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Mercado hoteleiro português em 2024 | Christie & Co
A consultora Christie & Co acaba de divulgar o “Portugal Hotel Market Snapshot – 2024”, um relatório sobre o mercado hoteleiro em Portugal, que faz uma chamada de atenção para os grandes projetos infraestruturais em curso, quer de transportes e mobilidade, quer de energia e ainda um ponto de situação sobre o parque hoteleiro existente e o que se perspetiva para o futuro próximo.
Nos próximos quatro anos, o conjunto dos grupos hoteleiros nacionais, internacionais e independentes vão acrescentar 10.000 novos quartos em Portugal, representando um aumento próximo dos 10%, face ao parque hoteleiro atualmente instalado. O país está bem posicionado para continuar a atrair novos projetos hoteleiros, assumindo-se como uma importante porta de entrada para turistas americanos e oferecendo um acesso conveniente aos principais europeus aeroportos.
Em 2023, 85% dos quartos em exploração estavam localizados nas regiões de Lisboa, Norte e Algarve. No entanto, a sua participação no pipeline diminuiu para cerca de 80% no ano corrente, sugerindo uma mudança gradual para outras localidades e a disponibilidade dos investidores para explorar mercados alternativos. Os destinos habitualmente menos procurados estão a ganhar força, sobretudo as regiões da Península de Setúbal e Alentejo, onde a oferta atual aumentará quase 20% e mais de 10% respetivamente até 2027. O crescimento nestes destinos apresenta um equilíbrio entre projetos independentes e de marca, uma tendência muito diferente em destinos principais, como Lisboa, Porto, Algarve e Açores.
Nível de saturação do mercado hoteleiro, por região
Fonte: Christie & Co, 2024
A contínua afirmação de Portugal nos mercados turísticos internacionais tem gerado uma crescente capacidade de atração as grandes cadeias internacionais, encontrando-se em desenvolvimento 26 projetos, representando quase 3500 novos quartos de 6 cadeias internacionais.
Fonte: Christie & Co, 2024
Após uma reforço da recuperação da pandemia iniciada em 2022, em 2023, verificou-se uma tendência ascendente do ADR em todas as regiões, durante o primeiro semestre de 2024. No entanto, os aumentos substanciais da oferta que se veem verificando ao longo dos últimos anos, desafiaram o retorno total da ocupação na maioria dos destinos. O interesse sustentado das marcas internacionais está a impulsionar ainda mais o pipeline, o que poderá representar um desafio ao desempenho a curto e médio prazo em mercados altamente concentrados. No entanto, a longo prazo, isto contribuirá para a melhoria da qualidade do stock de quartos existente e maior competitividade em relação a outros destinos do Mediterrâneo.
Indicadores da atividade hoteleira – Variação 2023 Vs. 2024
Consulte o relatório completo: Portugal Hotel Market Snapshot – 2024