Publicação
Portugal entre os 10 destinos europeus preferidos pelos viajantes
A ETC, com base no seu mecanismo de observação e acompanhamento dedicado ao sentimento ou predisposição dos europeus relativamente à realização de viagens, divulgou os resultados obtidos em dezembro de 2022. Este mês marca o início do inverno na Europa que corresponde a um momento de normal retração nas viagens dos seus cidadãos, designadamente no que respeita às viagens de lazer. Contudo, não deixa de ser importante acompanhar a evolução das preocupações e as preferências dos potenciais viajantes europeus relativamente aos aspetos que condicionam as suas decisões de viajar.
Temas como a continuação de guerra na Ucrânia, os constrangimentos nas viagens aéreas, a qualidade e os preços da hotelaria, ou a relação custo-benefício das viagens, numa altura em que os orçamentos de uma grande parte das famílias europeias estão pressionados, devem ser merecedores da atenção dos intervenientes no setor.
Os constrangimentos verificados nas viagens aéreas tiveram consequências negativas sobre o sentimento relativo às viagens durante o mês de dezembro. Os cancelamentos de voos devido a constrangimentos climatéricos ou a ocorrência de greves no setor que ocorreram em alguns pontos da Europa, impactaram negativamente sobre esta atividade. Também o Brexit, com implicações nas formalidades nos voos entre o continente europeu e o Reino Unido é percecionado negativamente pelos europeus. Ainda nesta matéria, a reabertura da China após o alívio das medidas anti-covid-19 permitiu o regresso dos turistas chineses à Europa, mas respondido por uma parte crescente de governos europeus com a imposição de destes à chegada para viajantes oriundos das China, veio criar confusão e receios adicionais.
Enquanto isso, outras duas importantíssimas componentes do setor – o alojamento e a animação turística – mantêm níveis elevados de apreciação dos viajantes europeus, com resultados consistentes e com oscilações mínimas, quer face ao mês anterior, quer ao mesmo mês do ano anterior.
A segurança sanitária, que se tornou numa preocupação dominante, devido à situação pandémica, manteve a tendência de avaliação positiva em dezembro, com ligeira melhoria face aos meses anteriores, denotando uma crescente, ainda que gradual, descontração dos europeus face a esta questão. Os meios de alojamento parecem beneficiar mais desta maior descontração do que as atividades de animação.
As pontuações de sentimento em relação à relação custo-benefício também são cruciais de entender no atual contexto económico. A pontuação de sentimento da relação custo-benefício da Europa em dezembro de 2022 registou uma muito ligeira quebra em relação a novembro. A perceção ainda menor quando comparada com a situação pré-pandemia em dezembro de 2019, bem como com dezembro de 2021.
Já no que respeita às preferências pelos vários destinos europeus, a única mudança no Top 10 dos países avaliados em relação ao mês anterior, foi a da substituição da Roménia por Chipre. Portugal continua a constar do Top-10, ocupando a 8.ª posição.
As principais alterações relativamente a novembro são o crescimento de destinos como Malta, San Marino, Eslovénia, Grécia e Chipre. Por outro lado, destinos como a Suíça, Áustria, Estónia e Alemanha, observaram uma diminuição na sua preferência.
Fonte: ETC, Travelsat Europe Sentiment Tracker, 2022