TravelBI
Home / Comportamento do Consumidor / Mais de nove em cada dez viajantes satisfeitos com férias de Verão

Publicação

dezembro 26, 2022
Patrícia Ramos
European Travel Comission

Mais de nove em cada dez viajantes satisfeitos com férias de Verão

comportamento do consumidor

A ETC – European Travel Commision acaba de divulgar o seu mais recente estudo sobre o comportamento e expectativas dos viajantes e como estes aspetos podem contribuir para a recuperação do setor. Apesar de mais de metade dos inquiridos ter sido afetado pela escassez de mão-de-obra, sobretudo nos aeroportos, companhias aéreas e restaurantes, 94% mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com as suas férias no Verão de 2022.

O estudo “Exploring Consumer Travel Attitudes and Expectations to Drive Tourism Recovery” acrescenta que 91% têm uma perceção positiva da Europa como destino turístico, destacando como pontos positivos a variedade de culturas, atrações e eventos, a proximidade geográfica dos destinos e a segurança do continente. Ainda assim, 37% optam por evitar os países vizinhos da Rússia e da Ucrânia devido ao conflito entre os dois países.

Além da guerra, a inflação é outro dos fatores que influencia o comportamento dos viajantes. Cerca de três em cada quatro inquiridos admitem que a inflação vai ter impacto nas futuras deslocações e equacionam alterar hábitos de poupança e fazer pesquisas exaustivas antes de viajar. Reduzir a duração da viagem, optar pela época baixa ou preferir destinos mais acessíveis, podem ser outras alternativas.

Em relação ao tema da sustentabilidade, os inquiridos estão abertos a iniciativas e programas mais ecológicos em que seja possível observar/medir as emissões das viagens e defendem um maior investimento em melhores infraestruturas ferroviárias.

A pandemia ainda não deixou totalmente de afetar os comportamentos dos viajantes. Destinos sobrelotados são menos atrativos, assim como programas de viagens pouco flexíveis ou sem proteção do consumidor em caso de cancelamento de última hora.

Consulte o relatório completo: Exploring Consumer Travel Attitudes and Expectations to Drive Tourism Recovery