ALEMANHA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
A Alemanha é um país da Europa Central com 83,62 milhões de habitantes em 2024, estimando-se que em 2029 esse número possa atingir os 83,70 milhões. Face à União Europeia (UE) a sua quota foi de 18,6%.
Em 2024, a Alemanha foi a 3.ª maior economia a nível mundial e a 1.ª no contexto europeu de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
De acordo com os dados recentes da Globaldata, em 2024, a Alemanha foi o 3.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 124,9 milhões de viagens, concentrando uma quota de 7,8% do total da procura turística mundial. Cerca de 88,2% dos fluxos de estão concentrados no continente europeu.
Segundo dados Reiseanalyse, em 2024, as 5 principais regiões emissoras de turistas germânicos para o estrangeiro (quota do total de outbound: 67,6%) foram: Renânia do Norte-Vestfália (quota de 21,5%), Baviera (15,6%), Baden-Wurtemberga (13,4%), Baixa Saxónia (9,7%) e Hessen (7,4%).
Por sua vez, cerca de 56,4% das viagens ao estrangeiro em 2024 realizadas pelos turistas germânicos foram por via terrestre, 39,9% reportaram a viagens aéreas e 3,7% por transporte marítimo.
A permanência média global no estrangeiro foi de 8,6 dias. Relativamente às viagens dos casais, dos turistas que viajam em família, individuais e em grupo, concentraram uma quota de 31,3%, 24,1% e de 23,8% e 20,8%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos turistas germânicos distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 28,9%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 35,9% e época média com 35,2%. Nas viagens ao exterior a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 27,8%), seguida da faixa 50-64 anos (22,5%).
Nesse ano, a motivação Lazer nesse ano concentrou 87,8% do total das viagens dos residentes germânicos ao estrangeiro (inclui Lazer, e Visitas a familiares e amigos). As viagens de negócios concentram uma quota de 9,7%.
Portugal posiciona-se no 6.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado, (Taxa de crescimento +5,1%; quota de 3,7%; 1 271 131 turistas no período de 5 de fevereiro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025.
Lisboa posiciona-se no 12.º lugar em termos de ranking de cidades totais (Taxa de crescimento +6,9%; quota de 1,5%; 492 906 turistas), Porto no 21.º lugar (Taxa de crescimento +5,4%; quota de 0,9%; 295 613 turistas), Faro no 22.º lugar (Taxa de crescimento +3,5%; quota 0,9%; 294 649 turistas); Funchal no 59.º lugar (Taxa de crescimento +2,9%; quota de 0,4%;147 840 turistas) e Ponta Delgada no 209.º lugar (Taxa de crescimento +4,1%; quota de 0,1%; 32 587 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas germânicos para Portugal foram: Lufthansa (quota 26,8%), TAP Air Portugal (quota 21,8%), Eurowings (18,4%), Ryanair (17,8%), Tuifly (quota 4,6%), Condor Flugdienst (2,8%), Eurowings Discover (1,4%), Klm Royal Dutch Airlines (1,3%), easyjet (1,2%), Sata International (0,8%) e outros (3,0%).
A principal cidade alemã de origem do voo para Portugal foi Frankfurt (quota de 25,0%), seguido de Munich (16,1%), Dusseldorf (13,7%), Berlin (11,7%), Hamburg (9,9%), Cologne (6,9%) Stuttgart (5,8%), Hanover (2,3%), Karlsruhe (2,2%), Memmingen (2,1%), Nuremberg (1,6%) e outras cidades (2,7%). Quota na motivação de viagem de Lazer do turista germânico em Portugal (96,7%) e em Negócios (3,3%).
O Turista germânico registou uma permanência média de 10,2 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (14,9%), 4-7 noites (45,4%), 2 semanas (26,1%), 3 semanas (6,4%) e mais de 4 semanas (7,2%).
Dimensão do grupo em Portugal: 3,8 visitantes em média: 1 pessoa (22,5%); 2 pessoas (40,1%); 3-5 pessoas (27,3%); 6-9 pessoas (4,6%) e +10 pessoas (5,6%). Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista alemão na sua viagem para Portugal (76 dias) | <15 dias (26,4%); 15-30 dias (15,7%); 31-60 dias (23,3%); 61-90 dias (15,4%) e +91 dias (19,2%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (66,2%). Indireto (33,8%)
Tipo de agências de viagens: Corporate TA (9,7%); Retail TA (59,9%), Online TA (30,4%).
Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, Alemanha ocupou o 3.º lugar no contexto mundial, com uma quota de 7,5%. Em 2024, os gastos no exterior com o Transporte registaram uma quota de 23,4%, seguido do Comércio a retalho (20,4%), Alojamento (20,0%), Agentes Viagens e turismo (15,3%), Restauração (12,7%), Entretenimento (4,7%) e outros setores (3,4%). O gasto médio per capita por viagem no exterior foi de 162,7 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2024, a Alemanha posicionou-se como o 2.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 11,3%) e ocupou o 4.º lugar para o indicador hóspedes (quota 8,9%). As receitas turísticas posicionaram-se no 3.º lugar concentrando uma quota de 11,3%.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Este foi o panorama verificado no final do ano de 2024:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia germânica registou um decréscimo de 0,3% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, em particular com o conflito na Ucrânia e no Médio Oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se uma estagnação para 2024 e um crescimento na ordem de 0,8% para 2025.
