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Última atualização: outubro 2024

BRASIL

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Brasil é um país com 204,28 milhões de habitantes em 2023 (7.ª posição do ranking mundial), estimando-se que, em 2028, possa atingir os 209,83 milhões.

Nesse ano, o Brasil foi a 8.ª maior economia a nível mundial, segundo dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2023:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2019, o Brasil foi o 26.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial e o 3.º quando a referência é a América Latina, com 12,8 milhões de viagens (+8,0% face ao ano precedente). A quota alcançada foi de 0,9% relativamente ao mundo e de 17% em relação à América Latina.

Em 2020, registou-se uma quebra de 78,7% em resultado da pandemia, e consolidou-se esta tendência no ano seguinte embora em menor grau (+10,3%). Em 2022, as saídas de turistas brasileiros para o estrangeiro registaram um crescimento significativo (+242,9%). 

No ano seguinte, 2023, o país ocupou o 28.º lugar e registou para um crescimento homólogo de 33,2% (quota: 1,3%), mas ainda 12,7% abaixo do registado em 2019 antes da pandemia. Cerca de 50,1% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu; e a maioria das viagens para o exterior são via aérea (82,5%), seguindo-se as deslocações terrestres (16,6%) e, por último, as viagens marítimas (0,9%).

TOP10 destinos | 2024 (Globaldata): EUA (quota: 14,3%), França (13,4%), Argentina (12,5%), Portugal (9,8%), Itália (5,2%), Espanha (5,1%), Chile (4,3%), Reino Unido (3,4%), Uruguai (3,1%) e México (1,6%).

A estada média no estrangeiro foi de 10,5 dias; e maioria viajaram em família (40,0%) e em grupo (29,5%), seguindo-se em casal (15,9%) e individualmente (14,6%). A faixa etária dos 35 aos 49 anos foi, em 2023, a mais representativa (quota 25,6%) seguida dos 50-64 anos (23,4%) e dos 25 aos 34 anos (18,5%).

A motivação Lazer concentrou 75,4% do total das viagens dos residentes brasileiros ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), seguida pela motivação de negócios (22,4%) e outros motivos (2,2%).

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes do Brasil ao estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 22,6%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 58,0% e a época média com 19,4%.

Portugal posiciona-se no 4.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado (Taxa de crescimento -2,0%; quota de 8,1%; 587 906 turistas) no período de 16 de outubro de 2023 a 13 de outubro de 2024.

Lisboa posiciona-se no 3.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento -2,3%; quota de 6,7%; 485 191 turistas), Porto no 15º lugar (Taxa de crescimento -0,5%; quota 1,3%; 96 183 turistas); Faro no 159.º lugar (Taxa de crescimento +9,6%; quota de 0,03%; 3 135 turistas, Funchal no 170.º lugar (Taxa de crescimento +1,0%; quota de 0,04%; 2 625 turistas) e Ponta Delgada no 311.º lugar (Taxa de crescimento +40,0%; quota de 0,06%; 577 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas brasileiros para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 58,0%), Latam Airlines (quota 16,3%), Azul (11,4%), Iberia (quota 2,6%), Air Europa Lineas Aereas (1,5%), Air France (0,9%) e outros (9,3%).

A principal cidade brasileira de origem do voo para Portugal foi São Paulo (quota de 44,7%), seguido de Rio de Janeiro (14,5%), Recife (6,1%), Belo Horizonte (6,0%), Brasília (5,0%) Fortaleza (4,3%), Salvador (4,0%), Porto Alegre (2,8%), Florianópolis (1,9%), Belém (1,9%), Curitiba (1,5%), Natal (1,3%), Goiana (1,1%), Vitoria (0,9%) e outras cidades (4,0%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista brasileiro em Portugal (84,5%) e em Negócios (15,5%). O Turista brasileiro registou uma permanência média de 18,8 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (10,5%), 4-7 noites (24,5%), 2 semanas (29,8%), 3 semanas (14,3%) e mais de 4 semanas (21,0%).
Dimensão do grupo de turistas brasileiros em Portugal: 3,2 visitantes em média | 1 pessoa (29,4%); 2 pessoas (37,2%); 3-5 pessoas (26,0%); 6-9 pessoas (3,7%) e +10 pessoas (3,7%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (63,4%).
Indireto (36,6%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (47,4%); Retail TA (37,9%), Online TA (14,7%).

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem no mercado brasileiro registaram um crescimento de 15,2% face ao ano anterior, embora registem um nível inferior ao observado em 2019 (-16,1%). 

