CANADÁ
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
O Canadá é um país com 41,29 milhões de habitantes em 2024 e estima-se que, em 2029, atinja os 43,48 milhões.
Em 2024, o Canadá foi a 10.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
O Canadá posiciona-se como o 7.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 39,3 milhões de viagens em 2024, o que representa uma quota de 2,4% do total da procura turística mundial, segundo a Globaldata.
Em 2024, 52,8% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas canadianos foram por via aérea, 46,6% reportaram a viagens por via terrestre e 0,6% por viagens marítimas.
A permanência média global no estrangeiro foi de 9,9 dias. Os turistas do Canadá que viajam em casais, família, em grupo e individuais concentraram uma quota de 44,6%, 20,4%, 20,3% e de 14,7%, respetivamente, do total de viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 50 aos 64 anos, é a mais representativa (quota de 33,6%), seguida da faixa 35-49 anos (24,0%).
TOP 10 dos destinos dos turistas canadenses quando viajam para o estrangeiro: EUA (quota 55,3%), México (6,2%), Cuba (3,0%), Itália (2,9%), Reino Unido (2,7%), República Dominicana (2,3%), França (2,3%), Portugal (1,6%), Espanha (1,4%) e Índia (1,1%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 81,4% do total das viagens dos residentes canadenses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 10,4%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes do Canadá no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 27,5%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 39,4% e época média com 33,1%.
Portugal posiciona-se no 10.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado canadiano, (Taxa de crescimento +17,3%; quota de 1,8%, 337 255 turistas), no período de 6 de maio de 2024 a 4 de maio de 2024.
Lisboa posiciona-se no 17.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +17,2%; quota de 1,2%; 239 826 turistas), Porto no 87º lugar (Taxa de crescimento +17,1,1%; quota 0,2%; 45 852 turistas); Ponta Delgada no 142.º lugar (Taxa de crescimento +0,4%; quota de 0,1%; 22 565 turistas), Faro no 163.º lugar (Taxa de crescimento +30,9%; quota de 0,1%; 17 601 turistas) e Funchal no 246.º lugar (Taxa de crescimento +68,1%; quota de 0,04%; 5 800 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas canadianos para Portugal foram: Air Transat (quota 36,4%), Air Canada (quota 27,4%), Tap Air Portugal (20,7%), Sata International (9,2%), Lufthansa (1,2%), Air France (0,9%) e Klm Royal Dutch Airlines (0,7%) e outros (3,2%).
A principal cidade canadiana de origem do voo para Portugal foi Toronto (quota de 55,7%), seguido de Montreal (27,7%), Vancouver (4,8%), Calgary (2,1%), Ottawa (1,6%) Halifax (1,4%), Edmonton (1,4%), Winnipeg (1,1%), Quebec (1,1%) e outras cidades (2,1%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista canadiano em Portugal (96,8%) e em Negócios (3,2%).
O Turista canadiano registou uma permanência média de 17,6 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (3,1%), 4-7 noites (22,2%), 2 semanas (42,0%), 3 semanas (14,2%) e mais de 4 semanas (18,4%).
Dimensão do grupo de turistas canadianos em Portugal : 3,6 visitantes em média | 1 pessoa (18,6%); 2 pessoas (46,2%); 3-5 pessoas (27,7%); 6-9 pessoas (3,6%) e +10 pessoas (3,8%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista canadense na sua viagem para Portugal (104 dias) | <15 dias (12,1%); 15-30 dias (10,1%); 31-60 dias (18,6%); 61-90 dias (15,8%) e +91 dias (43,4%)
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (68,5%).
Indireto (31,5%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (6,2%); Retail TA (79,6%), Online TA (14,3%).
Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem no Canadá registaram um aumento de 19,4% observa-se já um nível superior ao registado em 2019 (+21,9%).
Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, o Canadá ocupou a 7.º posição mundial, com uma quota de 2,6%
Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (32,3%), seguido dos gastos com o Transporte (22,4%), Alojamento (15,0%) e da Restauração (12,3%). O gasto médio diário de viagem per capita foi de 148,0 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2024, o Canadá posicionou-se como o 10.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 3,1%) e ocupou o 9.º lugar para o indicador hóspedes (quota 3,6%).
Em termos de receitas turísticas, o Canadá posicionou-se no 11.º lugar concentrando uma quota de 2,5%.
Este foi o panorama verificado no final do ano de 2024:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia do Canadá registou um crescimento de 1,2% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, em particular com os conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se para os anos de 2024 e 2025, um crescimento na ordem de 1,3%, e 2,4%, respetivamente.
De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas do Canadá para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 2,8%, para chegar a um total de 43,8 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas do Canadá no exterior deverão aumentar a um CAGR de 6,8% para o mesmo período.
Segundo a OAG Scheludes Analyser considerando a temporada de verão de 2025 (1 de abril a 30 de setembro de 2025) face à de 2024, foi o seguinte o número de lugares aéreos disponíveis do Canadá para os principais destinos europeus: Reino Unido: 1,3 milhões de lugares (+4,8%), França: 1,2 milhões de lugares (+3,3%), Alemanha: 820 mil lugares (-5,3%), Itália: 515 mil lugares (-0,1%), Portugal: 400 mil lugares (+3,8%) e Espanha: 370 mil lugares (+06%).
As pesquisas de voos da Google Destination Insights reportadas ao 1.º trimestre de 2025 indicam que em termos do número de pesquisas nos principais mercados europeus, o Reino Unido concentra uma quota de 5,5%, França (4,0%), Portugal (3,0%), Itália (2,2%), Espanha (1,5%), Alemanha (1,1%) e Grécia (0,8%) são os países europeus que se seguem, a Europa no seu todo concentra um total de 19,2% de quota.
De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado canadiano para Portugal reportadas ao período de maio a outubro de 2025, apontam para um acréscimo de 11,7% face ao período homólogo anterior.
2024 a 2028 - estimativas
Notícias de mercado
As receitas das transportadoras aéreas canadianas continuam a subir
A receita operacional das 24 maiores transportadoras aéreas canadianas totalizou 8,3 mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 8,1% em comparação com o mesmo trimestre de 2023. As 24 transportadoras aéreas canadianas transportaram 22,0 milhões de passageiros no primeiro trimestre, 21,5 milhões em voos regulares e 436 mil em voos charter. Embora isto represente um aumento de 7,3% em relação ao mesmo trimestre de 2023, foi 5,4% inferior ao nível pré-pandemia em 2019. No primeiro trimestre de 2024, registaram-se 8,8 milhões de passageiros em rotas domésticas e 13,1 milhões de passageiros internacionais. Entre os passageiros internacionais, 5,4 milhões realizaram voos transfronteiriços (entre o Canadá e os Estados Unidos) e 7,8 milhões foram transportados noutros voos internacionais.
Fortes sinais de recuperação para viagens e turismo no Canadá
O setor deve contribuir com 162,6 mil milhões USD para a economia canadiana para este ano, um aumento de 17,2% em relação ao ano passado e a uma curta distância do pico anterior que atingiu 173,9 mil milhões USD em 2019. O WTTC também prevê que o Turismo crie 90.000 empregos este ano, recuperando quase todos os empregos perdidos devido à pandemia de COVID-19 para chegar a 1,64 milhão. Os níveis de emprego também estão a uma curta distância do ponto mais alto de 2019.
Turismo no Canadá vai recuperar significativamente em 2023
O valor gasto realizado por turistas estrangeiros no Canadá aumentou 64%, ascendendo a 23 mil milhões USD no ano passado. Estima-se que os gastos deste ano se aproximem dos 43 mil milhões USD dos gastos registados em 2019. A WTTC prevê que a indústria do turismo aumentará significativamente o PIB do Canadá, contribuindo com mais de 238 mil milhões USD até 2033. Espera-se que esse setor responda por 7% do PIB do país e ofereça oportunidades de emprego para 2,1 milhões de canadianos.