Publicação
Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel - Wave 20 | 2024
A ETC publicou o 20.º relatório, de um conjunto iniciado em setembro de 2020, com o objetivo de avaliar as intenções de viagens de curto prazo dos viajantes europeus em 10 mercados de origem. O documento fornece informações sobre as preferências de viagem dos inquiridos, incluindo tipos de destinos e experiências, períodos de férias e principais preocupações relacionadas com as viagens a realizar nos próximos meses.
Os resultados deste 20.º momento do inquérito da ETC Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel foram obtidos entre 7 e 23 de setembro, num contexto muito pouco diferente dos anteriores, que já vinham sendo marcados pelo arrastamento da situação de guerra na Ucrânia e no Médio Oriente e pelo abrandamento das tensões inflacionistas na Europa.
Os dados mais recentes revelam um entusiasmo crescente pelas viagens em todas as faixas etárias na Europa, sendo o aumento mais notável entre os europeus mais jovens. As intenções de viagem entre a faixa etária dos 25 aos 34 anos aumentaram para 75%, refletindo um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Da mesma forma, 64% dos jovens entre os 18 e os 24 anos planeiam agora viajar, um aumento de 8%, isto mesmo enquanto 78% dos europeus entre os 35 e os 44 anos apresentam um aumento de 7%. Os viajantes mais jovens estão a planear viajar com maior frequência, com uma forte preferência por City Breaks e férias de Sol e Praia.
Também os viajantes mais velhos na Europa estão ansiosos por viajar, com 75% das pessoas com 55 anos ou mais a manifestarem o desejo de o fazer, o que representa um aumento de 4% face a igual período do ano anterior. Quase metade (45%) planeia fazer viagens com duração superior a sete noites, procurando sobretudo experiências ricas em Cultura & Património ou Natureza & Ar Livre. Estes viajantes mais velhos tendem a preferir destinos familiares com infraestruturas turísticas fiáveis.
Apesar do contexto complicado e incerto, o resultado do inquérito é francamente otimista e reflete uma sólida vontade dos europeus continuarem a viajar, para mais quando se aproxima o período de outono/inverno no Hemisfério Norte.
Principais conclusões:
- as intenções de viagem na Europa continuam elevadas, com 73% dos inquiridos a planear viajar entre outubro de 2024 e março de 2025, um aumento de 6% em relação ao ano passado;
- a intenção de viajar é forte em todas as gerações. O aumento anual mais significativo verifica-se entre os europeus com menos de 45 anos, e entro desses, são os que têm entre 35 e 44 anos que têm maior probabilidade de viajar (78%);
- 39% dos europeus planeiam viajar entre outubro e novembro de 2024 e 33% ponderam visitar um país vizinho. Os meses de outubro (23%) e dezembro (23%) são os meses de mais populares para viajar;
- metade dos europeus (51%) planeia explorar destinos menos visitados nos países que terão como destino;
- entre os que manifestam a intenção de viajar nos próximos seis meses, 68% pretendem fazer uma viagem de lazer, 15% procurarão visitar amigos ou familiares e 8% viajarão em negócios;
- com a chegada do outono, os segmentos de Cultura & Património (18%) e City Break (17%) assumem a liderança, enquanto as viagens de Sol & Praia (14%) desceram para o terceiro lugar entre as preferências dos europeus.
Os gastos associados às viagens são o aspeto mais relevante nos critérios de escolha dos destinos, por parte dos turistas europeus. Efetivamente, a preocupação com os gastos pode ser obtida através da consideração em conjunto de dois critérios: “Oportunidades e negócios atrativos” e “Destinos com baixo custo de vida”. De resto, as questões ligadas à segurança dos destinos e as condições climatéricas agradáveis, juntamente com a hospitalidade dos habitantes locais, são os fatores mais determinantes na escolha dos destinos de viagem.
A difícil conjuntura económica é dominante entre as principais preocupações dos europeus no que se relaciona com a realização das suas próximas viagens, embora as preocupações relativamente à inflação tenham caído 3%. Os custos diretamente associados à realização das viagens constituem a principal preocupação para os europeus que se afirmam prontos para viajar. Uma parte significativa dos inquiridos (18,8%) manifestou preocupação com o aumento dos custos das viagens devido à inflação, o que representa uma descida de 3% relativamente ao inquérito anterior, e 14,8% manifesta a sua preocupação com a situação económica e da sua situação financeira. A guerra na Ucrânia e os impactos ao nível da segurança da crise no Médio-Oriente surgem a seguir enquanto motivo de preocupação em relação às viagens (13,2% e 8,6% respetivamente). Um terceiro grupo de preocupações contempla aspetos como a ocorrência de fenómenos atmosféricos extremos (9,8%), o excesso de procura de determinados destinos (9,2%), ou problemas de serviço devidos à ocorrência de greves ou falta de pessoal (8,8%).
Portugal é o 9º país que concentra maiores preferências dos viajantes europeus para os próximos meses. O Top-10 de preferências é liderado pelos países do sul da Europa, com a Espanha a liderar as intenções para viajar. Os países do Norte e do Leste da europa concentram as taxas de preferência mais baixas para os próximos meses.
Relativamente à capacidade de captar os viajantes europeus, Portugal continua a apresentar uma situação dúplice, por um lado ocupa conjuntamente com a Croácia os primeiros lugar na captação de turistas que veem pela primeira vez, mas simultaneamente ocupa uma das últimas posições em termos de repetição de visitas, com pouco mais de metade do valor da Espanha que lidera este ranking. A localização periférica no contexto continental e uma menor relevância do turismo residencial em comparação com outros mercados, poderão ser algumas das causas para este resultado.
Relatório completo: Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel - Wave 20 | 2024