Segundo um novo relatório da Amadeus sobre reservas diretas, o setor da hotelaria deve repensar a sua estratégia de atração e retenção de clientes para aumentar as receitas.
Um estudo recente da h2c, concluía que 20% das cadeias hoteleiras inquiridas não estavam satisfeitas com os atuais sistemas de reservas, sobretudo pela falta de personalização e de customização das ofertas, e equacionavam mesmo investir em novos sistemas nos próximos três anos para atrair, converter e reter melhor os hóspedes através de reservas mais diretas.
No atual ecossistema digital, com elevada oferta e concorrência, os hotéis têm assim desafios acrescidos para se destacarem online e serem encontrados por potenciais clientes. A Amadeus partilha quatro ideias para se fazer notar no mundo digital:
1. Otimizar o site do hotel para os diferentes motores de busca, nomeadamente através da utilização de palavras-chave relevantes;
2. Integrar a unidade hoteleira nos diretórios locais, como por exemplo: Google My Business e TripAdvisor;
3. Aproveitar as redes sociais para aumentar a visibilidade do hotel. Por exemplo, o Linkedin no caso dos hóspedes empresariais; e o Instagram e TikTok para atrair a nova geração de viajantes;
4. Investir em campanhas digitais pagas para maximizar o RevPAR e a taxa de ocupação.
No que respeita ao aumento de receitas e ao reforço da consistência da marca, há quatro orientações:
Criar um processo de pagamento eficiente com políticas de cancelamento flexíveis;
Fornecer ofertas personalizadas que incentivem compras adicionais ao longo da jornada da reserva;
Assegurar que as imagens e as mensagens divulgadas nos vários canais de comunicação são coerentes com os valores e a identidade da marca;
Manter a paridade das tarifas para alcançar um bom desempenho de metasearch.
Já na fidelidade dos clientes e na promoção da repetição de reservas diretas, a Amadeus apresenta três estratégias:
1. Valorizar o feedback dos hóspedes e responder aos seus comentários e questões;
2. Criar programas de fidelidade com prémios customizados que incentivem os clientes a fazer e a repetir reservas diretas;
3. Manter o contacto com os clientes, mesmo quando estes saem dos sites dos hotéis, por exemplo, através de e-mails e anúncios nas redes sociais.