Mercados
Argentina
Caracterização do Mercado para Portugal

A Argentina posicionou-se, em 2023, como o 30.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,3%) e o 28.º em hóspedes (0,4%). Em 2023, o mercado da Argentina registou cerca de 76,8 mil hóspedes (var.23/22: +31,6%) que geraram 182,0 mil dormidas (var.23/22: +34,7%). Destaca-se como o 38.º mercado nas receitas turísticas com 42,9 milhões €, mais 27,1% face a 2022.

No que respeita às dormidas, a Grande Lisboa foi o principal destino dos turistas argentinos que visitaram Portugal (48,5%), seguido do Norte (27,5%) e do Algarve (12,2%). Em tipologia, predominaram as dormidas em hotéis (59,1%), seguindo-se o alojamento local (30,5%) e os hotéis-apartamentos (4,8%).

Portugal posiciona-se no 27.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado argentino. Dado a inexistência de voos diretos as princiapis companhias aéreas foram: Iberia (quota: 47,6%), Air Europa Lineas Aereas (20,6%), Latam Airlines (16,4%), Lufthansa (6,2%), Air France (3,7%), British Airways (2,1%) e outras (4,5%). A maioria das operações têm origem na cidade de Buenos Aires (quota: 95,2%).

De salientar que o turista argentino regista uma permanência média de 19,3 noites em Portugal (ForwardKeys, 2024); a maioria compra bilhete de avião através de canais indiretos (quota: 75,9%); e viaja a dois (38,6%).

A Grande Lisboa concentra 52,3% dos 7,7 milhões de euros em compras efetuados por cartões, com origem na Argentina, em 2023. O Norte surge em 2.º lugar com 25,9% dos gastos, seguido do Algarve (11,7%) e do Centro (5,0%).

2024 Posição | Variação Homóloga
Hóspedes 0,1M 31º | -2,5%
Dormidas 0,2M 32º | -7,3%
Receitas do Turismo 41,5M€ 42º | -6,8%

Perfil de Mercado
Variação 24/23
45,7 M População
0,3 %
26389,7 USD PIB per Capita
-1,4 %
249,8 % Taxa de Inflação
116,3 pp
15,2 % Taxa de Poupança
0,0 pp

A Argentina é um pais da América do Sul com 47,07 milhões de habitantes em 2023 sendo a 34.ª maior economia a nível mundial.

De acordo com a Globaldata, em 2023, a Argentina foi o 42.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 8,1 milhões de viagens, concentrando uma quota de 0,6% do total da procura turística mundial. Cerca de 17,5% dos fluxos estão concentrados no continente europeu. As principais regiões emissoras de turistas argentinos para Portugal foram: Buenos Aires (quota de 95,2%), Cordoba (3,6%), Mendoza (1,6%), e outras cidades (0,2%).

Por sua vez, 39,9% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas argentinos, em 2023 foram por via aérea, 49,7% reportaram a viagens por via terrestre e 10,4% por transporte marítimo.

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI revelam que a economia da Argentina registou um decréscimo de 1,6% em 2023 e uma contração de 3,5% em 2024, devendo crescer 5% em 2025 e 2026. No entanto, apesar da redução da inflação de 211% para 117% e do facto de ter alcançado o primeiro superavit fiscal anual em 14 anos, esses indicadores têm um custo social: recessão e perda de centenas de milhares de empregos.

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028 as partidas internacionais dos turistas argentinos para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,9%, para chegar a um total de 12,7 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas argentinos no exterior deverão aumentar a um CAGR de 10,3% para o mesmo período.

Segundo estimativas da OAG Scheludes Analyser, reportadas à temporada de verão de 2024 face a 2023, foi avaliado o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus (1 de abril a 30 de setembro de 2024): Espanha: 380 mil lugares (+22,7%), Itália: 95 mil (+16,1%), Alemanha: 40 mil (+0,1%) e França: 30 mil (-14,4%).

Analisando o volume de capacidade programada desde a Argentina para este inverno 2024-2025 (de 1 de outubro de 2024 a 31 de março de 2025), avaliando o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 400 mil lugares (+19,4%), Itália 105 mil (+10,5%), Alemanha: 30 mil (+2,2%) e França: 25 mil (-5,8%). A quota de pesquisas de alojamento da Google Destination Insights revela que a Espanha lidera os países europeus com uma quota de 11,8%, seguido da Itália (6,6%), França (3,3%), Reino Unido (2,3%), Portugal (0,7%) e Turquia (0,6%), no período de janeiro a agosto de 2024.

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