de Setúbal (0,8%).
Este foi o panorama da procura para Portugal observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI referenciam que a economia da Chéquia vai registar uma contração de 0,1% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, sobretudo do conflito na Ucrânia, para além do aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para os anos de 2024 e 2025, perspetiva-se um crescimento de 1,1% e 2,3%, respetivamente.
De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas da Chéquia ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,6%, para chegar a um total de 12,4 milhões de partidas em 2028.
Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de % para o mesmo período.
As viagens ao estrangeiro aumentarão este ano, os checos continuarão a manter a sua apetência de viajar para o exterior. O aumento de viagens curtas ao estrangeiro irá deve-se a 3 fatores: aumento de ligações aéreas que operam rotas desde a Chéquia, o incremento de preços no país dos serviços de hotelaria e alojamento que se traduz que as viagens ao estrangeiro são mais económicas que em território nacional e a mudança de tendência das prioridades dos residentes checos em descobrir novos destinos.
Notícias de mercado
Praga vê uma retoma gradual do turismo
O turismo representava quase um terço do PIB checo antes da pandemia e os hóspedes finalmente começaram a retornar à capital histórica do país. Mas a guerra na Ucrânia e o COVID-19 significam que as coisas ainda não voltaram ao normal. De acordo com dados do Escritório de Estatísticas da Chéquia, o país recebeu 2,8 milhões de visitantes no 1º. trimestre de 2022, um aumento acentuado em comparação com os meros 280.000 visitantes registados em todo o ano passado. O número de turistas que viajam para Praga de janeiro a março de 2022 foi inferior a metade face ao mesmo período de 2019. Alemanha, que tem sido o maior país emissor de turistas que viajam para Praga nos últimos anos, viu apenas 234.290 pessoas cruzarem a fronteira, em comparação com 407.558 pessoas nos primeiros três meses de 2019. Outros países vizinhos, como Polónia e Eslováquia, também países emissores importantes de turistas amantes de Praga, registou quebras semelhante semelhantes. A pandemia em curso continua nos países asiáticos e faltam os turistas da China, Índia e outros. A guerra na Ucrânia é outro obstáculo. Mais de 130.000 russos visitaram em janeiro-março de 2019, mas não conseguem mais vistos ou voos.
A rota Porto e Praga ligados pela companhia aérea easyJet
A companhia low cost easyJet operou pela primeira vez para Praga, capital da Chéquia através de um voo com partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A ligação entre o Porto e Praga será assegurada por dois voos semanais, às 4ª feiras e sábados. Os voos estão disponíveis até ao dia 29 de outubro de 2022, com tarifas de ida a partir de 41€ por pessoa.
Chéquia levanta todas as restrições inerentes às viagens, mas não se deslumbra ainda um rápido crescimento do setor turístico.
A Chéquia também está entre os países que optaram por uma abordagem mais liberal em relação à pandemia, pois o número de infeções de COVID continua a descer. A partir de 9 de abril, o país deixou de exigir o certificado de vacinação ou teste pré-voo, para as viagens nas suas fronteiras. Ao mesmo tempo, as restrições internas também são praticamente inexistentes. Não há regulamentação de lotação em museus ou restaurantes, enquanto as máscaras não são mais obrigatórias em espaços fechados, bem como no transporte público. Embora os hotéis ainda estejam com apenas 55% dos lucros alcançados em 2019, a variante Omicron afetou o setor apenas parcialmente. Os restaurantes também estão registando um regresso de clientes e, ao contrário dos hotéis, esse setor está apenas a cerca de 24% abaixo dos níveis de 2019. A ocupação dos hotéis ainda está abaixo das expectativas, apesar do cancelamento das restrições de viagem e dos sinais de recuperação, devendo-se em parte à guerra na Ucrânia, bem como da alta inflação. Os aumentos de preços afetaram um total de 68% dos hotéis no país. Quase um terço dos hotéis ainda não aumentaram seus preços, mas terão que dar esse passo até o final de maio, segundo especialistas. A temporada de primavera não começa de forma positiva para os hoteleiros, exceto nos quatro dias da Páscoa, período mais movimentado em quase todos os lugares. A ocupação média dos hotéis em abril não excederá 50%, refere Vaclav Starek, presidente da Associação de Hotéis e Restaurantes (AHR)