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Perfil dos viajantes de 10 mercados para Portugal | 2025

O travelBI criou um conjunto de personas que traduz quem são os potenciais visitantes de 10 mercados emissores e como olham para Portugal.

Instituto Nacional de Estatística, Turismo de Portugal
10 dezembro 2025

Portugal passa a conhecer melhor Ana, Liam, Sophia, Julien, Lucía, Noah, Giulia, Emily, Jan, Sophie… e os milhões de visitantes que eles representam. A partir do inquérito internacional de sentimento de viagem sobre Portugal, foi criado um conjunto de personas de mercado que traduz quem são os potenciais visitantes de dez mercados emissores e como olham para o nosso país.

Estas personas resultam da análise da 1.ª vaga do estudo “Análise de Sentimento aos Visitantes a Portugal”, que recolhe informação sobre intenções de viagem, motivações, períodos preferenciais, duração de estada e orçamento previsto para Portugal, no contexto de viagens ao Sul da Europa. Cada persona é, por isso, uma síntese narrativa de padrões estatísticos reais: não são personagens inventadas, mas a “cara” dos dados.

Entre os exemplos mais marcantes, está Ana, 37 anos, “exploradora afetiva”, que dá corpo ao mercado brasileiro: Portugal no topo da lista para a próxima viagem ao Sul da Europa, forte peso de viagens longas, muitas vezes ligadas a reencontros com amigos e familiares e a uma combinação de cultura, gastronomia e bem-estar, com metade dos visitantes a prever gastar mais de 2.000€ por pessoa.

Estas personas têm um propósito muito concreto: ajudar a transformar dados em decisões de marketing. Ao oferecerem um retrato sintético de cada mercado – quem é o visitante-tipo, quando pretende viajar, quanto pensa gastar e o que procura em Portugal – tornam mais fácil:

     1. afinar mensagens e conteúdos por mercado;

     2. ajustar propostas de produto e experiência às motivações dominantes;

     3. alinhar a comunicação entre equipas internas e parceiros internacionais em torno de um mesmo “rosto” para cada conjunto de dados.