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Última atualização: janeiro 2025

ARGENTINA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Argentina tinha, em 2023, 47,07milhões de habitantes (34.ª posição no ranking mundial), estimando-se que, em 2028, possa atingir os 48,65 milhões.

Em 2023, a Argentina foi a 35.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Ano 2023:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Argentina posicionou-se como o 42.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 8,1 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 0,6% do total da procura turística mundial.

Em 2023, as saídas de turistas argentinos para o estrangeiro registaram um crescimento relevante (45,5%) face ao ano anterior. Cerca de 17,5% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu (1,4 milhões). Por sua vez, 39,9% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas argentinos foram por via aérea, 49,7% reportaram a viagens por via terrestre e 10,4% a viagens por via marítima, em 2023. A permanência média global no estrangeiro foi de 11,0 dias.

Os turistas argentinos que viajam por casais, individualmente, em grupo e família, concentraram uma quota de 34,9%, 30,8%, 28,5% e de 5,8%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 29,9%) seguida da faixa dos 25-34 anos (24,7%). A motivação Lazer nesse ano concentrou 75,1% do total das viagens dos residentes argentinos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 22,6%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes da Argentina no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 19,3%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 54,4% e época média com 26,3%.

Portugal posiciona-se no 27.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado argentino (Taxa de crescimento +3,9%; quota de 0,3%; 10 852 turistas), no período de 8 de janeiro de 2024 a5 de janeiro de 2025. Lisboa posiciona-se no 54.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento -1,8%; quota de 0,2%; 8 237 turistas), Porto no 120º lugar (Taxa de crescimento +29,3%; quota 0,1%; 2 346 turistas.

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas da Argentina para Portugal via outras companhias aéreas, dado a inexistência de voos diretos: Iberia (quota 47,6%), Air Europa Lineas Aereas (quota 20,6%), Latam Airlines (16,4%), Lufthansa (6,2%), Air France (3,7%), British Airways (2,1%) e outras Companhias aéreas (4,5%).

A principal cidade argentina com a 1º. origem do voo para Portugal foi Buenos Aires (quota de 95,2%), seguido de Cordoba (3,6%), Mendoza (1,6%), e outras cidades (0,2%). Quota na motivação de viagem de Lazer do turista argentino em Portugal (61,1%) e em Negócios (38,9%).

O Turista argentino registou uma permanência média de 19,3 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (3,4%), 4-7 noites (23,9%), 2 semanas (40,6%), 3 semanas (13,2%) e +4 semanas (18,4%). Dimensão do grupo de turistas argentino em Portugal :2,9 visitantes em média | 1 pessoa (34,2%); 2 pessoas (38,6%); 3-5 pessoas (21,8%); 6-9 pessoas (1,7%) e +10 pessoas (3,7%). Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista argentino na sua viagem para Portugal (87 dias) | <15 dias (7,3%); 15-30 dias (12,9%); 31-60 dias (20,2%); 61-90 dias (17,0%) e +91 dias (42,6%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (24,1%). Indireto (75,9%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (53,5%); Retail TA (35,2%), Online TA (11,3%).

Em 2023, o mercado argentino ocupou a 42.º posição mundial, concentrando uma quota de 0,5%, a nível dos gastos turísticos no estrangeiro. Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (28,9%), seguido dos gastos com o Transporte (28,3%), Alojamento e Restauração (9,4%). O gasto médio per capita no exterior foi de 67,5 USD. Em termos m para  (0,3%). O gasto médio per capita no exterior foi de 257,9 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, Argentina posicionou-se como o 30.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 0,3%) e ocupou o 28.º no indicador hóspedes (quota 0,4%). As receitas turísticas em 2023, ocuparam o 38.º lugar com uma quota de 0,2%.

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI revelam que a economia do México registou um decréscimo de 1,6% em 2023. O FMI prevê um crescimento de 5% para a Argentina em 2025 e 2026, após uma contração de 3,5%, em 2024.

No entanto apesar da redução da inflação de 211% para 117% e o facto de ter alcançado o primeiro superavit fiscal anual em 14 anos, esses indicadores têm um custo social: recessão e perda de centenas de milhares de empregos.

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028 as partidas internacionais dos turistas argentinos para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,9%, para chegar a um total de 12,7 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas argentinos no exterior deverão aumentar a um CAGR de 10,3% para o mesmo período.

Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023, foi avaliado o seguinte número de lugares aéreos disponíveis na Argentina para os principais destinos europeus reportado ao período de 1 de abril a 30 de setembro de 2024: Espanha: 380 mil lugares (+22,7%), Itália: 95 mil (+16,1%), Alemanha: 40 mil (+0,1%) e França: 30 mil (-14,4%).

Analisando o volume de capacidade programada desde a Argentina para este inverno 2024-2025 (de 1 de outubro de 2024 a 31 de março de 2025) avaliando o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 400 mil lugares (+19,4%), Itália 105 mil (+10,5%), Alemanha: 30 mil (+2,2%) e França: 25 mil (-5,8%). A quota de pesquisas de alojamento da Google Destination Insights revela que a Espanha lidera os países europeus com uma quota de 11,8%, seguido da Itália (6,6%), França (3,3%), Reino Unido (2,3%), Portugal (0,7%) e Turquia (0,6%), no período de janeiro a agosto de 2024.

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