Em 2023, em termos de gastos turísticos no estrangeiro, o mercado do Brasil ocupou a 25.ª posição mundial com uma quota de 1,0%, em 2019 posicionou-se no 20.º lugar com uma quota de 1,2%.

Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (31,2%), seguido dos gastos com o Transporte (31,0%). Restauração (11,0%) e Alojamento (10,8%). O gasto médio diário no exterior foi de 151,2 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, o Brasil posicionou-se como o 6.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelos indicadores de dormidas (quota: 4,8%) e de hóspedes (quota 6,0%). Nesse ano, registaram-se 1,1 milhões de hóspedes (var.23/22: +19,0%) que geraram 2,6 milhões de dormidas (+13,1%). Já as receitas turísticas chegaram aos 1 054 milhões de euros, montante que equivale a uma quota de 4,2%, e que representa um acréscimo de 42,6% face a 2022.

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019 antes da pandemia, os valores ainda estão ligeiramente aquém no indicador hóspedes (-14,1%) e dormidas (-13,2%), em contraste com as receitas turísticas que registaram um crescimento de 44,1%.

No indicador dormidas, a Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes do Brasil que visitam Portugal (53,2%), seguido do Norte (22,8%), Algarve (7,3%), Centro (6,0%), Oeste e Vale do Tejo (4,2%), Alentejo (3,0%), Madeira (1,6%), Península de Setúbal (1,4%) e Açores (0,5%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

Os dados mais recentes mais recentes do FMI indicam que a economia do Brasil registou um crescimento de 2,9% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra do médio oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025, perspetiva-se um crescimento inferior na ordem de 2,2% e 2,1%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas brasileiros para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,9%, para chegar a um total de 16,8 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas brasileiros no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,4% para o mesmo período.

Segundo dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado brasileiro para Portugal reportadas ao período de outubro de 2024 a março de 2025, apontam para um decréscimo de 0,1% face ao período homólogo anterior.

Se compararmos a temporada de Verão 2024 face ao período homólogo de 2023, para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2024, foi o seguinte o número de lugares aéreos disponíveis do Brasil para os principais destinos europeus: Portugal: 790 mil lugares (+1,2%), Espanha: 330 mil (+27,4%), França: 290 mil (+2,5%), Itália: 220 mil (+75,3%), Reino Unido: 190 mil (+14,0%) e Alemanha: 180 mil (+8,2%).

Estimativas 2024-2028

Notícias de mercado

Alta temporada de turismo deve movimentar cerca de 157 mil milhões R$, revela a CNC

O turismo brasileiro deve ter um volume de negócios de 157,74 mil milhões R$ na próxima temporada de alta, entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada a previsão, o saldo representa um crescimento de 1,7% em relação à última temporada. A entidade conta com o aumento da procura por viagens pelo país, com destaque para o movimento de turistas estrangeiros. Dados do Ministério do Turismo e da Embratur indicam que 5,9 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil entre janeiro e setembro, gastando cerca de US$ 3,7 bilhões no país, um aumento de 14,8% em relação ao mesmo período de 2023.

13.11.2024 - www.cnnbrasil.com.br

TAP retomou voos para Manaus com escala em Belém

A TAP retomou este mês os voos para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, com escala em Belém. O voo tem a duração de aproximadamente 11h45 horas. Os voos da TAP entre Lisboa e Manaus com a duração de aproximadamente 11h45, realizam-se às segundas, quartas e sextas-feiras, com partida de Lisboa às 10h35 e chegada em Manaus às 18h20. Já da capital do Amazonas, os voos saem às 19h35 e chegam a Lisboa às 11h10 no dia seguinte. A TAP Air Portugal é a companhia aérea que mais voa entre a Europa e o Brasil, com quase 100 voos por semana, chegando a 13 cidades capitais brasileiras, com ligações de Lisboa a São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além do Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 15 rotas, de Lisboa e Porto.

07.11.2024 - www.publituris.pt

Azul regista recorde histórico em passageiros transportados em outubro

A Azul registou um recorde histórico no número de passageiros transportados em outubro, mês em que a companhia aérea brasileira transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos realizados. O número de clientes de outubro foi 13,2% maior que a média mensal deste ano, quando a Azul já transportou, de janeiro a outubro, 24,3 milhões de Cliente, o total de passageiros ficou também 18,5% acima do registado em outubro do ano passado, quando a Azul transportou 2,3 milhões de pessoas.

06.11.2024 - www.publituris.pt

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Bernardo Cardoso

Bernardo Cardoso

Coordenador da equipa no mercado

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