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Última atualização: novembro 2024

ALEMANHA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Alemanha é um país da Europa Central com 85,38 milhões de habitantes em 2023, estimando-se que em 2028 esse número possa atingir os 86,93 milhões. Face à União Europeia (UE) a sua quota foi de 18,7%.

Em 2023, a Alemanha foi a 4.ª maior economia a nível mundial e a 1.ª no contexto europeu de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:

 

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

De acordo com os dados da Globaldata, a Alemanha foi o 2.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 111,9 milhões de viagens em 2023, que equivale a uma quota de 13,1% do total da procura turística mundial.

Em 2019, a Alemanha foi o 1.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 116,1 milhões de viagens (+4,0% face ao ano precedente). Em 2020 registou uma quebra de 60,0% em resultado da pandemia, invertendo-se esta tendência no ano seguinte, observando-se um acréscimo de 12,3% em 2021, reforçada em 2022 e 2023 com um aumento significativo de 89,5% e 13,2%, respetivamente, mas ainda apresenta em 2023 um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-3,6%).

Em 2023, nos fluxos de outbond da Alemanha para os seus principais top 10 destinos, Áustria ocupa a 1º posição, concentrando uma quota de 13,2%, seguem-se França (11,5%), Itália (9,8%), Espanha (9,6%), Países Baixos (5,8%), Turquia (5,2%), Polónia (4,8%), Dinamarca (4,3%), Grécia (4,2%) e Croácia (2,9%). Portugal posiciona-se no 18.º lugar com uma quota de 1,4%. Cerca de 88,2% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Em 2023 (dados Reiseanalyse 2024), Renânia do Norte-Vestfália (quota de 21,5%), Baviera (15,6%), Baden-Wurtemberga (13,4%), Baixa Saxónia (9,7%) e Hessen (7,4%), constituem as 5 principais regiões emissoras de turistas germânicos para o estrangeiro (concentram 67,6% do total de outbound).

Por sua vez, cerca de 56,6% das viagens ao estrangeiro em 2023 realizadas pelos turistas germânicos foram por via terrestre, 39,7% reportaram a viagens aéreas e 3,7% por transporte marítimo.

A permanência média global no estrangeiro foi de 8,6 dias. Relativamente às viagens dos casais, dos turistas que viajam em família, individuais e em grupo, concentraram uma quota de 31,2%, 24,1% e de 23,9% e 20,8%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos turistas germânicos distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 28,9%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 35,9% e época média com 35,2%.

Nas viagens ao exterior a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 27,7%), seguida da faixa 50-64 anos (22,5%).

Nesse ano, a motivação Lazer nesse ano concentrou 87,8% do total das viagens dos residentes germânicos ao estrangeiro (inclui Lazer, e Visitas a familiares e amigos). As viagens de negócios concentram uma quota de 9,7%.

Em 2019, os gastos turísticos no estrangeiro, registaram um acréscimo de 10,9% face ao ano de 2018. Os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas germânicos no estrangeiro diminuíram consideravelmente em 2020 devido ao impacto que o COVID-19 teve nas viagens ao exterior.

O gasto total registou uma quebra anual de 55,0% face a 2019, registando um acréscimo no ano seguinte de 11,0%, consolidando-se esta tendência em 2022 e 2023, observando-se um crescimento na ordem de 85,8% e 12,2%, respetivamente, comparando 2023 face a 2019 o valor já está acima do observado no ano de 2019 (+4,0%). Em 2023, Alemanha ocupou o 3º lugar no contexto mundial, com uma quota de 7,4%.

Os gastos no exterior com o Transporte registaram uma quota de 23,5%, seguido do Comércio a retalho (20,3%), Alojamento (19,9%), Agentes Viagens e turismo (15,4%), Restauração (12,7%), Entretenimento (4,7%) e outros setores (3,4%). O gasto médio per capita por viagem no exterior foi de 155,4 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, a Alemanha posicionou-se como o 2.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 11,3%) e ocupou o 5.º lugar para o indicador hóspedes (quota 8,9%). Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Alemanha em Portugal registaram um acréscimo de 13,2% e os hóspedes um aumento de 13,5% face ao ano anterior, totalizando 6,1 milhões de dormidas e 1,6 milhões de hóspedes, respetivamente. 

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 19,4% face ao ano de 2022, que se situaram em 2 827 milhões de euros, posicionando-se no 3.º lugar concentrando uma quota de 11,2%.

Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores são superiores aos observados na pré-pandemia em 2019, nos indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas que registaram acréscimos de 5,3%, 2,8% e 43,2% , respetivamente.

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

No indicador dormidas, a Madeira é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Alemanha que visitam Portugal (31,2%), seguido do Algarve (29,4%), Grande Lisboa (18,5%), e do Norte (9,5%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

 

Perspetivas

Alemanha sofreu uma contração de 0,3% no último trimestre de 2023, após dois períodos consecutivos de estagnação, devido ao impacto do aumento dos preços, dos custos dos empréstimos e da fraca procura externa, o que penalizou particularmente a indústria transformadora e a construção. A formação bruta de capital fixo (investimento) caiu 1,9% (contra os 0,1% no 3.º trimestre), sobretudo devido a quebras nos investimentos em construção (-1,7% vs -0,8%) e máquinas e equipamentos (-3,5% vs 1,4%).

Já o consumo privado aumentou 0,2% (contra os 0,0% no 3.º trimestre) e a despesa pública aumentou 0,3% (tinha sido de 1,1% no 3.º). A contribuição do comércio líquido permaneceu neutra, uma vez que tanto as exportações como as importações diminuíram 1,6% e 1,7%, respetivamente. Em termos homólogos, a economia contraiu 0,2% no 4.º trimestre.

