AUSTRÁLIA
Perfil do mercado
População e caracterização sócio-económica
Em 2023, a Austrália tinha 26,64 milhões de habitantes. Estima-se que a sua população totalize 28,26 milhões em 2028.
Em 2023, a China foi a 13.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
A Austrália posicionou-se como o 21.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 13,9 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 1,1% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata.
Em 2023, as saídas de turistas australianos para o estrangeiro registaram um crescimento relevante (81,3%) face ao ano anterior, após um aumento significativo (+1042,5%) em 2022, apresentam em 2023 um valor com um nível inferior ao observado em 2019 antes da pandemia (-12,0%). Cerca de 28,5% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu (4,0 milhões).
Em 2019, a Austrália foi o 26.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 15,8 milhões de viagens (+1,7% face ao ano precedente). A quota alcançada foi de 1,1% relativamente ao mundo. Em 2020, registou-se uma quebra de 81,7% em resultado da pandemia, e consolida-se esta tendência no ano seguinte, embora em menor grau, registou-se um decréscimo de 76,7%.
Em 2023, o TOP 10 dos destinos dos turistas australianos quando viajam para o estrangeiro: Indonésia quota (10,1%), Nova Zelândia (9,0%), Reino Unido (8,6%), EUA (6,8%), Singapura (5,8%), Tailândia (5,6%), Itália (5,3%), Índia (3,5%), Emirados Árabes Unidos (3,0%) e Fiji (2,6%), de acordo com os dados da Globaldata (para Portugal não está discriminado o seu valor, está abrangido no total de outros países europeus).
Principais áreas emissoras em 2023, Nova Gales do Sul (um estado na costa leste da Austrália cuja capital é Sidney), Vitória (um estado no sudeste da Austrália e a maior cidade é Melbourne), Queensland (estado está situado no nordeste do país e a r cidade com maior dimensão é Brisbane), Austrália Ocidental (um estado que ocupa toda a parte do terço ocidental da Austrália, a maior cidade é Perth), com quotas de mercado de 29,6%, 24,7%, 15,0% e 11,2%, respetivamente.
Aeroporto de Sidney regista uma quota de cerca de e 40% do total, Melbourne (31%), Brisbane (14%) e Perth (11%). A principais companhias aéreas são Quantas Airways (35,3% de quota), Virgin Australia (24,7%), e Jetstar (18,3%).
Por sua vez 98,8% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas australianos foram por via aérea e 1,2% reportaram a viagens marítimas, em 2023.
A permanência média global no estrangeiro foi de 21,2 dias. Os turistas australianos que viajam individualmente, casais, família e em grupo, concentraram uma quota de 39,9%, 25,6%, 18,0% e de 16,5%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 25,7%) seguida da faixa dos 50-64 anos (21,9%) e da faixa dos 25-34 anos (17,2%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 86,5% do total das viagens dos residentes australianos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 8,4%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes da Austrália no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 26,0%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 39,6% e época média com 34,4%.
Portugal posiciona-se no 36.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado australiano (Taxa de crescimento +12,4%; quota de 0,3%; 36 820 turistas), no período de 4 de dezembro de 2023 a 1 de dezembro de 2024.
Lisboa posiciona-se no 60.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +14,4%; quota de 0,3%; 31 595 turistas), Porto no 206º lugar (Taxa de crescimento +6,6%; quota 0,03%; 3 796 turistas); Faro no 397.º lugar (Taxa de crescimento -13,5%; 719 turistas), Funchal no 409º lugar (Taxa de crescimento -4,7%; 670 turistas) e Ponta Delgada no 1138.º lugar (Taxa de crescimento +25,0%; 20 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas australianos para Portugal via outros aeroportos: Emirates Airline (quota 62,2%), Etihad Airways (quota 5,4%), Lufthansa (5,2%), Tap Air Portugal (4,5%), Qatar Airways (4,5%), British Airways (4,1%), VKlm Royal Dutch Airlines (2,3%), British Airways (1,1%), Turkish Airlines (2,9%), Singapore Airlines (2,2%), Quantas Airways (2,0%), Air France (1,4%) e outras Companhias aéreas (5,6%).
