Mercados
Brasil
Caracterização do Mercado para Portugal

O Brasil posicionou-se, em 2024, como o 7.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 4,4%) e 6.º lugar nos hóspedes (quota: 5,6%). Em 2024, o mercado do Brasil registou cerca de 1 088,6 mil hóspedes (var.24/23: -1,2%) que geraram 2 473,8 mil dormidas (var.24/23: -3,8%). Destaca-se como o 7.º mercado nas receitas turísticas com 1 144,3 milhões € (quota: 4,1%), mais 8,0% face a 2023.

No que respeita às dormidas, a Grande Lisboa foi o principal destino dos turistas brasileiros que visitaram Portugal (51,5%), seguido do Norte (23,7%) e do Algarve (7,7%). Em tipologia, predominaram as dormidas em hotéis (74,3%), seguindo-se o alojamento local (15,3%) e os hotéis-apartamentos (4,6%).

Portugal posiciona-se no 4.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado; sendo 5 companhias aéreas responsáveis por 91% da capacidade total: TAP (quota: 64,7%), Latam Airlines (20,1%), Azul (7,4%), Iberia (3,5%), Air Europa (1,1%), Air France (0,9%) e outros (2,3%). A maioria das operações têm origem nas cidades de São Paulo (quota: 42,1%), seguido de Rio de Janeiro (14,8%), Recife (6,8%), Belo Horizonte (6,7%), Brasília (5,7%) Fortaleza (4,6%), Salvador (4,2%).

De salientar que o turista brasileiro regista uma permanência média de 19,8 noites em Portugal (ForwardKeys); a maioria compra bilhete de avião direto (quota: 68,6%); e viaja a dois (36,9%).

Através dos dados da SIBS, a Grande Lisboa concentra 47,6% dos 327,1 milhões de euros em compras efetuados por cartões, com origem no Brasil, em 2024. O Norte surge em 2.º lugar (quota: 24,6%), seguido do Centro (9,4%).

2024 Posição | Variação Homóloga
Hóspedes 1,1M 6º | -1,2%
Dormidas 2,5M 7º | -3,8%
Receitas do Turismo 1144,3M€ 7º | 8,0%
Passageiros Desembarcados 1,4M 7º | 6,0%

Perfil de Mercado
Variação 24/23
212,0 M População
0,4 %
20809,1 USD PIB per Capita
4,0 %
4,1 % Taxa de Inflação
-0,5 pp
14,5 % Taxa de Poupança
0,0 pp

Brasil é um país da América do Sul com 212,0 milhões de habitantes em 2024, foi a 10.ª maior economia a nível mundial e a 1.ª da América Latina.

De acordo com a Globaldata, em 2024, o Brasil foi o 27.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 13,1 milhões de viagens, concentrando uma quota de 0,8% do total de procura turística mundial. Cerca de 45,8% dos fluxos estão concentrados no continente europeu.

Por sua vez, 82,4% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas brasileiros, em 2024, foram por via aérea, 16,8% reportam a viagens por via terrestre e 0,8% por transporte marítimo.

Equipa
Coordenador da equipa no mercado
Bernardo Cardoso
Perspetivas

Os dados mais recentes mais recentes do FMI indicam que a economia do Brasil registou um crescimento de 2,9% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra do médio oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025, perspetiva-se um crescimento inferior na ordem de 3,0% e 2,2%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas brasileiros para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 4,1%, para chegar a um total de 15,3 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas brasileiros no exterior deverão aumentar a um CAGR de 7,2% para o mesmo período.

De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado brasileiro para Portugal reportadas ao período de setembro de 2025 a fevereiro de 2026, apontam para um acréscimo de 11,9% face ao período homólogo anterior.

Se compararmos a temporada de Verão 2025 face ao período homólogo de 2024, para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2025, foi o seguinte o número de lugares aéreos disponíveis do Brasil para os principais destinos europeus: Portugal: 1,6 milhões de lugares (+39,1%), Espanha: 800 mil lugares (+51,4%), França: 620 mil lugares (+41,3%), Itália: 595 mil lugares (+45,6%), Reino Unido: 400 mil lugares (+29,5%) e Alemanha: 390 mil lugares (+29,2%).

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