Entre 2025 e 2028, as partidas internacionais da Alemanha deverão crescer a um CAGR de 3,4% para chegar a um total de 141,0 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas germânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CRGR de 7,7% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).
De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face à de 2023 para o mercado germânico (1 de abril a 30 de setembro de 2024), estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 10,8 milhões de lugares (+6,5%), Turquia: 8,2 milhões (+3,5%), Itália: 5,6 milhões (+13,7%), Grécia: 4,8 milhões (+6,2%), Portugal: 1,7 milhões (+1,8%) e Croácia: 1,2 milhões (+13,1%).
Os dados da Forwardkeys relacionados com as reservas indiciam que as previsões de passageiros com origem no mercado da Alemanha para Portugal reportadas ao período de janeiro a junho de 2025, deverão registar um acréscimo (+5,7%) face ao período homólogo anterior.
Para 2025, a procura tem sido particularmente forte para férias nas praias no Mediterrâneo, cruzeiros e viagens de longo curso em 2025. No que reporta á época de inverno, as férias de longo curso, os cruzeiros nas Caraíbas e na Ásia e os voos para as Ilhas Canárias, a Turquia e o Egito são particularmente populares.
Para a época de verão do corrente ano, as férias organizadas por via aérea para destinos de férias no Mediterrâneo, principalmente Turquia, Espanha e Grécia, bem como os cruzeiros marítimos são os mais procurados.
Em 2024, nos fluxos de outbound da Alemanha para os seus principais top 10 destinos, Itália ocupa a 1º posição, concentrando uma quota de 12,2%, seguem-se França (11,9%), Áustria (11,9%), Espanha (9,0%), Polónia (6,0%), Países Baixos (5,2%), Turquia (4,7%), Dinamarca 3,9%), Grécia (3,8%) e Reino Unido (2,8%). Portugal posiciona-se no 18.º lugar com uma quota de 1,3%.
Notícias de mercado
Reservas no mercado alemão para o Verão de 2025, a Turquia perde, mas quem vai ganhar
De acordo com dados da Travel Data + Analytics (TDA), o verão de 2025 apresenta uma evolução mista no mercado de viagens alemão. Embora a Espanha continue a ser o líder, com cerca de 30% de todas as reservas alemãs, está a perder ligeiramente quota de mercado. A Turquia, outrora um grande vencedor nos últimos anos, registou um declínio nas reservas de cerca de 10% no verão de 2025, devido à elevada inflação e ao aumento dos preços dos hotéis. A Grécia permanece estável, enquanto países como Bulgária, Chipre, Egito, Polónia e França estão a crescer significativamente, principalmente devido à sua boa relação qualidade/preço. As reservas estão a mudar cada vez mais para as épocas média e baixa, especialmente em outubro, enquanto a duração das férias está a tornar-se mais curta e as pessoas reservam mais cedo para poupar custos. Globalmente, as vendas no sector do turismo estão a aumentar apesar de aumentos de preços, embora os números das reservas no verão de 2025 sejam influenciados por fatores preço e ambientais.
Os turistas alemães poupam mais para as suas férias
De acordo com um estudo do portal de comparação de preços online Idealo, cerca de 42% dos alemães poupam sobretudo para férias, para poderem viajar. Outras razões incluem a constituição de poupanças financeiras (39%), a reforma (32%) e as grandes compras (28%). Muitos consumidores germânicos poupam em vestuário, visitas a restaurantes, artigos de passatempo (41%) e eletrônica (40%). Pessoas idosas (mais de 60 anos) são mais suscetíveis de poupar em vestuário e jovens (18-30 anos) em alimentos. Cerca de dois terços dos inquiridos receiam não conseguir fazer face às despesas e 42% tiveram de recorrer a reservas no último ano. Para reduzir despesas, 64% comparam preços, 56% aproveitam ofertas especiais e 46% utilizam cupões de desconto.
Segundo o estudo da Europ Assistance, cerca de 76% dos austríacos vão viajar no verão
De acordo com o último Barómetro de Férias 2025 da Europ Assistance, os planos de férias dos austríacos para o verão são elevados, com 76% a viajar, principalmente para Itália, Croácia e para o seu país de origem. O orçamento médio de férias é de 2.584 euros, com destaque para as viagens de duas semanas. Os tipos de viagem mais populares são praia, natureza, slow tourism e viagens para eventos, maioritariamente de carro. Segurança e sustentabilidade estão a tornar-se cada vez mais importantes, com 20% a viajar de forma consciente do ponto de vista ambiental. IA é cada vez mais utilizada para o planeamento, enquanto a época de viagens ocorre principalmente em setembro. De uma forma geral, o estudo mostra que os austríacos valorizam descanso, segurança e consciência ambiental quando viajam.