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Publicação

junho 24, 2022
Pedro Pereira

Geração Z: Quem são e o que procuram nas viagens? | 2022

comportamento do consumidor

A YouGov acaba de publicar o seu mais recente relatório para o setor de viagens e turismo, intitulado Youth of today, travel of tomorrow, com o foco colocado sobre a Geração Z.

À medida que o mundo reabre após dois anos de paragem forçada, a vontade de viajar está a aumentar em todo o mundo. Nessa medida, os profissionais de marketing de viagens estão focados em maximizar as conversões e recuperar o tempo perdido durante a pandemia, com foco em viajantes adultos que desejam comprar viagens nos próximos meses.

No entanto, uma grande oportunidade está a surgir, com os dados mais recentes a mostrar que desde outubro de 2020 a propensão para viajar num período de 12 meses atinge o seu valor mais elevado na geração mais jovem, entre os 18-24 anos. Este segmento, designado por Geração Z, é composto por jovens que farão a transição entre a vida estudantil e a entrada no mercado de trabalho, associado à sua independência financeira, nos próximos anos.

A geração Z representará aproximadamente 1/3 da população ativa em 2030 e são os primeiros nativos digitais, onde a vida física e digital sempre coexistiram. Esta geração irá formular as suas atitudes e expectativas em relação às viagens nos próximos anos, pelo que é da maior importância para os profissionais de marketing conhecer e monitorizar as suas preferências de viagem. As associações positivas que as marcas poderão criar hoje, resultará na construção de compromisso, confiança e compra nos próximos anos.

Em consequência do período pandémico que ainda vivemos, os riscos para a saúde são a principal preocupação global para todas as faixas etárias e, em particular, nas gerações mais velhas. Mas para a Geração Z que estão a começar a sua vida independente, o preço de viagens e o preço do alojamento são os maiores obstáculos, sugerindo uma maior sensibilidade ao preço nesta faixa etária. Mais de um terço dos inquiridos da geração Z (37%) citam o preço da viagem como um obstáculo à realização de viagens.

 

A socialização desempenha um papel importante na vida da Geração Z, não sendo assim surpreendente que a restauração e as viagens figurem entre as três principais categorias de gastos e que em conjunto ultrapassem os 50% das intenções de gastos nos próximos 12 meses.

 

Os jovens têm um desejo mais forte de procurar experiências que representem a cultura local, em comparação com outras faixas etárias, e também manifestam a vontade de apoiar as comunidades locais, embora dentro dos seus orçamentos. Pouco mais de um terço da geração Z global prioriza gastos com empresas locais ou em produtos locais (37%), um resultado que não difere das restantes faixas etárias (38%). Os jovens parecem dar relevância significativa aos meios de alojamento, designadamente procurando dar prioridade na escolha a meios de alojamento ambientalmente mais responsáveis.

A geração Z dos mercados europeus é mais propensa a querer gozar períodos de férias internacionais nos próximos 12 meses. Por exemplo, os jovens alemães e dinamarqueses são mais propensos a querer viajar no estrangeiro, do que em fazer férias no seu próprio país. No entanto, enquanto globalmente as viagens domésticas superam as internacionais, a geração Z tem um desejo maior do que viajantes de outras faixas etárias em viajar para destinos longínquos assim que a pandemia terminar.


Para a geração Z considerada à escala global, a recomendação ainda é um meio poderoso, com metade dos inquiridos (50%) a afirmar que as recomendações da família e amigos influenciam a sua escolha relativamente a um destino de viagem. Os jovens também são consideravelmente mais propensos a obter a validação da família e amigos e de outros viajantes através de reviews em websites e app’s (40%), muito acima dos agentes de viagens (16%) ou consulta de brochuras (18%). A Geração Z privilegia a autenticidade dos relatos de viajantes com experiências reais de viagem e opiniões em detrimento dos especialistas em viagens quando considerando o destino da viagem.

Este relatório do YouGov propõe-se a entender a geração Z globalmente, explorar o que é importante para eles e o que os motiva. Revela o que a Geração Z quer em relação às viagens e identifica a melhor forma de estabelecer ligação e envolvimento com esta futura geração de viajantes.

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