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Publicação

dezembro 15, 2023
Pedro Pereira

Impacto do enoturismo nas regiões de destino – o caso espanhol

Enoturismo

A ACEVIN - Associação Espanhola de Cidades Vinícolas realizou recentemente um inquérito ao enoturismo, muito semelhante ao relatório que o Turismo de Portugal realizou, este ano, junto dos produtores de vinho com operação de enoturismo identificada.

Principais destaques:
•    O gasto médio por visitante no destino atinge os 201,80 euros por pessoa/dia, incluindo serviços de restauração e alojamento;
•    Potencia o aumento das dormidas: estada média de 2,85 dias;
•    Tendo em conta o aumento da despesa média e da estadia no destino, a despesa média total atinge 504,40 euros.

Entre as conclusões do estudo do Observatório Turístico das Rotas do Vinho Espanholas, destaque para a recuperação total da atividade face à quebra completa em consequência da pandemia da Covid-19, o que é diretamente constatável a partir do aumento do gasto médio por visitante no destino, que atinge os 201,80 euros por pessoa por dia. Este valor é superior ao do turista em geral, assim como o tempo de permanência que aumenta para 2,85 dias.

O relatório confirma que a relação entre turismo e excursionismo está novamente a mudar, crescendo de forma muito significativa a percentagem de visitantes que pernoitam em comparação com aqueles que concebem a sua viagem como um passeio de um dia - 70% dos enoturistas passaram pelo menos uma noite nos territórios das Rotas do Vinho Espanholas.

O conhecimento mais aprofundado sobre o que estes roteiros oferecem faz com que o viajante entenda o enoturismo como mais uma opção de viagem, este é o fator que estará na base do incremento da estada média. 

O inquérito conclui ainda que o número de enoturistas que repetem a experiência continua a aumentar, com uma larga maioria a já ter visitado anteriormente outra(s) rota(s). A satisfação geral atinge 8,98/10 e 99,84% afirmaram que recomendariam a visita. Os aspetos mais valorizados são os relacionados com o alojamento, as visitas às adegas e a oferta gastronómica. Nas unidades de enoturismo, as atividades que mais cresceram na procura foram as visitas e as atividades na vinha, os eventos de enoturismo e os cursos de degustação.

Fontes: ACEVIN, Hosteltur; Wine Route of Spain.