TravelBI
Home / Turismo Internacional / European Tourism Trends & Prospects - Q3/2023

Publicação

novembro 07, 2023
Pedro Pereira
European Travel Comission

European Tourism Trends & Prospects - Q3/2023

turismo internacional

A European Travel Comission (ETC) divulgou o seu relatório trimestral sobre o Turismo na Europa no terceiro trimestre de 2023. A presente edição do relatório European Tourism Trends & Prospects continua a acompanhar a recuperação do sector das viagens e turismo num cenário pós-covid-19, mas com um ambiente macroeconómico bastante turbulento, politicamente instável e sectorialmente afetado por falta de mão de obra no setor do turismo.

Um outro recente estudo da ETC sobre as intenções de viagem entre os europeus revelou que as condições meteorológicas agradáveis continuam a ser o principal critério para a maioria dos entrevistados (19%) na escolha de destinos de férias. O mesmo estudo também mostrou que 14% dos entrevistados mencionaram a existência de eventos climáticos extremos como uma das principais preocupações de viagem, representando um aumento de 7% em comparação com a pesquisa de maio de 2023. Evitar picos de calor extremos e preços elevados da época alta poderá resultar num prolongamento da temporada de verão na Europa. A confirmação desta tendência poderá ajudar destinos que sofrem de elevada sazonalidade e sobrelotação.

A um nível mais amplo, é fundamental que o setor do turismo sofra mudanças substanciais por forma a garantir a sua sustentabilidade a longo prazo bem como a sua resiliência, enquanto minimiza a sua pegada de carbono e proteger os destinos dos danos relacionados com o clima.

Manifestando total atenção aos fatores acima mencionados, recentemente, o Diretor Executivo da ETC, Eduardo Santander, afirmou que “é extremamente necessária a ação dentro da indústria do turismo para abordar a nossa contribuição para as alterações climáticas. Já podemos ver que o turismo regenerativo – viagens que contribuem ativamente para a regeneração local ecossistemas, economias e culturas – está a crescer rapidamente. É crucial que a indústria e os destinos trabalhem em conjunto para construir estratégias abrangentes de mitigação das alterações climáticas, que se concentrem em soluções de longo prazo de resiliência face a padrões climáticos imprevisíveis e eventos climáticos extremos.” 

Principais notas do 3.º trimestre de 2023:

  • A recuperação das viagens na Europa permaneceu resiliente durante os meses de verão, apesar do cenário de alta inflação, condições financeiras restritivas para as famílias e greves perturbadoras da atividade de transporte aéreo;
  • O total de chegadas internacionais a destinos europeus no acumulado do ano está, em média, 3,2% abaixo dos níveis de 2019, e o número de dormidas tem um desempenho ligeiramente melhor, apenas 1,3% abaixo de 2019;
  • As famílias continuaram a dar prioridade às viagens dentro das suas despesas, valorizando-as acima de outras despesas opcionais;
  • Os volumes de tráfego aéreo no conjunto do território europeu registaram uma melhoria em relação aos últimos três meses. Portugal faz parte de um número reduzido de destinos europeus em que os volumes de tráfego aéreo já excederam os níveis pré-pandémicos, juntamente com a Sérvia, Grécia, Chipre e Malta.
  • Altas temperaturas e ondas de calor recordes causaram estragos devastadores em destinos populares de verão, como Itália, Canárias e algumas ilhas gregas com incêndios florestais a perturbar fortemente a atividade turística. A frequência destas ondas de calor tem o potencial de afastar parte da procura de viagens desses destinos;
  • O recente conflito em desenvolvimento em Israel é um risco durante a época baixa e fora de pico, especialmente para destinos populares para esses turistas, como França e Turquia.

O 3.º trimestre de 2023 foi marcado por um crescimento significativo das chegadas internacionais, ficando apenas 3,2% abaixo dos valores homólogos de 2019.

Relatório completo: European Tourism Trends & Prospects - Q3/2023.