A ETC publicou o 16.º relatório, de um conjunto iniciado em setembro de 2020, com o objetivo de avaliar as intenções de viagens de curto prazo dos viajantes europeus em dez mercados de origem, para melhor compreender e responder ao impacto da pandemia Covid-19 nas viagens para a Europa. O relatório fornece ainda informações sobre as preferências de viagem dos inquiridos, incluindo tipos de destinos e experiências, períodos de férias e principais preocupações relacionadas com as viagens a realizar nos próximos meses.
Os resultados deste 16.º momento do inquérito da ETC Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel foram obtidos em maio de 2023, num contexto, que ainda marcado pela continuação, da situação de guerra na Ucrânia, viu as tensões inflacionistas, que se continuam a sentir por toda a Europa, com a subida generalizada dos preços dos bens de consumo e dos serviços, a imporem-se como a maior das presentes preocupações dos europeus. As novidades neste período foram a consolidação da reabertura dos mercados/destinos asiáticos, após um longo período de isolamento dos restantes mercados mundiais, bem como o aumento progressivo da capacidade aérea a nível mundial.
Apesar da situação de crise, o resultado do inquérito é otimista e reflete uma sólida vontade dos europeus voltarem a viajar.
Principais conclusões:
O sentimento em relação às viagens por parte dos europeus continua a confirmar patamares elevados, com quase 3 em cada 4 europeus (69%) a planearem viajar até novembro de 2023, o que representa uma quebra de 4% face ao período anterior. Os europeus com idades superiores a 25 anos são os que afirmam uma maior vontade em viajar (71%);
60% (+1%) dos entrevistados referiram que pretendem realizar pelo menos duas viagens nos próximos 6 meses. 12% afirmam querer viajar pelo menos quatro vezes nos próximos seis meses;
As viagens de negócios e relacionadas com eventos estão em crescimento (+4%);
Entre os principais motivos de escolha dos destinos, no momento presente, encontram-se o clima favorável (17%), a realização de bons negócios, a preços competitivos (17%) e o facto de serem destinos acolhedores (12%);
O produto Sol e Praia continua a ser o tipo de viagem de lazer preferido dos europeus (18%), seguido de Cultura e Património (16%) e dos City Breaks (14%). Desfrutar de paisagens naturais, provar a gastronomia local e a imersão na cultura local são agora as experiências mais procuradas pelos viajantes.


O custo das viagens é, de longe, a principal preocupação para os europeus que se afirmam prontos para viajar. Uma parte significativa e crescente dos inquiridos (24%) manifestou preocupação com o aumento dos custos das viagens devido à inflação e 17% com a situação económica e com a sua situação financeira. A guerra na Ucrânia surge a seguir enquanto motivo de preocupação em relação às viagens (11,5%). A possibilidade de alteração súbita das medidas relativas à Covid-19, já são manifestadas apenas por 7% dos inquiridos.

De forma a poderem continuar a viajar os europeus parecem estar dispostos a reorientar as prioridades dos seus orçamentos familiares, designadamente, através da opção por viajar fora da época alta (17%), escolha de destinos menos caros (14%), reserva antecipada de voos e atividades a desenvolver no destino (13%), nos procedimentos prévios à viagem. Já no destino propõe-se a gastar menos em compras (17%) e a escolher meios de alojamento e restaurantes menos caros (15%).

Relatório completo: Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel - Wave 16 | 2023