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Última atualização: maio 2025

BRASIL

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Brasil é um país com 205,4 milhões de habitantes em 2024 (7.ª posição do ranking mundial), estimando-se que, em 2029, possa atingir os 210,4 milhões.

Nesse ano, o Brasil foi a 8.ª maior economia a nível mundial, segundo dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2024:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2024, o país ocupou o 29.º lugar correspondente a 13,1 milhões e registou um crescimento de 17,4% face ao ano anterior, concentrando uma quota de 1,3%, e já apresenta um nível superior ao registado em 2019 antes da pandemia (+2,5%). Cerca de 49,7% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Por sua vez, 82,4% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas brasileiros foram por via aérea, 16,8% reportaram a viagens por via terrestre e 0,8% através de viagens marítimas, em 2024.

A permanência média global no estrangeiro foi de 10,6 dias. Os turistas brasileiros que viajam em família, grupo, individualmente e casais, concentraram uma quota de 38,5%, 30,8%, 16,1% e 14,6%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 25,6%) seguida da faixa dos 50-64 anos (23,4%) e dos 25 aos 34 anos (18,5%).

TOP10 destinos | 2024 (Globaldata): EUA (quota 16,9%), Argentina (11,3%), Portugal (10,0%), Itália (51%), Espanha (4,6%), Chile (4,4%), Reino Unido (3,1%), México (3,1%) e Uruguai (3,0%). 

A motivação Lazer nesse ano concentrou 75,4% do total das viagens dos residentes brasileiros ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 22,4%, e outros motivos os restantes 2,2%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes do Brasil ao estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 22,7%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 57,8% e a época média com 19,6%.

Portugal posiciona-se no 4.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado (1º no contexto europeu), (Taxa de crescimento -7,4%; quota de 7,7%; 430 693 turistas) no período de 29 de abril de 2024 a 27 de abril de 2025.

Lisboa posiciona-se no 3.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento -8,4%; quota de 6,3%; 354 710 turistas), Porto no 15º lugar (Taxa de crescimento -2,7%; quota 1,3%; 71 103 turistas); Funchal no 157.º lugar (Taxa de crescimento +8,1%; quota de 0,03%; 2 276 turistas), Faro no 167.º lugar (Taxa de crescimento -14,8%; quota de 0,04%; 1 940 turistas), e Ponta Delgada no 295.º lugar (Taxa de crescimento +43,4%; quota de 0,06%; 492 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas brasileiros para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 64,7%), Latam Airlines (quota 20,1%), Azul (7,4%), Iberia (quota 3,5%), Air Europa Lineas Aereas (1,1%), Air France (0,9%) e outros (2,3%).

A principal cidade brasileira de origem do voo para Portugal foi São Paulo (quota de 42,1%), seguido de Rio de Janeiro (14,8%), Recife (6,8%), Belo Horizonte (6,7%), Brasília (5,7%) Fortaleza (4,6%), Salvador (4,2%), Florianópolis (2,6%), Belém (2,4%), Curitiba (1,4%), Natal (1,4%), Porto Alegre (1,2%), Vitoria (1,0%) e outras cidades (5,1%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista brasileiro em Portugal (87,1%) e em Negócios (12,9%).

O Turista brasileiro registou uma permanência média de 19,8 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (8,7%), 4-7 noites (20,7%), 2 semanas (32,2%), 3 semanas (15,5%) e mais de 4 semanas (22,9%).
Dimensão do grupo de turistas brasileiros em Portugal :3,1 visitantes em média | 1 pessoa (29,7%); 2 pessoas (36,9%); 3-5 pessoas (26,2%); 6-9 pessoas (3,8%) e +10 pessoas (3,3%).

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista brasileiro na sua viagem para Portugal (88 dias) | <15 dias (16,0%); 15-30 dias (8,9%); 31-60 dias (14,9%); 61-90 dias (15,0%) e +91 dias (45,3%)

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (68,6%).

Indireto (31,4%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (43,3%); Retail TA (38,5%), Online TA (18,2%).

Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem no mercado brasileiro registaram um crescimento de 15,2% face ao ano anterior, e registam um nível superior ao observado em 2019 (+14,3%). Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, o mercado do Brasil ocupou a 25.º posição mundial com uma quota de 1,0%.

Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (31,3%), seguido dos gastos com o Transporte (30,8%), Restauração (11,0%) e Alojamento (10,9%). O gasto médio diário no exterior foi de 164,7 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2024, o Brasil posicionou-se como o 7.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelos indicadores de dormidas (quota: 4,4%) e de hóspedes (quota 5,6%).

As receitas turísticas em 2024, ascenderam a 1 141 milhões de euros, posicionando-se no 7.º lugar com uma quota de 4,1%.

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2024:

 

Perspetivas

Os dados mais recentes mais recentes do FMI indicam que a economia do Brasil registou um crescimento de 2,9% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra do médio oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025, perspetiva-se um crescimento inferior na ordem de 3,0% e 2,2%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas brasileiros para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 4,1%, para chegar a um total de 15,3 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas brasileiros no exterior deverão aumentar a um CAGR de 7,2% para o mesmo período.

De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado brasileiro para Portugal reportadas ao período de maio a outubro de 2025, apontam para um decréscimo de 2,5% face ao período homólogo anterior.

Se compararmos a temporada de Verão 2025 face ao período homólogo de 2024, para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2025, foi o seguinte o número de lugares aéreos disponíveis do Brasil para os principais destinos europeus: Portugal: 1,6 milhões de lugares (+39,1%), Espanha: 800 mil lugares (+51,4%), França: 620 mil lugares (+41,3%), Itália: 595 mil lugares (+45,6%), Reino Unido: 400 mil lugares (+29,5%) e Alemanha: 390 mil lugares (+29,2%).

 

Estimativas 2024-2028

Notícias de mercado

Turismo gera mais de 60 mil vagas, impulsionando mercado de trabalho brasileiro em 2025

O setor de turismo segue como um dos principais motores de criação de empregos no Brasil. No 1.º trimestre de 2025, foram geradas 62.481 novas vagas formais, segundo dados divulgados pelo site oficial do Ministério do Trabalho e Emprego. A área de alojamento e alimentação liderou esse crescimento, com a criação de 27.333 novos postos. O transporte rodoviário de passageiros gerou 14.590 vagas, e o setor de arte e cultura contratou 9.493 pessoas. O mercado de serviços, que abrange as atividades turísticas, empregou 362.866 pessoas, com predominância de mulheres e jovens entre 18 e 24 anos. Além disso, a Região Sudeste liderou as contratações, com 168.810 novas vagas, seguida pela Região Sul (78.254), Centro-Oeste (50.050), Nordeste (48.702) e Norte (17.046).

06.05.2025 - www.tvbrics.com

Turismo internacional no Brasil bate recorde histórico com 2,4 mil milhões USD em receitas, no primeiro trimestre de 2025

O turismo internacional no Brasil registrou um novo marco histórico. No 1.º trimestre de 2025, os turistas estrangeiro deixaram no país 2,4 mil milhões USD segundo dados divulgados pelo Banco Central e analisados pelo Ministério do Turismo. O número representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2024 e marca o melhor desempenho já registado na série histórica do setor. Além do aumento de receitas, o número de visitantes internacionais também cresceu de forma significativa. No 1.º trimestre de 2025, cerca de 3.739.649 turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil, representando uma subida de 47,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Inflação elevada tem impacto no desempenho do setor de turismo em janeiro de 2025

Atividades ligadas ao setor registraram queda no primeiro mês de 2025, invertendo a tendência positiva observada no ano passado. A alta dos preços tem um impacto negativo no desempenho do setor de turismo no início de 2025, revela a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Atividades ligadas ao setor registaram quebras em janeiro, como o transporte aéreo (-13,3%) e os serviços de alojamento e alimentação (-3%), contrariando as projeções otimistas do fim do ano passado. O turismo vinha em uma curva ascendente desde a retoma pós pandemia, mas o cenário macroeconómico adverso, com juros elevados e inflação pressionam o orçamento das famílias, o que pode levar a um período de menor crescimento do setor.

18.03.2025 - www.cnnbrasil.com.br

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