Home / Alojamento / Amadeus - Hospitality Market Insights Report | outubro 2022
Amadeus - Hospitality Market Insights Report | outubro 2022

Lisboa ocupa a 2.ª posição entre as principais cidades europeias nas reservas para outubro. Dados da Amadeus mostram que quase todas as regiões mundiais estarão em linha, ou já terão mesmo ultrapassado, os resultados de 2019.

Pedro Pereira
Amadeus
14 outubro 2022

A Amadeus procedeu à publicação da versão mais atual do seu boletim dedicado ao alojamento. Segundo os dados apresentados, e considerando os dados globais, neste momento, quase todas as regiões mundiais estarão em linha ou já terão mesmo ultrapassado os resultados obtidos em igual período de 2019. As marcas continuam a ganhar quota à custa das OTA’s.

A Europa, juntamente com o Pacífico Sul, continua a liderar as diferentes regiões mundiais, com níveis de reservas a rondar os 52%, para outubro, valor em linha com o verificado no mesmo mês de 2019. Na América do Norte as reservas já existentes são semelhantes às verificadas em igual período de 2019 (gráfico 1).

Gráfico 1 - Taxa de ocupação nas principais regiões mundiais, 2019 vs. 2022

Fonte: Amadeus Demand 360º

A análise por segmento de mercado, evidencia um comportamento simétrico dos dois segmentos principais – Grupos e tarifas de desconto, com o regresso às quotas  pré-pandémicas (gráfico 2).

Gráfico 2 - Evolução da importância relativa dos segmentos de mercado, à escala mundial, para o mês de outubro, entre 2019 e 2022

Fonte: Amadeus Demand 360º

A importância relativa dos diferentes canais de distribuição parece ter voltado a alguma normalidade pré-pandemia, embora com algumas nuances. As vendas diretas estão um pouco acima do período pré-pandémico, mas abaixo do que estiveram em 2021, as OTA’s a voltarem às suas posições iniciais e as marcas a revelarem alguma tendência consolidada de subida (gráfico 3).

Gráfico 3 – Evolução da importância relativa dos canais de distribuição, à escala mundial, para o mês de outubro, entre 2019 e 2022

Fonte: Amadeus Demand 360º

A taxa de ocupação na Europa para o mês de outubro deste ano, terá estado muito próxima dos 52%, o valor em linha para este mês em 2019. De facto, em 2021, em resultado da pandemia na Europa e um ano mais tarde de um dos mais fortes surtos da variante delta, as taxas de ocupação então verificadas foram historicamente baixas. Com base nas reservas já existentes até ao momento, é possível prever que até ao final do ano se assistirá a uma ligeira superação dos resultados observados no mesmo período de 2019 (gráfico 4).

Gráfico 4 – Taxas de ocupação mensais na Europa, com base em reservas existentes em outubro

Fonte: Amadeus Demand 360º

Lisboa ocupa a 2.ª posição entre as principais cidades europeias nas reservas para outubro, a par de Atenas e Dublin e apenas superada por Roma, com valores superiores a 65%, sendo que se encontrava na mesma posição durante os meses de verão. Entre os maiores destinos ibéricos, Lisboa lidera claramente, com um resultado superior a Barcelona e com uma grande vantagem sobre Madrid (gráfico 5).

Gráfico 5 - Taxa de ocupação para outubro nas maiores cidades europeias

Fonte: Amadeus Demand 360º

A importância relativa dos diferentes canais de distribuição na Europa parece ter voltado a alguma normalidade pré-pandemia, embora com ajustamentos de posições. Neste momento, as Ota’s reduziram ligeiramente, voltando a ocupar a sua quota pré-pandemia, enquanto as vendas diretas parecem sustentar os ganhos obtidos durante a pandemia e as marcas apresentam ligeiro crescimento (gráfico 6).

Gráfico 6 – Evolução da importância relativa dos canais de distribuição, à escala europeia, para o mês de outubro, entre 2019 e 2022

Fonte: Amadeus Demand 360º