A Comissão Europeia reviu em baixa o crescimento alemão para 0,3% este ano, contra os anteriores 0,8% esperados. Em 2025, a 3.º maior economia do mundo ultrapassou o Japão porque este entrou em recessão e deverá crescer 1,2% nesse ano.

De 2024 a 2028, as partidas internacionais da Alemanha deverão crescer a um CAGR de 5,8% para chegar a um total de 158,3 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).

Os gastos dos turistas germânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CAGR de 10,1% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face a 2023 para o mercado germânico (1 de abril a 30 de setembro de 2024), estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis

Espanha: 10,8 milhões de lugares (+6,5%), Turquia: 8,2 milhões de lugares (+3,5%), Itália: 5,6 milhões de lugares (+13,7%), Grécia: 4,8 milhões de lugares (+6,2%), Portugal: 1,7 milhões de lugares (+1,8%) e Croácia: 1,2 milhões de lugares (+13,1%).

Os dados da Forwardkeys relacionados com as reservas indiciam que as previsões de passageiros com origem no mercado da Alemanha para Portugal reportadas ao período de agosto a janeiro de 2025, deverão registar um acréscimo (+12,1%) face ao período homólogo anterior.

Portugal posiciona-se no 7.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado, (+13,3%; quota de 3,4%; 1 209 941 turistas no período de 24 de julho de 2023 a 21 de julho 2024.

Lisboa posiciona-se no 10.º lugar em termos de ranking de cidades (+13,2%; quota de 1,4%; 487 926 turistas), Faro no 26.º lugar (Taxa de crescimento +20,2%; quota 0,9%; 301 040 turistas); Porto no 31.º lugar (Taxa de crescimento +7,1%; quota de 0,7%; 256 191 turistas), Funchal no 64.º lugar (Taxa de crescimento +15,2%; quota de 0,4%; 133 793 turistas), Ponta Delgada no 208.º lugar (Taxa de crescimento -+3,1%; quota de 0,1%; 27 529 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas germânicos para Portugal foram: Lufthansa (quota 26,6%), TAP Air Portugal (quota 20,8%) Ryanair (18,7%), Eurowings (18,5%), Tuifly (quota 4,3%), Condor Flugdienst (3,5%) easyjet (1,8%), Klm Royal Dutch Airlines (1,5%), Marabu Airlines Ou (1,0%), Swiss (1,0%) e outros (2,2%).

A principal cidade alemã de origem do voo para Portugal foi Frankfurt (quota de 24,7%), seguido de Munich (15,6%), Dusseldorf (13,7%), Berlin (12,8%), Hamburg (10,0%), Stuttgart (5,6%) Cologne (5,4%), Hanover (2,4%), Memmingen (2,3%), Karlsruhe (2,2%), Nuremberg (1,9%) e outras cidades (3,2%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista germânico em Portugal (96,8%) e em Negócios (3,2%). O turista germânico registou uma permanência média de 8,9 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (15,2%), 4-7 noites (45,2%), 2 semanas (28,8%), 3 semanas (7,1%) e mais de 4 semanas (3,9%). Dimensão do grupo em Portugal: 4,1 visitantes em média: 1 pessoa (22,3%); 2 pessoas (39,4%); 3-5 pessoas (27,1%); 6-9 pessoas (4,8%) e +10 pessoas (6,3%). Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (70,4%). Indireto (29,6%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (10,7%); Retail TA (56,6%), Online TA (32,8%).

Nota: 2024 a 2028 representam estimativas.

Notícias de mercado

Voos turísticos asseguram crescimento do tráfego aéreo

De acordo com as previsões da Associação Federal do Sector Alemão de Transportes Aéreos (BDL), o tráfego aéreo na Alemanha aumentará 5% entre novembro de 2024 e abril de 2025 em comparação com o ano anterior. Enquanto os destinos turísticos estão a crescer, as rotas domésticas alemãs e europeias de viagens de negócios estão a estagnar.

14.11.2024 - www.reisevor9.de

As dormidas no mês de setembro registaram uma quebra de 1,6%

O Serviço Federal de Estatística registou 48,7 milhões de dormidas em setembro, um decréscimo de 1,6% face ao mês homólogo anterior. Os hóspedes estrangeiros totalizaram 8,4 milhões, o que corresponde a um aumento de 9,2%. Os hóspedes nacionais pernoitaram 40,4 milhões de vezes, uma diminuição de 3,5% comparativamente ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a setembro, os estabelecimentos de alojamento registaram um total de 388,1 milhões de dormidas, o que representa um decréscimo de 1,6% face ao mesmo período do ano passado. O número de dormidas de hóspedes residentes na Alemanha aumentou 0,6% para um total de 321,4 milhões, o de dormidas de hóspedes provenientes do estrangeiro aumentou 6,8% para 66,7 milhões.

14.11.2024 - www.reisevor9.de

Voos domésticos continuam a diminuir

Embora a Condor queira agora também lançar algumas rotas domésticas, o número de voos domésticos oferecidos continua a diminuir. A Eurowings, subsidiária da Lufthansa, por exemplo, registou um declínio de 40% nas rotas domésticas alemãs em comparação com 2019. Em termos de frequências, o decréscimo totaliza 75%. De acordo com os dados da Associação Federal do Sector Alemão de Transportes Aéreos (BDL), nem sequer metade dos lugares (48%) são oferecidos em voos dentro da Alemanha no inverno como antes da pandemia.

07.11.2024 - www.reisevor9.de

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Cláudia Miguel

Cláudia Miguel

Coordenadora da equipa no mercado

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