TravelBI
Home / Mercados / Canadá
Última atualização: novembro 2024

CANADÁ

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

O Canadá tinha, em 2023, 40,10 milhões de habitantes e estima-se que, em 2028, atinja os 42,29 milhões.

Em 2023, o Canadá foi a 10.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

O Canadá posiciona-se como o 8.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 35,6 milhões de viagens em 2023 (var.23/24: -2,2%), o que representa uma quota de 2,4% do total da procura turística mundial, segundo a Globaldata.

Em 2020, registou-se uma quebra de 75,8% em resultado da pandemia, e consolida-se esta tendência no ano seguinte, onde se registou um decréscimo de 40,9% em 2021. Em 2022, as saídas de turistas do Canadá para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (+364,6%) face ao ano anterior, e em 2023 o aumento foi mais comedido na ordem de 44,8%, mas apresenta ainda um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-3,9%). Cerca de 17,0% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

O Canadá posiciona-se como o 6.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 34,2 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 2,7% do total da procura turística mundial, de acordo com a Globaldata.

TOP 10 destinos | 2023: EUA (quota: 59,4%), México (6,6%), Reino Unido (2,9%), Itália (2,8%), Cuba (2,8%), França (2,5%), República Dominicana (2,3%), Portugal (1,7%), Espanha (1,5%) e Índia (1,2%). Segundo dados da Globaldata, em 2023, 52,3% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas canadianos foram por via aérea, 47,1% reportaram a viagens por via terrestre e 0,6% por viagens marítimas.

A estada média no estrangeiro foi de 9,8 dias. Os turistas do Canadá que viajam em casais, família, em grupo e individuais concentraram uma quota de 44,5%, 20,5%, 20,2% e de 14,7%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 33,7%), seguida da faixa 35-49 anos (24,0%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 81,1% do total das viagens dos residentes canadenses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 10,7%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes do Canadá no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 27,8%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 39,2% e época média com 33,0%.

Portugal posiciona-se no 11.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado canadiano (Taxa de crescimento +28,8%; quota de 1,7%; 378 572 turistas), no período de 30 de outubro de 2023 a 27 de outubro de2024.

Lisboa posiciona-se no 18.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +28,3%; quota de 1,2%; 271 346 turistas), Porto no 72º lugar (Taxa de crescimento +36,1%; quota 0,3%; 57 802 turistas); Faro no 165.º lugar (Taxa de crescimento +40,3%; quota de 0,1%; 19 487 turistas) Ponta Delgada no 173.º lugar (Taxa de crescimento +4,6%; quota de 0,1%; 18 587 turistas, e Funchal no 253.º lugar (Taxa de crescimento +94,9%; quota de 0,02%; 6 299 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas canadianos para Portugal foram: Air Transat (quota 34,0%), Air Canada (quota 31,4%), Tap Air Portugal (20,2%), Sata International (7,1%), Lufthansa (1,7%), Air France e Klm Royal Dutch Airlines (1,2%) e outros (3,2%).

A principal cidade canadiana de origem do voo para Portugal foi Toronto (quota: 52,9%), seguida de Montreal (27,3%), Vancouver (6,2%), Calgary (2,5%), Ottawa (1,9%) Edmonton (1,7%), Halifax (1,6%), Winnipeg (1,3%), Quebec (1,2%) e outras cidades (3,6%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista canadiano em Portugal (96,2%) e em Negócios (3,8%).

O Turista canadiano registou uma permanência média de 16,0 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (3,5%), 4-7 noites (26,8%), 2 semanas (40,7 %), 3 semanas (13,4%) e mais de 4 semanas (15,6%).

Dimensão do grupo de turistas canadianos em Portugal: 3,6 visitantes em média | 1 pessoa (18,8%); 2 pessoas (46,2%); 3-5 pessoas (27,4%); 6-9 pessoas (3,4%) e +10 pessoas (4,1%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (63,4%).
Indireto (36,6%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (6,9%); Retail TA (77,5%), Online TA (15,6%).

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem no Canadá registaram um aumento significativo de 236,8% em 2022, e um crescimento na ordem de 42,6% em 2023 face ao ano anterior, observa-se já um nível superior ao registado em 2019 (+2,1%).

Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (33,0%), seguido dos gastos com o Transporte (22,7%), Alojamento (15,1%) e da Restauração (12,5%). O gasto médio diário de viagem per capita foi de 142,9 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, o Canadá posicionou-se como o 10.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 2,7%) e ocupou o 9.º lugar para o indicador hóspedes (quota 3,3%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes do Canadá em Portugal registaram um acréscimo de 57,4% e os hóspedes um aumento de 55,0% face ao ano anterior, totalizando 593,3 mil hóspedes que geraram 1.477,2 mil dormidas.