A principal cidade australiana com origem do voo intercalares para Portugal já que não existem voos diretos entre os 2 países, foi Sydney (quota de 37,6%), seguida de Melbourne (27,1%), Brisbane (16,4%), Perth (2,4%), Adelaide (3,8%) e outras cidades (3,1%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista australiano em Portugal (92,4%) e em Negócios 7,6%).
O turista australiano registou uma permanência média de 19,9 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (2,1%), 4-7 noites (15,0%), 2 semanas (37,4%), 3 semanas (21,6%) e +4 semanas (23,9%).
Dimensão do grupo de turistas australianos em Portugal :2,9 visitantes em média | 1 pessoa (31,2%); 2 pessoas (45,6%); 3-5 pessoas (18,3%); 6-9 pessoas (2,4%) e +10 pessoas (2,5%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista australiano na sua viagem para Portugal (121 dias) | <15 dias (3,6%); 15-30 dias (5,7%); 31-60 dias (14,5%); 61-90 dias (12,7%) e +91 dias (63,5%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (32,5%).
Indireto (67,5%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (5,2%); Retail TA (89,0%), Online TA (5,8%).
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas australianos registaram um crescimento de 40,5% face ao ano anterior, mas nesse ano registam um nível inferior ao observado em 2019 (-4,3%). Nesse ano, o mercado australiano ocupou a 6.º posição mundial, concentrando uma quota de 2,8% (em 2019 ocupou a 8.º posição mundial, com quota de 2,4%).
Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (38,0%), seguido dos gastos com o Retalho (20,7%), Alojamento (12,7%) e Restauração (8,9%). O gasto médio per capita no exterior foi de 176,9 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, Austrália posicionou-se como o 17.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,9%) e ocupou o 14.º no indicador hóspedes (1,1%).
Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Austrália em Portugal registaram um acréscimo de 119,3% e os hóspedes um aumento de 124,7% face ao ano anterior, totalizando 465,8 mil dormidas e 196,1 mil hóspedes, respetivamente.
Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 100,0% face ao ano de 2022, que se situaram em 200 milhões de euros, posicionando-se no 18.º lugar com uma quota de 0,8%.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores registados estão num nível acima ao registado nos indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas, que totalizam um aumento de 29,0%, 37,0% e 57,5%, respetivamente.
No indicador dormidas, Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Austrália que visitam Portugal (49,2%), seguido do Norte (22,5%), Algarve (15,2%), do Oeste e Vale do Tejo (3,5%), Centro (3,1%), Madeira (3,0%), Alentejo (2,0%), Península de Setúbal (0,8%) e Açores (0,7%).
Este foi o panorama da procura para Portugal observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI revelam que a economia da Austrália registou um crescimento de 2,0% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra no Médio Oriente (Israel-Hamas), o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento na ordem de 1,2% e 2,1%, respetivamente.
De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028 as partidas internacionais dos turistas australianos para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,9%, para chegar a um total de 21,7 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas australianos no exterior deverão aumentar a um CAGR de 10,0% para o mesmo período.
Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023, foi avaliado o seguinte número de lugares aéreos disponíveis na Austrália para os principais destinos europeus reportado ao período de 1 de abril a 30 de setembro de 2024:
Itália: 130 mil lugares (-2,7%), Grécia: 70 mil lugares (-14,9%), França: 65 mil lugares (-23,6%), Espanha: 45 mil lugares (+2,1%) e Turquia: 20 mil lugares (+7,2%).
Analisando o volume de capacidade programada desde a Austrália para este inverno 2024-2025 (de 1 de outubro de 2024 a 31 de março de 2025) estima-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 295 mil lugares (+25,7%), Itália 140 mil (+40,3%), Grécia: 55 mil (+33,1%), França: 52 mil (+33,1%) e Turquia: 51 mil (+4,4%). Os voos diretos para a Europa são de Paris, Londres e, recentemente, Istambul, opções como Dubai, Doha e Singapura.
A quota de pesquisas de alojamento da Google Destination Insights revela que o Reino Unido lidera os países europeus com uma quota de 5,6%, seguido da Itália (4,0%), França (2,9%), Grécia (1,3%), Espanha (1,3%) e Alemanha (0,8%), no período de janeiro a agosto de 2024.
A conectividade aérea internacional na Austrália alcançou nos primeiros oito meses do ano aproximadamente 90% dos níveis de anteriores à pandemia.