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Publicação

junho 01, 2023
Pedro Pereira
European Travel Comission

Long-Haul Travel Barometer | 2/2023

turismo internacional

A ETC – European Travel Commision divulga a 2.ª vaga de 2023 (maio-agosto), dos resultados do barómetro de viagens Long-Haul em 5 mercados-alvo: Brasil, China, Japão, Rússia e Estados Unidos da América. A amostra é constituída por 1000 entrevistas online a potenciais viajantes, considerados representativos de cada mercado; e, anualmente, são analisados três horizontes temporais de viagem: janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro.

Este novo barómetro pretende, em cada momento, avaliar:

  • Intenções de viajar para fora da sua região de residencial habitual;
  • Preocupações e dificuldades relativamente às viagens;
  • Critérios relevantes para a seleção dos destinos de viagem;
  • Preferências de viagem no que respeita aos destinos, tipo de experiências e modos de transporte.

     - China: mais de sete em cada dez entrevistados (73%) manifestaram a sua vontade de viajar para a Europa nos próximos meses, com quase um terço deles sendo visitantes recorrentes. Esta vontade é particularmente forte na faixa etária dos 18 aos 34 anos. Entre os entrevistados que não planeiam viajar para o estrangeiro, 35% acharam que organizar essas viagens ainda é uma tarefa complicada; 

     - Brasil: mais da metade dos inquiridos reportaram planos de viajar para a Europa, com reforço desta intenção nas faixas etárias abaixo dos 50 anos. Entre os que não tencionam viajar, a maioria (53%) mencionaram a sua situação financeira como sendo o principal obstáculo;

     - Austrália e Canadá: mais da metade dos entrevistados pensa viajar, sendo a Europa o destino preferido. As intenções de viagens ao estrangeiro são particularmente fortes entre os viajantes de idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos;

     - Japão: este mercado continua a apresentar a menor predisposição para a realização de viagens internacionais. Entre aqueles que não planeiam realizar viagens de longa distância, 62% afirmaram não ter planos para viajar, enquanto 21% referiram a existência de restrições financeiras. Além dos aspetos económicos, 25% dos japoneses entrevistados referiram que se sentiriam mais confortáveis em viagens de longo curso se a situação de guerra entre a Rússia e a Ucrânia fosse menos tensa.

Condições climáticas ganham importância na escolha dos destinos

A presença de atrações turísticas reconhecidas mundialmente continua a ser um importante fator a considerar no momento de selecionar um destino de férias para 29% dos entrevistados. No entanto, desde a edição anterior deste barómetro, este critério tem sido superado pela procura por locais que ofereçam condições climáticas agradáveis. Esta alteração no ranking de preferências destaca que os viajantes priorizam o conforto e a conveniência em detrimento dos passeios turísticos e estão a tornar-se mais conscientes das limitações ao gozo de férias em destinos com clima bastante extremo. Os esforços dos destinos para preservar o seu património natural e cultural também continuam a ser um critério de seleção relevante no processo de escolha de um local de férias. 

Relatório completo: Long-Haul Travel Barometer | 2/2023