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 46,4% face ao ano de 2022, que se situaram em 591 milhões de euros, posicionando-se no 11.º lugar (quota: 2,3%). 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores são superiores nos indicadores dos hóspedes, dormidas e nas receitas turísticas, onde se observou um acréscimo de 56,3%, 50,0% e 82,4%, respetivamente.

No indicador dormidas, Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes do Canadá que visitam Portugal (40,1%), seguido do Algarve (24,7%), Norte (16,4%), Açores (6,7%), Madeira (4,1%), Oeste e Vale do Tejo (2,6%), Alentejo (2,4%), Centro (2,3%) e Península de Setúbal (0,8%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

 

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia do Canadá registou um crescimento de 1,1% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, em particular com os conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se para os anos de 2024 e 2025, um crescimento na ordem de 1,2%, e 2,3%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas do Canadá para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,8%, para chegar a um total de 48,5 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas do Canadá no exterior deverão aumentar a um CAGR de 10,4% para o mesmo período.

Segundo a OAG Scheludes Analyser considerando a temporada de verão de 2024 (1 de abril a 30 de setembro de 2024) face à de 2023, foi o seguinte o número de lugares aéreos disponíveis do Canadá para os principais destinos europeus: Reino Unido: 1,3 milhões de lugares (+7,9%), França: 1,2 milhões (+8,1%), Alemanha: 850 mil (+9,6%), Itália: 505 mil (+38,3%), Portugal: 390 mil (+28,0%) e Espanha: 310 mil (+37,6%).

As pesquisas de voos da Google Destination Insights reportadas ao ano de 2024 indicam que em termos do número de pesquisas nos principais mercados europeus, o Reino Unido concentra uma quota de 5,1%, França (3,3%), Portugal (2,5%), Itália (2,2%), Espanha (1,3%) e Alemanha (1,0%) são os países europeus que se seguem, a Europa no seu todo concentra um total de 17,1% de quota.

De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado canadiano para Portugal reportadas ao período de outubro de 2024 a março de 2025, apontam para um acréscimo de 21,2% face ao período homólogo anterior.

2024 a 2028 - estimativas

Notícias de mercado

As receitas das transportadoras aéreas canadianas continuam a subir

A receita operacional das 24 maiores transportadoras aéreas canadianas totalizou 8,3 mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 8,1% em comparação com o mesmo trimestre de 2023. As 24 transportadoras aéreas canadianas transportaram 22,0 milhões de passageiros no primeiro trimestre, 21,5 milhões em voos regulares e 436 mil em voos charter. Embora isto represente um aumento de 7,3% em relação ao mesmo trimestre de 2023, foi 5,4% inferior ao nível pré-pandemia em 2019. No primeiro trimestre de 2024, registaram-se 8,8 milhões de passageiros em rotas domésticas e 13,1 milhões de passageiros internacionais. Entre os passageiros internacionais, 5,4 milhões realizaram voos transfronteiriços (entre o Canadá e os Estados Unidos) e 7,8 milhões foram transportados noutros voos internacionais.

30.08.2024 - www.travelpress.com

Fortes sinais de recuperação para viagens e turismo no Canadá

O setor deve contribuir com 162,6 mil milhões USD para a economia canadiana para este ano, um aumento de 17,2% em relação ao ano passado e a uma curta distância do pico anterior que atingiu 173,9 mil milhões USD em 2019. O WTTC também prevê que o Turismo crie 90.000 empregos este ano, recuperando quase todos os empregos perdidos devido à pandemia de COVID-19 para chegar a 1,64 milhão. Os níveis de emprego também estão a uma curta distância do ponto mais alto de 2019.

19.05.2023 - www.wttc.org

Turismo no Canadá vai recuperar significativamente em 2023

O valor gasto realizado por turistas estrangeiros no Canadá aumentou 64%, ascendendo a 23 mil milhões USD no ano passado. Estima-se que os gastos deste ano se aproximem dos 43 mil milhões USD dos gastos registados em 2019. A WTTC prevê que a indústria do turismo aumentará significativamente o PIB do Canadá, contribuindo com mais de 238 mil milhões USD até 2033. Espera-se que esse setor responda por 7% do PIB do país e ofereça oportunidades de emprego para 2,1 milhões de canadianos.

17.05.2023 - www.touris-review,com

Publicações

Próximos Eventos

Sem próximos eventos
Inês Almeida Garrett

Inês Almeida Garrett

Coordenadora da equipa no mercado

Info.Canada@turismodeportugal.pt