TravelBI
Home / Turismo Internacional / Portugal é o terceiro destino onde os espanhóis mais gastam

Publicação

abril 20, 2023
Pedro Pereira

Portugal é o terceiro destino onde os espanhóis mais gastam

O Instituto Nacional de Estatística de Espanha acaba de divulgar um estudo piloto sobre os gastos turísticos em países estrangeiros dos residentes em Espanha. Os resultados apontam para que Portugal tenha ocupado a 3.ª posição entre os destinos em que os espanhóis mais gastaram em 2022, ocupando uma posição bem mais modesta no que respeita aos gastos médios.

Os turistas residentes em Espanha gastaram um total de 15.003,7 milhões de euros em destinos estrangeiros, em 2022. Na Europa, os gastos totalizaram 11.965,9 milhões de euros, representando cerca de 80% dos gastos totais.

O primeiro destaque é a total recuperação dos gastos turísticos no estrangeiro face ao verificado em 2019, depois da queda verificada no período pandémico.

Os destinos europeus ocupam quatro das cinco primeiras posições e nove nas dez primeiras da tabela de países que mais beneficiam dos gastos dos turistas espanhóis. Os Estados Unidos da América são o único destino não europeu nesta lista.

O relatório revela que a França foi o país de destino onde os residentes espanhóis mais gastaram, 2.792,6 milhões de euros, o que se traduz em 18,6% do total. Portugal ocupou a terceira posição com 1.608,3 milhões de euros, logo atrás de Itália. 

Fonte: INE España

A análise do gasto médio diário é dominado, sem surpresa, pelos destinos intercontinentais, que têm associados importantes gastos relacionados com o transporte aéreo de longa distância. Entre o Top-10 de destinos com maiores gastos médios diários, consta apenas um destino europeu, e na vizinhança direta de Espanha, Andorra. Este é um destino com características especiais, pois dada a sua proximidade ao território espanhol, e do seu regime fiscal, continua a ser muito procurado para compras, para além da crescente notoriedade que nos últimos anos ganhou como destino de neve.

Entre os destinos europeus, o destaque vai para o facto de em 2022 (102€/ turista) se ter ultrapassado o máximo até aqui registado, em 2019, em matéria de gasto médio diário por turista.

Neste indicador específico, Portugal é o terceiro destino com mais fraco desempenho (76,23 €/turista/dia), apenas suplantando a Roménia e a Polónia e com valores pouco mais de metade de outros destinos como a Suécia, a Finlândia, a Estónia ou o Montenegro.

Fonte: INE España

Fonte: INE España