TravelBI
Home / Comportamento do Consumidor / O dilema do viajante – Booking.com

Publicação

julho 03, 2023
Pedro Pereira
booking.com

O dilema do viajante – Booking.com

comportamento do consumidor

No seu relatório de sustentabilidade de 2023, a Booking.com chama a atenção para o “dilema do viajante”. As alterações climáticas e a crise global de energia vieram impor escolhas mais difíceis aos viajantes globais. Por um lado, os viajantes querem cumprir com a sua parte na proteção do meio ambiente, procurando viajar de forma mais sustentável. Mas por outro lado, a crise global de energia e o aumento do custo de vida vieram impactar negativamente os seus planos de gastos, o que limita a sua capacidade de fazer escolhas por viagens mais sustentáveis, muitas vezes mais caras.

Fonte: Booking.com; Statista

O clima económico mudou drasticamente desde o ano passado e as preocupações das pessoas passaram a centrar-se, ainda mais, no aumento do custo de vida e na crise climática. Mais de três quartos (76%) dos viajantes inquiridos referem a sua vontade de viajar de forma mais sustentável e pensam que a crise global de energia e o aumento do custo de vida vão afetar os seus planos de gastos, designadamente os relacionados com viagens. O atual contexto inflacionista leva a que quase metade dos viajantes sinta que terá de fazer uma escolha entre sustentabilidade e gastos, com 49% a acreditar que a tomada de opções de viagem mais sustentáveis as torna mais caras.

À medida que um número crescente de viajantes sente dificuldade em estabelecer uma situação de equilíbrio entre gastos e viagens, procura opções de viagens mais sustentáveis, mas simultaneamente mais enriquecedoras, destacando a necessidade de fazer escolhas conscientes, minimizando gastos e mantendo as boas sensações associadas ao ato de viajar. Tal facto é particularmente notório nas respostas de quase metade dos viajantes (49%) que quer descontos e incentivos económicos para optar por opções mais ecológicas, enquanto 42% afirmaram que seriam incentivados a viajar de maneira mais sustentável através de sistemas de recompensa por fazer escolhas mais sustentáveis, que pudessem utilizar para conseguir vantagens extras ou descontos.

Fonte: Booking.com