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Estudo de Sentimento dos Visitantes a Portugal – Principais Resultados da 1.ª Vaga

O Estudo de Análise de Sentimento dos Visitantes a Portugal é uma iniciativa do Turismo de Portugal, que visa acompanhar, de forma sistemática e continuada, as intenções dos turistas internacionais em relação ao destino Portugal.

André Tomé
Turismo de Portugal, MINDHAUS
12 novembro 2025

Portugal é o terceiro destino mais procurado para viagens ao Sul da Europa entre julho de 2025 e junho de 2026, com 30% dos inquiridos a manifestarem intenção de visitar o país, segundo a primeira vaga do Estudo de Análise de Sentimento aos Visitantes a Portugal. O estudo, realizado em dez mercados emissores e com mais de 6.600 respostas, mostra que a atratividade de Portugal é especialmente elevada entre brasileiros (52%), franceses (37%) e espanhóis (31%).

No contexto global, 74% dos inquiridos planeiam viajar para o Sul da Europa no período analisado, sendo Itália (43%) e Espanha (42%) os destinos mais referidos. Os principais critérios de escolha de um destino no Sul da Europa são a segurança (17%), os pacotes e custos atrativos (15%), a simpatia dos habitantes locais (15%) e a cultura e natureza únicas (14%).

Quanto ao tipo de viagem de lazer em Portugal, destacam-se cultura e património (20%), sol e praia (18%) e natureza e ar livre (14%). Estes padrões variam por mercado: por exemplo, entre os brasileiros que pretendem visitar Portugal, a gastronomia e o vinho têm um peso superior à média, enquanto os britânicos e espanhóis valorizam mais o sol e praia. Por faixa etária, os viajantes com mais de 55 anos tendem a preferir viagens centradas em cultura e património, enquanto os mais jovens (18-24) dão mais importância ao sol e praia e à natureza e ar livre.

O planeamento das viagens a Portugal é maioritariamente independente: 57% dos inquiridos reservam transporte e alojamento separadamente, 25% optam por pacote de transporte e alojamento e 18% por pacote tudo incluído. Os mais jovens (18-34 anos) recorrem mais frequentemente a redes sociais e plataformas digitais para planear a viagem, enquanto os viajantes com mais de 45 anos preferem sites oficiais dos destinos e agências tradicionais. Entre as ferramentas digitais utilizadas, destacam-se os sites de viagens (16%), motores de busca (15%), redes sociais (12%) e mapas online (12%).

Relativamente à duração da estadia, 36% dos visitantes planeiam viagens de 4 a 6 noites, 30% entre 7 e 9 noites e 25% mais de 10 noites. O orçamento mais comum situa-se entre 1.501€ e 2.000€ (20%), seguido de 1.000€ a 1.500€ (18%), sendo que 40% dos turistas prevêem gastar mais de 2.000€ na sua viagem. A perceção de sustentabilidade é elevada: 78% consideram que os produtos e serviços turísticos portugueses respeitam o ambiente e têm impacto positivo, e 80% reconhecem respeito pelas comunidades e trabalhadores locais.

Nota sobre o projeto

O Estudo de Análise de Sentimento dos Visitantes a Portugal é uma iniciativa do Turismo de Portugal, em parceria com a MINDHAUS, que visa acompanhar, de forma sistemática e continuada, as intenções, motivações e preocupações dos turistas internacionais em relação ao destino Portugal. O estudo cobre os dez principais mercados emissores e será realizado em duas vagas por ano, ao longo de três anos, garantindo uma monitorização regular e atualizada da evolução do sentimento dos visitantes.

Esta primeira vaga, marca o arranque de um novo instrumento de inteligência para o setor, permitindo identificar tendências emergentes, comparar Portugal com outros destinos concorrentes e antecipar desafios e oportunidades para o turismo nacional.